quarta-feira

Duas faculdades da Paraíba têm zero de aprovação na prova da OAB


Foi divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a lista das faculdades de direito do Brasil que não aprovaram nenhum aluno no último Exame de Ordem. Na Paraíba, duas instituições de ensino superior integram a lista, a Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB) com sede em João Pessoa e o Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos (Cesrei) com sede em Campina Grande. Cerca de 90 universidades do curso de direito espalhadas pelo país completam a relação.
O vice-presidente da OAB-PB, Bruno Veloso, que está interinamente na presidência dada a ausência do presidente Odon Bezerra, em virtude de uma viagem a Argentina, disse que o resultado é consequência da má preparação dos alunos. "A prova não é eliminatória. O candidato só concorre com ele mesmo sem nenhuma disputa de vagas, logo a justificativa de que a avaliação aplicada pela OAB não corresponde aos que é ensinado nas faculdades de direito não é verdadeira", ponderou.
Segundo Veloso o panorama atual da má qualidade dos cursos de direito é devido ao próprio órgão fiscalizador, o Ministério da Educação e Cultura (MEC). "Se o MEC contraria a recomendação da OAB e concede permissão da faculdade de direito em certas instituições que não têm condições de promover um ensino de qualidade, não podemos fazer muito", explicou.
A Faculdade Potiguar da Paraíba foi procurada para comentar o resultado, e através do seu diretor Dijosete Costa explicou que irão esperar uma notificação formal por parte do MEC para então se pronunciar sobre o caso. Ainda conforme Dijosete, a instituição oferece um ensino de qualidade e não é por conta de um fato isolado noticiado pela OAB que se irá julgar a competência dos profissionais da instituição.
O diretor da Cesrei, Cleumberto Reinaldo Ramos, explicou que o resultado proporcionalmente não é um dado alarmante. "A primeira turma de direito da faculdade possuía 10 alunos, desses quatro resolveram prestar o Exame de Ordem e nenhum passou. Proporcionalmente a Cesrei não teve um desempenho desastroso, se levarmos em consideração algumas faculdades que 500 alunos prestaram o exame e apenas três obtiveram aprovação", avaliou.
Bruno Veloso explicou que o trabalho de fiscalização das faculdades de direito do estado é contínuo. A OAB nacional irá encaminhar a relação para o MEC para que o ministério intensifique a supervisão dessas instituições.
Resultado positivo
Das 20 instituições que mais aprovaram em termos proporcionais na última avaliação da OAB, 19 delas são públicas, inclusive a Universidade Federal da Paraíba foi a 18ª da lista. A UFPB obteve um índice proporcional de aprovação de 50,83%. O Unipê por sua vez ocupou a mesma colocação entre as 20 instituições privadas que mais aprovaram e números absolutos, com 110 alunos.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário