sábado

Vídeo mostra mineiros presos em abrigo no Chile


Magros e barbudos, trabalhadores receberam ontem pão e compota de maçã




A televisão chilena mostrou nesta quinta-feira (26) imagens em alta definição, conseguidas graças a equipamentos fornecidos pelo governo, da maioria dos 33 mineradores presos desde o último dia 5 na mina San José, no norte do Chile.

Os operários aparecem magros e com barbas longas. Um deles explica e mostra as instalações onde estão há 21 dias, a 700 m de profundidade, e como guardam a comida e a água potável.
Operação de resgate pode começar no domingo
Todos os mineiros que aparecem no vídeo, visto por seus parentes, estão com os troncos nus e têm aparência cansaço, mas demonstraram estar animados.
A gravação dura quase 45 minutos e foi exibida em um telão montado perto do que era a entrada da mina para que os familiares pudessem vê-los. Ontem, o grupo recebeu seu primeiro almoço, com pão e compota de maçã, informou o jornal chileno La Tercera. O envio anterior de suprimentos foi à base de glicose, comprimidos e outros itens.
Um dos mineiros garantiu que os trabalhadores vão fazer todo o possível para ajudar as equipes de resgate.
- Há um grande número de profissionais nos trabalhos de resgate, e vamos ajudar daqui debaixo.





A gravação também mostra um jogo de dominó, usado como passatempo. No final do vídeo, os 33 operários cantam com entusiasmo o hino nacional e gritam.
- Viva o Chile, vivam os mineiros!
O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, informou nesta quinta-feira (26) que nenhum dos trabalhadores presos foi informado sobre a duração do resgate - eles devem ser retirados somente daqui três ou quatro meses, segundo previsão inicial.
- Eles só sabem que serão resgatados depois de 18 de setembro, data do bicentenário e de festas pátrias.
Segundo Mañalich, os operários precisarão ser preparados para receber essa notícia.



Mineiro fez pedido de casamento por carta

Mesmo sob a terra, e sem saber ao certo quando será resgatado, um dos trabalhadores presos se antecipou ao futuro e pediu sua companheira em casamento nesta quinta-feira (26).
O pedido foi feito por meio de uma carta, enviada pelo duto que liga a superfície ao abrigo. Esteban Rojas prometeu que, assim que for resgatado, vai comprar um vestido para a noiva, e os dois finalmente farão uma festa.

Rojas vive com Jéssica há 25 anos e teve três filhos com ela, mas os dois nunca trocaram alianças diante de um altar. Segundo a companheira, o casal adiou muitos planos por falta de condições financeiras.

- Sempre deixávamos para depois por uma coisa ou outra, às vezes por questões econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário