segunda-feira

Ibama prende caçadores e protege ninhos de arribaçã

Armas e aves mortas foram loca 
                                           Armas e aves mortas foram localizadas na operação
Uma operação que reúne o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão da Polícia Ambiental luta para preservar uma ave que é alvo de caças intensas na Paraíba: a arribaçã. Neste fim de semana, os órgãos realizaram fiscalização em Campina Grande, Boqueirão e Barra de São Miguel, prendendo caçadores e apreendendo armas.

O objetivo da operação é proteger áreas de postura, conhecidas como "pombeiros”.
Embora ainda não esteja ameaçada de extinção, pesquisa realizada pelo Ibama revela que de cada cem arribaçãs nascidas no Brasil, 58 morrem na mira de caçadores antes de completar um ano.
A taxa de mortalidade a partir do segundo ano é de 38 para cada 100. Segundo o Coordenador de Operações do IBAMA-PB Jaime Pereira da Costa, os caçadores invadem os pombeiros à noite, munidos de lamparina e porrete. Com a luz, as aves ficam atordoadas e são abatidas a pauladas, sejam filhotes ou adultos.
Objetivo é proteger pombeiros
                                                         Objetivo é proteger pombeiros

Graças às incursões da fiscalização e sua permanência nas áreas críticas de ocorrência das arribaçãs, 80% dos ovos postos no período, terão sua eclosão garantida”, concluiu.
Devido às chuvas abundantes este ano na região de Campina Grande, que favoreceu a abundância da alimentação preferida dessas aves (sementes de capim, de marmeleiro e de outras variedades típicas da Caatinga), grandes bandos de arribaçãs têm chegado para se alimentar e fazer seus locais de postura.
Prisões
Durante a operação três caçadores foram presos e conduzidos à delegacia de Campina Grande, onde foram autuados em flagrante por porte de arma. Um menor também apreendido.
Eles portavam cinco armas, deixadas na delegacia, 3 motos e 53 arribaçãs. No total, os infratores foram autuados em R$ 26.500.
De acordo com o Superintendente do IBAMA na Paraíba Ronilson José da Paz, novas fiscalizações estão sendo agendadas para que essa espécie não corra risco de extinção.
“Até outubro, quando tem início o período de estiagem, o IBAMA-PB fará ações fiscalizatórias rotineiras nas áreas dos pombeiros para proteger esta espécie”, concluiu.
   
Fonte: IBAMA-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário