quarta-feira

Observatório capta a imagem mais detalhada de uma mancha solar

Telescópio captura detalhes como se estivesse a apenas 80 km da superfície do astro

Big Bear Solar Observatory/NJITBig Bear Solar Observatory/NJIT
Imagem é a mais detalhada de uma mancha solar à luz visível, obtida como se telescópio estivesse a apenas 80 km do Sol.


Pesquisadores do Observatório Big Bear, nos Estados Unidos, ajustaram seus telescópios e conseguiram obter a imagem mais detalhada, obtida até hoje, de uma mancha solar à luz visível.

Revelada nesta terça-feira (24), a foto foi capturada pelo novo Telescópio Solar (NST, na sigla em inglês), instrumento que consegue captar imagens como se estivesse a apenas 80 km da superfície do Sol.

O NST é o precursor de um telescópio ainda maior do que ele, o Telescópio Solar de Tecnologia Avançada (ATS, na sigla em inglês), que será construído na próxima década, permitindo aos pesquisadores do observatório construir um novo tipo de sistema ótico adaptativo, que poderá fornecer uma forma limpa e sem distorções de observar o Sol a partir da Terra ainda com mais detalhes.

Enquanto isso, o NST irá coletar imagens detalhadas de fenômenos solares como esse, que poderão ajudar os pesquisadores a entender as complexidades das variações solares e o impacto causado no clima espacial nas vizinhanças de nosso Sistema Solar.

Da Redação Com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário