sexta-feira

Pâmela diz que Cendac cria novas perspectivas para famílias carentes



“A essência do Cendac é a cidadania, e não o assistencialismo”, afirmou a primeira-dama do Estado e presidente de honra do Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente, Pâmela Bório, durante solenidade de lançamento de novos cursos destinados a pessoas de baixa renda, a mulheres em situação de violência e também a pessoas cadastradas no programa Bolsa Família. Os novos cursos serão iniciados na próxima segunda-feira (01), segundo informou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.
Na tarde desta quinta-feira (28), juntamente com o superintendente da Lotep, Antonio Fábio Soares Carneiro, a presidente do Cendac assinou convênio de cooperação financeira por meio do qual a Loteria do Estado da Paraíba vai disponibilizar recursos da ordem de R$ 20 mil mensais para cobrir as despesas com os novos cursos.
Em João Pessoa, serão oferecidas aulas de embelezamento facial e massagem corporal, informática para jovens e informática para pessoas acima de 30 anos de idade. Já em Campina Grande serão oferecidos dois cursos de cabeleireiro. Cada turma será formada por 25 alunos, que terão direito, gratuitamente, a todo o material necessário ao aprendizado, e ainda a vale-transporte e alimentação (lanche).
Economia – Valquíria Alencar aproveitou para fazer uma prestação de contas das ações desenvolvidas nos seis primeiros meses de sua gestão. Conforme ressaltou, o primeiro desafio foi o de resgatar a credibilidade do Cendac junto aos demais órgãos da administração estadual e aos fornecedores.
Para isso, além de fazer um levantamento das dívidas então existentes, inclusive com os instrutores dos cursos anteriormente oferecidos, foi necessário fazer uma revisão de toda a estrutura do órgão, incluindo o corpo funcional, composto por 153 funcionários (dos quais 82 eram “fantasmas”).
“Reduzimos o quadro para 71 funcionários, número suficiente de profissionais capacitados para garantir o bom funcionamento do Cendac”, disse a presidente, acrescentando que entre os cortes de gastos foram desativadas sete linhas telefônicas que eram inteiramente desnecessárias.
Cidadania – Falando para uma platéia formada por alunos, funcionários e instrutores, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, mostrou-se satisfeita por ser presidente de honra de um órgão que, segundo enfatizou, deixou de lado o caráter assistencialista do passado para investir na cidadania de pessoas pertencentes às camadas carentes da sociedade. Ela falou da importância da oferta de oportunidades de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho e disse ser muito importante a oportunidade de gerar a própria renda.
Compondo a mesa diretora dos trabalhos, o superintendente da Lotep observou que a meta de apoiar as instituições filantrópicas do Estado é uma prioridade e uma determinação do próprio governador Ricardo Coutinho. Além do Cendac, ele lembrou que a Loteria do Estado da Paraíba firmou outro convênio com a Casa da Criança com Câncer, no Róger. Prestando atendimento a crianças que necessitam de auxílio para o tratamento do câncer, a entidade precisa de apoio por meio de trabalho voluntário e doações.
Segundo informou Fábio, os dois convênios são financiados com recursos próprios da loteria estadual, e a ideia do Governo é ampliar a parceria com outras entidades do gênero. “Nós já temos cinco a seis convênios em fase de análise e de aprovação na Controladoria Geral do Estado”, acrescentou.
O Cendac – O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente é uma Organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em abril de 1979 e reconhecida de Utilidade Pública Federal. Com atividades são voltadas para o atendimento a adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social e de baixa escolaridade, o órgão atua em vários municípios da Paraíba, fortalecendo aptidões e empreendedorismo.
A sede central do Cendac está em João Pessoa, na Avenida João Machado, mas há ainda uma unidade em Campina Grande. O objetivo da atual administração é interiorizar o órgão por meio da criação e instalação de sub-sedes em todas as regiões do Estado. Atualmente, o centro desenvolve ações de apoio às crianças de creches e de educação para jovens, mulheres e adultos.
O objetivo central do Cendac é a geração de ocupação e renda e também a inserção dos segmentos de jovens e adultos no mercado de trabalho. “Em outras palavras, nós procuramos contribuir para a inclusão social de jovens e mulheres pela qualificação profissional, contribuindo para a erradicação da pobreza no Estado e oportunizando geração de renda a jovens e mulheres”, disse a presidente Valquíria Alencar, que assumiu o cargo no dia 27 de janeiro de 2011.
Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário