sábado

STTrans realiza blitz para incentivar uso da cadeirinha

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza neste sábado (21) e domingo (22) blitz educativas para orientar os motoristas sobre a importância e o uso correto da cadeirinha para crianças ao transportá-las em seus veículos. O órgão realizará as ações por meio da Divisão de Operação de Trânsito do órgão (Dicop), mobilizando agentes de trânsito, nas proximidades da feirinha de Tambaú.
Com a ação, a STTrans objetiva conscientizar os condutores para transportarem suas crianças com segurança e conforto, atendendo o que determina uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passará a vigorar em 1º de setembro, sobre a utilização das cadeirinhas no transporte de veículos de passeio.
A infração pelo não uso do dispositivo determinado para a idade de cada criança é considerada gravíssima e o motorista perde sete pontos na carteira, além de ter o veículo retido até que a regularização seja sanada e de pagar multa no valor de R$ 191,54, posteriormente. De acordo com o diretor de Trânsito, Pablo Fragoso, a blitz não tem o objetivo de flagrar aqueles motoristas que estiverem em desacordo com a legislação, mas apenas orientá-los.
 
Guia da Cadeirinha

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança.

  Bebê conforto ou conversível Cadeira de segurança Assento de elevação ou “booster” Cinto de segurança de três pontos
 
Tipo de assento Bebê conforto
ou conversível
Cadeira de segurança Assento de elevação ou “booster” Cinto de segurança
de três pontos
Peso e idade Desde o nascimento até
9 ou 13 Kg, conforme recomendação
do fabricante, ou até 1 ano de idade.
De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade. De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade. Acima de 36 Kg
e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade
Posição Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no
banco de trás.
Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. No banco traseiro com cinto de três pontos. Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.
  Veja Mais Veja Mais Veja Mais Veja Mais


Importante!




  • Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.



  • Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.



  • Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro
     
    Da Redação
    Com Secom-JP

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário