quinta-feira

Grécia pode desencadear nova crise financeira mundial

Analistas alertam que moratória do país ainda não está descartada; a medida traria graves consequências para o euro e para o sistema bancário internacional

protestos na Grécia 29jun

Moratória da Grécia é considerada inevitável (foto:protestos em Atenas) (Alkis Konstantinidis/AFP)
Apesar de os mercados terem reagido bem à aprovação do pacote de austeridade pelo parlamento da Grécia nesta quarta-feira, a avaliação dos especialistas é que o movimento serviu apenas para a zona do euro adiar a moratória da dívida do país. Mesmo que o bloco tenha ganhado tempo para se preparar para o pior, a falência de uma economia integrante da união monetária teria consequências de profundidade e duração imprevisíveis, uma vez que não há precedentes na história. Os gregos e seus pares da União Europeia estão, no momento, a estudar maneira de reduzir os impactos. De antemão, é possível antever que o evento macularia a imagem do euro e agravaria a crise no setor bancário mundial, que dura desde 2008. Muitas das grandes instituições financeiras europeias dependem do pagamento das dívidas gregas para manterem seus balanços positivos e perpetuarem a circulação do dinheiro na economia.
Crise do euro – A Grécia, do ponto de vista produtivo, é pouco expressiva tanto para a Europa quanto para a economia mundial. O risco que representa é monetário, isto é, para a estabilidade do euro. O país faz parte de um projeto de moeda única que envolve outras 16 economias e, portanto, impõe um risco de contágio para seus parceiros. Uma vez que a Grécia se endivida usando o euro e não consegue honrar seus compromissos, as emissões de dívida dos outros países que usam a mesma moeda começam a ser comprometidas – sobretudo daquelas nações também ditas ‘periféricas’ do bloco, como Portugal e Irlanda, e que têm problemas semelhantes. “O euro é uma moeda nova ainda. Embora seja emitida pelo Banco Central Europeu, uma entidade confiável, ela requer credibilidade e reputação”, explica Fernando Ribeiro, professor de economia do Insper.
Uma eventual moratória grega minaria a confiança dos mercados no euro, desvalorizando-o, e prejudicaria a recuperação de toda a região que adota a moeda única – e que, com exceção da Alemanha, ainda patina para sair da crise financeira iniciada em 2008. Portanto, um episódio extremo como esse seria acompanhado de outras crises, desta vez envolvendo a Irlanda, Portugal ou Espanha. “A Grécia é apenas uma carta neste castelo de cartas que pode desmoronar”, afirma Luiz Niemeyer, professor de economia do Ibmec Rio.
Crise bancária – Um possível calote da dívida soberana da Grécia também traria duras consequências a bancos espalhados pelo continente (veja quadro). De acordo com um levantamento feito pelo banco de investimentos Barclays Capital, o Credit Agricole, uma das maiores instituições financeiras da França, possui perto de 272 bilhões de euros em títulos gregos; valor superado apenas pelo belga KBC, que detém 273 bilhões de euros. Já o banco da Alemanha mais exposto aos papéis gregos é o Munich RE, que tem em mãos 271 bilhões de dólares em dívidas do país. “Se a Grécia não honrar o seus pagamentos, os bancos ao redor do mundo ficarão descapitalizados. Com menos dinheiro em caixa, eles emprestarão menos à economia e a percepção de risco aumentará”, afirmou Homero Guizzo, economista da consultoria LCA.

Os bancos mais expostos à dívida da Grécia

Banco País Dívida grega (bilhões de euros)
KNC Bélgica 273
Credit Agricole França 272
Rabobank Holanda 271
Munich Re Alemanha 271
Erste Bank Áustria 270
HSBC Reino Unido 269
Intesa San Paolo Itália 269
Unicredito Itália 268
DZ Bank Alemanha 267
RBS Reino Unido 266
Fonte: Barclays Capital

Novo Lehman Brothers – A hipótese de um calote na Grécia, principalmente se ocorrer de forma desordenada, já espalha nos investidores o temor de um novo episódio Lehman Brother – em referência à abrupta falência do grande banco americano, em 2008, que desencadeou um efeito dominó no sistema financeiro internacional.
“O grande receio é em relação aos bancos. Um calote da dívida grega traria um impacto imediato nos balanços das instituições financeiras”, afirma Alessandra Ribeiro, analista da Tendências Consultoria. A economista e também Guizzo, da LCA, destacam, ao menos, uma boa notícia. Há quase três anos, bancos europeus e americanos estão em processo de recuperação e hoje contam com menor alavancagem – cenário oposto ao encontrado no período pré-crise, em que as instituições financeiras dispunham de recursos com valor quase 40 vezes superiores ao do seu patrimônio.
O alerta final é que a relação dos grandes bancos que têm papéis gregos – e que devem balançar em caso de calote – pode estar subestimada. “Bancos que não entram na lista dos credores diretos da Grécia podem estar, na realidade, também muito expostos ao problema. O CDS (credit default swap), instrumento financeiro que teve participação na derrocada do banco Lehman Brothers, é o que pode colocá-los nesta situação”, revela Alessandra. Este mecanismo funciona como um seguro contra calotes de dívidas. Se a Grécia declara que não pagará determinado papel que está segurado, o custo recairá sobre o CDS. Logo, um mecanismo criado para trazer segurança imporá perdas a bancos e seguradoras que o detêm, agravando a crise. Para piorar, estes instrumentos são negociados fora do ambiente das bolsas de valores e são difíceis de serem rastreados. Em resumo, ninguém sabe ao certo o tamanho do problema.

Da Redação com Veja

Surfista atacado por tubarão não corre risco de morte

Surfista atacado por tubarão não corre risco de morte
Durou cerca de 1h30 a cirurgia do surfista Marlison Danilo Lima de França, de 21 anos, que foi atacado por um tubarão na manhã desta quarta-feira (29) no Pina, Zona Sul do Recife. No procedimento, realizado no Hospital da Restauração, foi feita a recuperação dos tecidos, vasos sanguíneos, nervos e estrutura óssea atingidos pela mordida. Nas próximas 24 horas Marlison ficará em observação, mas não corre risco de morte. Por conta da possibilidade de infecção e outras complicações, o surfista tomará uma série de medicamentos, entre eles, antibióticos.

Segundo o cirurgião vascular Joaquim Varela, Marlison teve sorte, pois a maior parte da mordida, que é bastante profunda, se deu no lado externo na coxa. Caso fosse na parte interna, as complicações seriam maiores, uma vez que há mais vasos sanguíneos no local. Ainda segundo o médico, ainda é cedo para saber se o jovem terá a sensibilidade ou a mobilidade do membro comprometidas.

Joaquim Varela conta também que este é o terceiro caso de ataque de tubarão que ele atende e que, analisando a dimensão e a profundidade da mordida, Marlison provavelmente foi mordido por um animal de grande porte. Na foto acima, tirada por um enfermeiro do Hospital da Restauração e compartilhada com familiares de um paciente da unidade, é possível observar os ferimentos sofridos pelo surfista.

Da Redação com JC

Justiça ordena que Estado forneça medicamento a paciente com câncer



O Tribunal de Justiça da Paraíba ordenou que governo do Estado forneça o medicamento necessário ao tratamento de câncer de mama de uma cidadã, e que havia sido suspenso.
A decisão unanime foi tomada em sessão na quarta-feira, dia 29, em negativa ao recurso do Estado, mantendo assim a liminar que reconheceu a responsabilidade do Poder Público no fornecimento de medicamento, fabricado por laboratório específico e determinado.
Na defesa, o governo do Estado argumenta que o medicamento indicado seria o mais oneroso, requerendo a substituição por outra medicação utilizada no tratamento. A relatora do processo, desembargadora Maria das Neves do Egito, indeferiu o pedido, pois entendeu que tal mudança significaria uma alteração no princípio ativo do remédio, o que poderia acarretar prejuízo à parte. Trouxe, em seu voto, jurisprudências do Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Além disso, a desembargadora Maria das Neves alegou que o mesmo medicamento já era fornecido pelo Estado há mais de cinco anos, conforme comprovação nos autos, estando, portanto, financeiramente apto a continuar a prestar a obrigação.

Da Redação com O Norte

Crea inspeciona construção de restaurante cujo teto cedeu no Bessa

Uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PB) vai inspecionar, na manhã desta quinta-feira (30), a infraestrutura de um restaurante em construção na orla do Bessa, em João Pessoa.
Parte do teto da obra cedeu na quarta-feira (29) à tarde e o proprietário do estabelecimento ficou ferido. O acidente aconteceu na rua Artur Monteiro Paiva, próximo ao bar e restaurante Peixe Elétrico.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao hospital.
O teto estava parcialmente construído, com poucas telhas. A família do proprietário e os trabalhadores da obra não quiseram falar com a imprensa.
De acordo com o engenheiro Corjesu Paiva, o objetivo da equipe do Crea é fazer um levantamento preliminar para investigar os motivos do desabamento. O órgão também analisa se a obra é clandestina e abre uma sindicância para apurar quem são os responsáveis técnico e civil pela construção.

Da Redação com Paraíba 1

Site da prefeitura de João Pessoa é invadido por hackers

Site da prefeitura de João Pessoa é invadido por hackers

O site da Prefeitura de João pessoa (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/) foi invadido no início desta noite (29) por hackers. A invasão foi por volta das 20:30 e o acesso à página até a ´publicação desta matéria não havia sido regularizado O "vandalismo virtual" parece que não atingiu nenhum dado de contribuinte ou informação da prefeitura. .

Os invasores postaram no final da página a seguinte frase: "Made In Brazil - Pais de desigualdade"
 

Da Redação com ClickPB

terça-feira

Polícia prende homem com armas, drogas e dinamite que seria usada para explodir bancos

As Polícias Federal e Militar apresentaram na manhã desta terça-feira, dia 28,o balanço de uma operação conjunta que resultou na prisão de duas pessoas e apreensão de dinamites, armas, munições, drogas e um veículo no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (PE). Entre os presos está o agricultor Danilo de Souza Carvalho, de 20 anos, conhecido como “Petro” ou “Matuto”, acusado de praticar assaltos na Paraíba e em Pernambuco.
A princípio o casal foi preso por porte ilegal de arma, mas na delegacia, os policiais civis descobriram que Danilo era alvo de investigação da Polícia Federal. Na casa dele, com ajuda de um cão farejador, os agentes encontraram 42,7 kg de maconha, um rifle calibre 44, uma espingarda calibre 12, dois revólveres calibre 38, 17 munições calibre 44, 33 munições calibre 38, cinco dinamites (duas grandes e três pequenas), fios detonadores com espoletas, 878 g de crack, além de sete aparelhos celulares e 12 chips.
Os presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal onde foram também autuados por tráfico e associação para o tráfico, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, além de artefato explosivo. Se forem condenados, eles poderão pegar penas que somadas ultrapassam os 30 anos de reclusão. Ele foi levado para o Cotel e ela para a Colônia Penal Feminina, onde ficarão à disposição da Justiça Federal.
De acordo com a polícia, Danilo morava no Recife há aproximadamente 15 dias e já vinha sendo investigado por seu envolvimento em assaltos a bancos e tráfico de drogas tanto em Pernambuco como na Paraíba pela Polícia Federal. Ele é considerado perigoso e violento e utilizava carros roubados para vender droga em pontos na região metropolitana do Recife e para efetuar assaltos em João Pessoa.
As investigações apontam que ele e mais outros integrantes da quadrilha não atuavam com dinamites, mas adquiriram o artefato explosivo há poucos dias para começar a realizar esta prática criminosa em agências bancárias do Recife e João Pessoa, explodindo terminais eletrônicos.

Fonte: Diário de Pernambuco

Avanço do mar atinge Tambaú e Manaíra; JP não tem projeto de contenção

                                 Foto: Francisco França, do Jornal da Paraíba

A Prefeitura Municipal de João Pessoa está prestes a conseguir autorização para realizar uma das mais importantes intervenções de engenharia já realizadas por administrações municipais para conservação e proteção da falésia do Cabo Branco. No entanto, outras áreas como as praias de Tambaú e Manaíra, que sofrem grandes impactos naturais por força da água do mar e a presença de construções na areia, continuam fora dos planos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). De acordo com a presidente da Associação Amigos da Natureza (Apan), Socorro Fernandes, toda a costa paraibana está sofrendo com a falta de sedimentação em suas praias, e em Manaíra o problema é sério, tendo em vista que a faixa de areia existente hoje está cada vez mais estreita e poderá desaparecer em breve caso a Prefeitura não intervenha no local.
Ela explicou que a construção do Hotel Tambaú na areia da praia tem funcionado como um bloqueador de ventos que levam sedimentos da praia de Tambaú para a de Manaíra. “O Hotel afugentou os sedimentos na praia de Tambaú que está sofrendo um processo de ‘engorda’ da praia, enquanto Manaíra está vendo sua faixa de praia se estreitar cada vez mais”, disse, criticando o gasto da Prefeitura destinado ao estudo na falésia. “A Prefeitura deveria ver o que acontece em toda a nossa orla e, principalmente em Tambaú e Manaíra, que vão sofrer ainda mais com os impactos dessa obra na falésia”, continuou.
Na praia de Tambaú, Eduardo Amaral, empresário proprietário do Bahamas, construído na orla há 25 anos, disse não ter percebido nenhuma mudança no avanço do mar na praia de Tambaú. No entanto, disse o empresário apontando para o seu lado esquerdo, em Manaíra o problema é visível a todos. “Próximo à Gameleira, o mar atinge a calçada e quase não há praia”, destacou. “Na praia de Tambaú, só próximo ao Hotel Tambaú que não há praia. A água do mar bate diretamente no muro da construção”, finalizou.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), apesar de conhecer o problema na região das praias, não tem propostas de melhorias para o local. Segundo o analista ambiental da Semam, Williams Guimarães, é preciso primeiro que uma equipe estude a situação para verificar se há ou não necessidade de intervir no local. Neste sentido, o analista concorda com a ambientalista Socorro Fernandes de que a ocupação humana é o principal agravador do estreitamento na praia de Manaíra. “Mais de 50% da população em todo o globo ocupa regiões costeiras. O mar apenas está requerendo um local que antes era dele”, argumentou.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou a gerência do Hotel Tambaú para saber se existe alguma ação voltada para minimizar os supostos impactos ambientais da edificação, mas foi informada que o gerente Fernando Macedo, única pessoa autorizada a prestar informações à imprensa, está em viagem ao exterior, segundo a assessora do gerente.

Da Redação com Jornal da Paraíba

Em Natal, mulher morre engasgada com esperma do amante

Em Natal, mulher morre engasgada com esperma do amante
Uma tragédia sexual provocou a morte de uma mulher na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ela teria se engasgado com o esperma do amante, na reta final da relação durante a prática de sexo oral. O caso aconteceu na tarde do último domingo (27). A Polícia Civil e o ITEP interditaram o local.
O amante  disse que, ao perceber que a mulher, que tinha 28 anos e seis de casada, teria se engasgado, ligou para os funcionários do motel, e, em seguida, para o marido dela.

"Eu estava tão desesperado que peguei o celular dela e liguei para o marido dela e contei tudo. Gritei no telefone: corre, vem pra cá que sua mulher está morrendo engasgada com o meu sêmen", disse o amante.

O marido, e agora viúvo, não acreditou na ligação do amante da sua esposa. Pensou que se tratava de trote e desligou o telefone. Em seguida, uma nova ligação, desta vez dos funcionários do Motel, confirmando a tragédia, fez o esposo acreditar.

Da Redação, com Bog do Robson Pires

Brasil realiza hoje 1º casamento civil gay

Brasil realiza hoje 1º casamento civil gay
Um casal homossexual de Jacareí (SP) conseguiu na Justiça o direito de converter sua união estável em casamento civil - fato inédito na história do País. A decisão do juiz Fernando Henrique Pinto, da 2ª Vara da Família e das Sucessões, foi registrada ontem.


O casal José Sérgio Sousa Moresi e Luiz André Sousa Moresi, que mantém um salão de beleza em Jacareí, no Vale do Paraíba, vai retirar hoje - Dia Mundial do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) - a certidão de casamento civil, sob o regime de comunhão parcial de bens, num cartório da cidade. Eles estão juntos há oito anos e haviam oficializado a união estável em maio, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que equiparou a união estável homossexual à heterossexual.

"Se no mundo ainda vige forte preconceito contra tais pessoas e se as mesmas têm de passar por sofrimentos internos, familiares e sociais para se reconhecerem para elas próprias e publicamente como homossexuais - às vezes pagando com a própria vida -, parece que, se pudessem escolher, optariam pela conduta socialmente mais aceita e tida como normal", diz o juiz em sua sentença, que levou em conta o Artigo 226 da Constituição Federal, segundo o qual a família é a base da sociedade e tem proteção especial do Estado.

Além da decisão do STF, o juiz se baseou em uma resolução histórica do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), destinada a promover a igualdade dos seres humanos, sem distinção de orientação sexual, aprovada no último dia 17.

Para José Sérgio, presidente da ONG responsável pela Parada Gay no Vale do Paraíba, a decisão judicial marca uma nova vida. "Agora somos um casal oficialmente reconhecido. É uma emoção muito grande, estamos muito felizes", comemora. "Há 15 anos que militamos por esse direito", emenda Luiz André. A igualdade de direitos permitiu ao casal compartilhar os sobrenomes Sousa (de Sérgio) e Moresi (de Luiz André).

Na semana passada, um pedido do casal paulistano Lula Ramires e Guilherme Amaral Nunes de conversão do contrato de convivência afetiva - celebrado em 2008 - para casamento civil foi negado pela juíza Renata Mota Maciel. Antes disso, o Ministério Público também havia emitido parecer desfavorável. Desta vez, um promotor do MP de Jacareí emitiu parecer favorável à conversão da união homoafetiva em casamento civil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Estadão

Mulher reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morre em MG

Maria Gomes Valentim faria 115 anos em julho.
Segundo hospital, ela morreu em decorrência de uma pneumonia.

Maria Gomes Valentim, conhecida como a Vó Quita, de 114 anos, morreu às 4h15 desta terça-feira (21), na Casa de Caridade de Carangola, na Região Zona da Mata, em Minas Gerais. Ela foi reconhecida pelo Guinness Book – o livro dos recordes – como a pessoa mais velha do mundo.
Maria Gomes Valentim, de 114 anos, moradora da cidade de Carangola (MG), foi reconhecida pelo Guinness como pessoa mais velha do mundo. Ela tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper. (Foto: AP) 
 
Maria Gomes Valentim, de 114 anos, em foto de 11 de março de 2011. (Foto: Guinness World Records/AP Photo)
De acordo com o hospital, Vó Quita deu entrada no centro de saúde neste domingo (19) por causa de uma pneumonia. Ela completaria 115 anos no dia 9 de julho.
O velório está sendo feito na Capela São Pedro e o enterro será às 16h no Cemitério Jardim da Paz, em Carangola.
Guinness Book
O Guinness Book reconheceu Vó Quita como a pessoa mais velha do mundo no dia 18 de maio deste ano. Maria Gomes Valentim, de 114 anos, era moradora da cidade de Carangola, na Região da Zona da Mata. A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria: 9 de julho de 1896.
A mineira morou durante toda a vida na mesma cidade. Maria Valentim se locomovia em uma cadeira de rodas e recebia o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545). A mineira também dependia o sistema público para tratamentos, já que a família não conseguia pagar seguro de saúde privado.
Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos.

Da Redação com G1

Operação Perseu: Conheça os oito detentos transferidos para o Presídio Federal

Os detentos foram transferidos após serem identificados como mandantes de crimes

A mega operação montada na manhã desta terça-feira, 21, já conseguiu embarcar os oito detentos transferidos de presídios localizados em João Pessoa para um presídio federal localizado na cidade de Porto Velho, capital de Rondônia.
Os detentos transferidos foram Paulo Henrique do Nascimento (Alexandre Neguinho), Andre Quirino da Silva (Fão), Andre da Silva Galdino (André Galdino), Marcio Maciel dos Santos (Maciel), Eristenio Gonzaga de Souza (Papel), Ricardo Cavalcanti Souto (Ricardo), Jose Roberto dos Santos Souza (Neguinho Mulungu) e Otacílio José da Silva Filho (Sérgio Neguinho).
As transferências dos detentos foram autorizadas pelo juiz da Vara das Execuções Penais de João Pessoa, Carlos Beltrão Filho sendo encaminhada a Vara de Execução Penal Federal de Porto Velho-RO. A “Operação Perseu”, contou com apoio do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN e da Polícia FederalOs presos foram levados numa aeronave da PF.
Segundo informações do gerente de Planejamento e Segurança – Geplasi, da Secretaria de Administração Penitenciária, tenente-coronel Arnaldo Sobrinho, a série de assassinatos ocorrida na região metropolitana de João Pessoa vinha preocupando o Governo do Estado levando as secretarias de Administração Penitenciária e Segurança Pública a realizarem investigações, quando foram descobertas que as ordem eram feitas de dentro de presídios da Capital, devido a intrigas e briga por pontos de disputa pelo tráfico de droga, chegando a provocar pânico em famílias de vários bairros, inclusive ordenando a saida delas, através de ameaças.
O gerente da Geplasi disse que foram identificados os líderes das principais facções conhecidas por “Al Qaeda” e “Estados Unidos”, inclusive as suas ramificações. “Nós estamos identificando os integrantes e os nomes levados a polícia para que sejam tirados de circulação”, disse o tenente-coronel Arnaldo.
Logo após a retirada dos presos das celas onde estavam recolhidos nos Presídios Romeu Gonçalves de Abrantes - PB 1, Sílvio Porto e Máxima de Mangabeira agentes penitenciários realizaram um verdadeiro ‘pente fino’ no PB1, utilizando cães farejadores e policiais de grupos especiais da PM e Polícia Civil.
Conheça os presos transferidos e suas periculosidades:
Pertence a facção “Estados Unidos”, responde a processos por formação de quadrilha, latrocínio (roubo seguido de morte), porte ilegal de armas, homicídios e tráfico de droga. Ele foi quem determinou a saída de famílias no bairro dos Novais, na Capital.
Fão – apontado como mandante do assassinato do filho de um sargento reformado da PM ocorrido no último domingo, em Mangabeira. Apontado com líder da facção “Al Qaeda”. Vinha ameaçando agentes penitenciários, policiais civis, militares e também integrantes de outras facções. Responde a vários processos.
André Galdino – responde a processos por porte ilegal de armas, roubo e formação de quadrilha. Foi preso pelo GOE em 2008 e foi resgatado por um bando em 2007 quando retornava de uma consulta médica.

Maciel – também apontado como mandante de vários assassinatos, roubos, porte ilegal de armas, tráfico de droga e homicídios.

Papel – conseguiu fugir do PB1 e Central de Polícia, em João Pessoa, também do presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte. Apontado como autor de latrocínios, homicídios (entre as vítimas um policial potiguar) e envolvios em assalto a banco e de armas num posto da Operação Manzuá. Era procurado nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Ricardo – considerado bastante ousado, chegou a deixar um bilhete para o diretor da Cadeia Pública de Pilar quando fugiu em 2005. Integrava perigosas quadrilhas, inclusive comandada por “Pinino”. Responde por vários crimes.
Neguinho Mulungu – também é apontado como mandante de vários assassinatos nas regiões de Guarabira e Santa Rita. Responde a processos. Responde a processos por tráfico, roubo e homicídios.

Sérgio Neguinho – Considerado de alta periculosidade é apontado como chefe do tráfico de drogas em bairros da Capital e em Bayeux. Ele foi preso em 2007 por agentes do GOE.

Da Redação com WSCOM Online

Preso paraibano acusado de liderar quadrilha que roubava baterias de telefonia móvel em torres

Uma ação conjunta entre o Serviço de Inteligência (P2) do 2º Batalhão de Polícia Militar de Campina Grande e agentes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco conseguiu prender um campinense suspeito de liderar um grupo que vinha praticando vários furtos contra as unidades de transmissão de telefonia celular em cidades do interior dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. De acordo com as investigações, o bando vinha agindo há cerca de 10 meses e é responsável por um prejuízo superior a R$ 500 mil.
Rosenildo Gouveia Barbosa, de 47 anos, foi preso na madrugada de segunda-feira, dia 20, em sua residência, na Rua Inácio da Costa Sampaio, no bairro do Jeremias, em Campina Grande. A polícia está investigando os nomes dos outros acusados de participação no esquema.
A última ação dos acusados foi praticada na madrugada do último domingo, dia 19, na cidade de Mossoró (RN). Rosenildo e um grupo formado por mais quatro homens, invadiram uma torre de telefonia celular que funciona na cidade e roubaram seis baterias, que davam suporte de energia aos equipamentos.
O que os criminosos não imaginavam é que nos equipamentos, a empresa de telefonia havia instalado chips de localização, que foram ativados com a retirada dos objetos da base. Ao furtar o material, cada um avaliado em cerca de R$ 5 mil, os acusados retornaram para Campina Grande. Com a função ativa, o sinal de alerta foi encaminhado à sede operacional da empresa, em Recife, e o caso informado as autoridades policiais.
Na manhã de domingo, dia 19, agentes de investigação da Polícia Civil pernambucana chegaram à Paraíba e solicitaram o apoio do Serviço de Inteligência do 2º BPM para localizar o endereço do acusado. Ao realizar o cerco na residência de Rosenildo, de posse de um mandado de busca e apreensão, os agentes entraram no local e localizaram o acusado. As baterias também foram localizadas dentro do imóvel.
Dos oito equipamentos furtados em Mossoró, a polícia conseguiu recuperar quatro, que foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil. Em depoimento prestado às autoridades, o acusado acabou confessando a prática, no entanto, ainda não revelou os nomes dos outros integrantes do grupo nem muito menos onde o restante do material roubado foi parar.
Segundo os agentes da P2 campinense, o bando vinha agindo há pelo menos dez meses. Os alvos da quadrilha eram principalmente as cidades do interior, onde o sinal de celular existe e a presença policial é mais escassa. Em alguns casos, eles praticavam os roubos e o delito só era percebido dias depois, em uma possível falta de energia na área e/ou quando os técnicos da empresa realizavam a manutenção das torres de transmissão. O prejuízo calculado pelas operadores supera os R$ 500 mil.
Rosenildo foi autuado por roubo e encaminhado para a cidade de Recife, em Pernambuco, onde aguardará uma condenação final da justiça. Enquanto isso, as investigações na tentativa de localizar os demais membros da quadrilha continuam.

Da Redação com O Norte

Motorista desvia de pedestre e capota carro na BR-230 em João Pessoa

Motorista desvia de pedestre e capota carro na BR-230 em João Pessoa 
Um carro capotou no início da noite desta segunda-feira, 20, na BR-230, em João Pessoa. Segundo informações de Walter Paparazzo, o motorista José da Silva, de 44 anos, dirigia o seu carro na rodovia federal quando uma pessoa atravessava a BR na frente seu carro, para nõ bater no pedestre, o motorista desviou e acabou capotando o carro.
O acidente aconteceu nas proximidades da passarela instalada na BR há poucos meses. O motorista sofreu ferimentos leves. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para verificar o que aconteceu porque após o acidente, um engarrafamento se formou na rodovia federal.

Da Redação O Norte

Em Bayeux: pai espanca criança de onze anos e após escapar de linchamento foge da PM

Criança espancada

Uma criança de 11 anos vinha sendo espancada pelo próprio pai na cidade de Bayeux, região metropolitana de João Pessoa. O menino era obrigado a trabalhar no Mercado Público do município e trazer dinheiro para casa, caso contrário seria espancado.
A denúncia foi feita por moradores do bairro da Imaculada, nesta segunda-feira (20), ao Conselho Tutelar. Os conselheiros denunciaram o caso à Polícia Militar que foi até a casa do homem apontado como responsável, mas ao chegar constatou que o pai do menor havia fugido. O acusado escapou de um linchamento pela população.
Segundo o conselheiro Josivaldo Farias, a partir de todos esses desdobramentos o Conselho Tutelar entrou em contato com a secretaria de Ação Social e Ministério Público solicitando acolhimento à criança.
No início da noite, os conselheiros foram até o Paço Municipal e
pediram uma resolução imediata para o impasse que veio minutos depois orientando aos responsáveis encaminhar o jovem para o Hospital  de Bayeux e no dia seguinte a uma Casa de Acolhimento em João Pessoa.
O presidente do CMDCA, David Coelho, informou que o projeto para construção de uma Casa de Acolhimento já foi produzido pela prefeitura que encaminhado ao Tribunal de Justiça para apreciar a construção e dar o parecer técnico. “Após esse entendimento, a prefeitura fará a licitação e acredito que até dezembro teremos boas notícias”, destacou.

Do Bayeux em Foco

segunda-feira

Homem morre em troca de tiros com PMs após furar blitz que buscava impedir fuga de bandidos da Mangueira para outras comunidades

RIO - Depois da operaçãopara a instalação da 18ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio, a madrugada foi de tranquilidade na Mangueira, Zona Norte do Rio. Os principais acessos à comunidade ficaram ocupados por homens das polícias Civil e Militar. De acordo com moradores, não foram ouvidos disparos de tiros. Apesar da calma na região, um homem morreu na madrugada, em Benfica, depois de furar uma blitz para impedir a fuga de bandidos da Mangueira. Ele estava em um Honda Fit com outros dois bandidos, e foi atingido após troca de tiros com PMs na Avenida Prefeito Olímpio de Melo, próximo ao Largo de Benfica.
Um homem morre após furar blitz e trocar tiros com policiais em Benfica. O carro em que ele e outros dois bandidos, que fugiram, estavam é apresentado na 21º DP (Bonsucesso) / Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo
SEGURANÇA :ocupação da Mangueira fecha cinturão em torno do Maracanã; Maré é desafio
Segundo policiais do serviço reservado do 22º BPM (Benfica), Aloysio Mattos Martins Júnior, de 45 anos, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas não resistiu aos ferimentos. O Honda Fit, placa KZQ1726, de Niterói, foi abandonado no local e levado para 21ª DP (Bonsucesso) com várias marcas de tiros. Pela madrugada, os policiais ainda não tinham encontrado registros criminais contra Aloysio e nem registros de que o Honda fosse roubado. Os outros dois bandidos que estavam no veículo conseguiram fugir, segundo policiais, em direção à Favela do Arará - que fica a cerca de dois quilômetros da Mangueira e é dominada pela mesma facção criminosa que agia na comunidade pacificada no domingo.
De acordo com o Chefe do Estado Maior Administrativo, coronel Carlos Milagres, os acessos às comunidades que são da mesma fação criminosa que atuava Mangueira estão ocupados para evitar atos de vandalismo. O coronel disse também que a missão da ocupação no domingo era "resgatar a comunidade para a cidade":
- Não adianta criar guerra dentro da comunidade. O objetivo ontem (domingo) não era prender nem apreender material - avaliou o coronel, acrescentando que a implantação das UPPs não trouxe aumento da violência em outras regiões do Rio.
Lindomar Soares, de 85 anos, compra pão no início da manhã desta segunda-feira: alívio com a chegada da UPP / Foto: Carlos Ivan /  O Globo No início desta segunda-feira, alguns moradores comemoravam a nova UPP na Mangueira. Moradora da Rua Visconde de Niterói, próximo a localidade conhecida como Buraco Quente, Lindomar Soares, de 85 anos, que mora na comunidade desde que nasceu, estava otimista enquanto esperava na calçada a chegada do padeiro. Antes da chegada da UPP, ela temia quando o neto deixava sua casa para trabalhar. Moradores, que preferiram não se identificar, relataram que escutavam tiroteio na região até um mês atrás.
- Meu neto saía de casa às 4h. Agora a gente vai ter mais sossego. Se a UPP está sendo boa nos outros lugares, vai ser boa aqui também - disse Lindomar.

Da Redação Extra

Corpo encontrado é da namorada de filho do governador do Rio

Jovem Mariana Noleto é uma das vítimas do acidente de helicóptero na Bahia


Corpo de Mariana Noleto, namorada de Marco Antonio Cabral, filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ainda não foi encontrado
A Marinha encontrou na noite de domingo (19) o corpo de Mariana Noleto. A jovem era namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB). Duas pessoas ainda estão desaparecidas.
O corpo da garota foi avistado por uma lancha boiando, por volta das 23h40, próximo ao local onde a aeronave foi localizada.
Na noite deste domingo,  mergulhadores também encontraram a cabine do helicóptero. A aeronave encontra-se a 250 m da costa e a cerca de 10 m de profundidade. De acordo com a Marinha, foi verificado, também, que a célula do helicóptero está bastante danificada, impossibilitando a verificação da presença de vítimas no interior dela.
As buscas às outras duas pessoas que estão desaparecidas foram retomadas às 6h desta segunda-feira (20).
Entenda o acidente
O helicóptero que caiu em Trancoso, na Bahia, levava sete pessoas, entre elas Mariana Noleto, a namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. A aeronave faria uma viagem de apenas dez minutos até a Fazenda Jacumã, na sexta, informou a FAB (Força Aérea Brasileira).
No início da tarde de sábado (18), a Polícia Militar notificou que quatro pessoas haviam morrido no acidente. Entre as vítimas já identificadas estão duas crianças, Luca Kfuri, de três anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, dois anos. Gabriel é filho de Bruno Gouveia, vocalista da banda Biquini Cavadão. Fernanda Kfuri, de 35 anos, ex-mulher do cantor, conseguiu nadar até a praia e foi levada ao Hospital Luis Eduardo Magalhães. Ela chegou a ser socorrida, mas morreu na manhã de sábado.
A quarta vítima é Norma Batista de Assunção, que, segundo a PM, trabalhava como babá de Lucas. Além de Mariana, estavam desaparecidos Jordana Kfuri Cavendish e Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero. Antes, a polícia havia dito que o corpo de Jordana havia sido resgatado.
Mergulhadores da Marinha encontraram, na noite de domingo (19), a cabine do helicóptero. Destroços da aeronave já haviam sido encontrados, como um assento, um apoio de braço, um pedaço da carenagem (peça da estrutura externa) e bolsas, provavelmente de um dos passageiros.

As investigações sobre o que causou o acidente estão em curso, afirma a Aeronáutica. Durante o voo, o piloto não fez contato com o controle de tráfego aéreo local, nem informou qualquer problema.




Queda helicóptero

Ibama prende caçadores e protege ninhos de arribaçã

Armas e aves mortas foram loca 
                                           Armas e aves mortas foram localizadas na operação
Uma operação que reúne o Ibama, a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão da Polícia Ambiental luta para preservar uma ave que é alvo de caças intensas na Paraíba: a arribaçã. Neste fim de semana, os órgãos realizaram fiscalização em Campina Grande, Boqueirão e Barra de São Miguel, prendendo caçadores e apreendendo armas.

O objetivo da operação é proteger áreas de postura, conhecidas como "pombeiros”.
Embora ainda não esteja ameaçada de extinção, pesquisa realizada pelo Ibama revela que de cada cem arribaçãs nascidas no Brasil, 58 morrem na mira de caçadores antes de completar um ano.
A taxa de mortalidade a partir do segundo ano é de 38 para cada 100. Segundo o Coordenador de Operações do IBAMA-PB Jaime Pereira da Costa, os caçadores invadem os pombeiros à noite, munidos de lamparina e porrete. Com a luz, as aves ficam atordoadas e são abatidas a pauladas, sejam filhotes ou adultos.
Objetivo é proteger pombeiros
                                                         Objetivo é proteger pombeiros

Graças às incursões da fiscalização e sua permanência nas áreas críticas de ocorrência das arribaçãs, 80% dos ovos postos no período, terão sua eclosão garantida”, concluiu.
Devido às chuvas abundantes este ano na região de Campina Grande, que favoreceu a abundância da alimentação preferida dessas aves (sementes de capim, de marmeleiro e de outras variedades típicas da Caatinga), grandes bandos de arribaçãs têm chegado para se alimentar e fazer seus locais de postura.
Prisões
Durante a operação três caçadores foram presos e conduzidos à delegacia de Campina Grande, onde foram autuados em flagrante por porte de arma. Um menor também apreendido.
Eles portavam cinco armas, deixadas na delegacia, 3 motos e 53 arribaçãs. No total, os infratores foram autuados em R$ 26.500.
De acordo com o Superintendente do IBAMA na Paraíba Ronilson José da Paz, novas fiscalizações estão sendo agendadas para que essa espécie não corra risco de extinção.
“Até outubro, quando tem início o período de estiagem, o IBAMA-PB fará ações fiscalizatórias rotineiras nas áreas dos pombeiros para proteger esta espécie”, concluiu.
   
Fonte: IBAMA-PB

Adolescente é esfaqueada pelo ex-companheiro após discussão em Campina Grande

 Foto: Juliana Santos/DB/D.A Press
A vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Campina Grande


Uma crise de ciúmes por pouco não acabou em morte no bairro da Bela Vista, na periferia de Boqueirão, no Cariri do estado. A estudante Yasmim Silva de Oliveira, de 18 anos, foi ferida com três golpes de faca peixeira pelo próprio marido, o agricultor Cláudio Eugênio da Silva Júnior, de 19 anos. O atrito foi iniciado porque o acusado não aceitava o término do relacionamento que durou mais de 3 anos e resultou no nascimento de uma criança que hoje tem apenas um ano. O homicídio só não foi concretizado porque a mãe do acusado acordou de madrugada com os gritos da jovem. Depois do delito o acusado fugiu e ainda não foi localizado pela polícia.
A tentativa de homicídio ocorreu por volta de 1h da madrugada de domingo, dia 19, em um pequeno casebre na Rua Felisberto da Silva. A área, também conhecida como "favela" é onde se concentra a maior parte da periferia do município de Boqueirão.
Yasmim Silva de Oliveira e Cláudio Eugênio da Silva Júnior vivam juntos há mais de três anos e no último mês de março, a jovem pediu separação devido as crises de ciúmes do rapaz que eram intensas e sempre terminam em atos de violência. "Ele vivia dizendo que eu o traía, sempre discutíamos e as vezes ele me batia. Por causa disso, resolvi deixá-lo, mas ele não aceitava. Ontem, fui lá na casa dele conversar, pra irmos ver uma quadrilha e ele ficar um pouco com a filha. Quando retornamos, já era tarde e ele pediu pra dormir lá, por volta de 1h, começamos a discutir e por pouco ele não me matou" contou, ainda nervosa a vítima.
De posse de uma faca peixeira, Cláudio aplicou três golpes contra sua ex-mulher. Cabeça, pescoço e braços foram atingidos. Antes de ferir a jovem de forma mais intensa, ele ainda chegou a cortar parte dos cabelos de Yasmim. Toda a violência aconteceu na presença da filha do casal, de apenas um anos e três meses.
Quando começou feri-la, a estudante gritou e foi ouvida pela sua ex-sogra que dormia em um dos quartos da casa. Rapidamente, a doméstica Maria Antônio Soares, de 38 anos, foi até olocal e conseguiu sessar a violência do filho, que rapidamente fugiu do local e ainda está sendo procurado pelas autoridades policiais.
A estudante foi socorrida para o Hospital Municipal de Boqueirão, no entanto, como os ferimentos eram graves, teve que ser encaminhada para Hospital Regional, em Campina Grande, onde passou por procedimentos cirúrgicos e continua internada. O acusado continua sendo procurado. Segundo a polícia Cláudio Eugênio da Silva Júnior será responsabilizado pela prática do crime de tentativa de homicídio. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Boqueirão.

Da Redação com O Norte

Paraíba deve ter inverno intenso com chuvas 30% acima da média

 
Nesta terça-feira (21) tem início oficialmente o inverno, a estação mais chuvosa do ano. As previsões meteorológicas dão conta que as chuvas na Paraíba devem ficar 30% acima da média normal para o período. O que significa que os paraibanos terão um inverno mais intenso do que o de 2010, quando o índice pluviométrico registrado foi baixo. As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).
De acordo com o setor de meteorologia da Aesa, quase todas as regiões da Paraíba terão chuvas durante o inverno. Mas, elas devem acontecer com mais frequência nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, sendo que a intensidade deve ser maior nesta última. “É normal que hajam chuvas intensas principalmente sobre a região litorânea”, disse o meteorologista Alexandre Magno.
O meteorologista explicou que já no início da estação, a região do Litoral deve enfrentar chuvas mais fortes que as de 2010. “Os índices devem ficar dentro ou acima da média histórica para o período no mês de julho. A média é de 250 milímetros e pode chover algo em torno de 300 milímetros, o que representa cerca de 30% a mais”, afirmou. Alexandre reforçou que em 2010 os índices do inverno ficaram abaixo do esperado.
Defesa Civil de prontidão
Com a chegada das chuvas de inverno normalmente aumentam algumas ocorrências nas chamadas áreas de risco, as principais são alagamentos e deslizamentos. O coordenador da Defesa Civil estadual, o tenente coronel Walber Rufino Tavares, afirmou que o órgão vai dar sequência a um plano de prevenção que vem sendo aplicado desde o mês de abril.
“Vamos continuar com o trabalho que já estamos realizando, visitando as áreas de risco e tentando evitar ao máximo que aconteçam grandes problemas”, disse. Segundo Rufino, nos primeiros meses de 2011 a Defesa Civil já conseguiu reduzir em 80% o número de incidentes ocorridos em função das chuvas, isso tomando como parâmetro o ano passado.
 
Da Redação com Paraíba 1

Homem foi executado à queima roupa no bairro Alto do Mateus

 Homem foi executado à queima roupa no Alto do Mateus
Um homem foi assassinado na tarde de hoje no Beco da Caixa D'Água, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa com vários disparos de arma de fogo. Segundo informações de Walter Paparazzo, a vítima, ainda não identificada, foi morta por volta das 15h30 desde domingo, 19.
Ainda segundo informações, os tiros que mataram o homem atingiram o olho, pescoço e nuca. Nenhum morador da área soube informar quem era a vítima ou o que ela fazia no local.
A Polícia está investigando o crime, mas não descarta a hipotese de execução.
 
Da Redação com informações de Walter Paparazzo

sexta-feira

Divulgados os nomes dos empresários detidos durante a Operação Gasparzinho

Os empresários obtinham em nomes de fantasmas veículos de luxo

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta sexta-feira, dia 17, os nomes dos empresários detidos durante a Operação Gasparzinho, realizada na última quarta-feira, dia 15, Polícia Federal (PF), MPF e Controladoria Geral da União (CGU).
Os empresários são:
Ciro Marconi de Araújo Lacerda,
Francisco Marques da Fonseca ou Francisco Ramalho Fonseca,
Gilberto de Souza Rodrigues,
Joelson de Araújo Costa,
Katarina Lucena Cavalcanti,
Manoel Florêncio de Oliveira,
Newdson Ceres Costa Guedes,
Newtson Cleto Costa Guedes
Patrick Cordeiro Guedes.
A operação desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada. A quadrilha movimentou, segundo dados da CGU, mais de R$ 23 milhões nos últimos três anos, atuando em licitações ocorridas em aproximadamente 35 municípios da Paraíba.
De acordo com informações do procurador da República Victor Veggi, responsável pelo caso, há provas da existência do fato e indícios suficientes da autoria do delito praticado pelo grupo de fraudadores. Os envolvidos estão sendo investigados e podem ser denunciados pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes licitatórias, falsificação e uso de documentos falsos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
O MPF divulgou ainda o nome das empresas onde os mandados de busca e apreensão foram realizados. São elas:
Alserv Constutora Ltda.,
Gima Construções e Incorporações Ltda.,
CG Construtora e Comércio Ltda.,
Cordeiro Guedes Construtora e Comércio Ltda.,
E.M.S. – Empresa de Manutenção Serviços e Construção Ltda.,
G50 – Serviços Construções e Locação Ltda.,
Steng – Serviços Técnicos de Engenharia e Arquitetura Ltda
L&D – Lacerda e Duarte Construtora e Serviços Ltda.
Golpes
Segundo as investigações os empresários utilizavam empresas de fachada, registradas em nome de terceiros, para fraudar licitações, sonegar impostos e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos Além da utilização de 'laranjas/testas-de-ferro', o grupo passou a usar ‘fantasmas’ para prática dos ilícitos. Os ‘fantasmas’ eram pessoas fictícias criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras.
Constatou-se que eram obtidos, perante órgãos públicos de mais de um estado da federação, documentos para os aludidos ‘fantasmas’ (como RG, CPF etc.), que passavam a ser utilizados para perpetração de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pela quadrilha, especialmente veículos de alto luxo.
 Da Redação com  O Norte

Hospital de Trauma atendeu 54 pessoas nas primeiras horas de hoje

Trauma atendeu 54 pessoas nas primeiras horas desta sexta 
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa
O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa atendeu 54 pessoas nas primeiras horas desta sexta-feira, 17. Segundo informações do Boletim enviado à imprensa, entre os atendimentos havia vítimas de AVC, além de oito vítimas de acidentes de trânsito, uma pessoa ferida por disparos de arma de fogo e uma vítima de agressão física.
Josenildo Barreto dos Santos, de 22 anos, foi atingido por disparos de arma de fogo no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, e foi socorrido para o Trauma. Josenildo dos Santos passou por exames e está internado em observação, o quadro clínico é considerado regular.

Click PB

Ricardo Coutinho anuncia 15 mil casas para Paraíba

RC anuncia 15 mil casas para PB
O governador Ricardo Coutinho anunciou que estão sendo construídas na Paraíba mais de 15.200 casas populares, em um investimento superior R$ 480 milhões dos programas Pró-Moradia, do PSH, BNDES e do “Minha Casa Minha Vida”. A informação foi confirmada no programa Tambaú Debate, exibido pela TV Tambaú. Segundo Ricardo, algumas as habitações populares estão em construção e outras serão iniciadas em breve em todas as regiões do Estado.

O governador informou que em Bayeux serão construídas 2.240 casas do Programa” “Minha Casa minha Vida”, e em Santa Rita, 1024 habitações dentro do “Minha Casa, Minha Vida e mais 25 dentro do Pró-Moradia. “Temos a certeza que nesses quatro anos entregaremos muitas casas populares reduzindo o déficit habitacional do Estado. Estamos retomando as obras de três conjuntos em Campina Grande, como o Conjunto Três Irmãs que estava parado há oito anos. Também pagamos a contrapartida de municípios para a construção de 2029 casas para não perder os recursos”, explicou.

Segundo dados da Cehap, na 1 região geoadministrativa polarizada por João Pessoa estão em construção ou com obras a iniciar 6.079 casas; na 2 região administrativa (Guarabira) 219; na 3 região (Campina Grande) 3.828; na 4 região (Cuité) 582; na 5 região (Monteiro) 270; na 6 região (Patos) 120 unidades; 7 região Itaporanga) 190; 8 região (Catolé do Rocha) 240 casas; 9 região (Cajazeiras) 485; 10 região (Sousa) 568; 11 região (Princesa Isabel) 90, 12 região (Itabaiana) 474; 13 região (Pombal) 251 e 14 região (Mamanguape) 1839 unidades habitacionais.

Secom-PB

Médicos de MG descartam cirurgia de separação das gêmeas siamesas

A mãe não se submeteu a nenhum exame de ultrassom durante a gestação


Divulgação
Crianças nasceram em Timóteo, no Vale do Aço mineiro
A Santa Casa de Belo Horizonte confirmou ontem a "inviabilidade cirúrgica" da separação das gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdome em Timóteo (MG), na semana passada.
As meninas, batizadas de Vitória e Viviane, foram diagnosticadas como portadoras de "cardiopatia congênita complexa". A mãe, uma adolescente de 17 anos, não se submeteu a nenhum exame de ultrassom durante a gestação.

O boletim médico divulgado no fim da tarde de ontem diz que as gêmeas foram submetidas a vários exames laboratoriais e de imagens, que revelaram, além da cardiopatia, a "anatomia normal de um coração".
- Avaliadas pela equipe cardiovascular foi constatada a inviabilidade cirúrgica.
O comunicado foi assinado por Júlio César Amorim Sena, coordenador do CTI-Infantil.
As crianças nasceram no último dia 9 no Hospital e Maternidade Vital Brazil São Camilo, em Timóteo, no Vale do Aço mineiro. Na hora do parto, nem os pais e nem o obstetra tinham ideia de que se tratava de um caso de gêmeas siamesas.
Após dois dias na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), as crianças foram transferidas para a capital mineira. Sem recursos, os pais não permaneceram em Belo Horizonte.

Da Redação com G1

Chineses inventam Robocat, máquina de colher esperma

 A empresa chinesa Sanwe Medical Equipment desenvolveu um robô que promete facilitar o trabalho de coleta de sêmen em clínicas de fertilidade e bancos de esperma. Batizado de Sperm collector ("Colhedor automático de sêmen"), ele deve tornar mais fácil a vida dos doadores.




O robô - que exibe filmes pornográficos numa tela de LCD, a fim de proporcionar uma maior praticidade ao doador - possui um tubo de látex em forma de preservativo que tem o objetivo de comprimir o órgão masculino e simular com perfeição o movimento do órgão sexual feminino. Em seguida, o robô coleta o sêmen em uma camisinha acoplada ao tubo especial.

Segundo a empresa fabricante, a máquina pode ser programada, ainda, para tratar a ejaculação precoce e melhorar o desempenho sexual do homem.




O equipamento, que pode ser limpo facilmente após a utilização, de acordo com a companhia, custa US$ 2,8 mil (cerca de R$ 4,5 mil). A empresa chinesa garante fabricar 10 unidades por semana, e o produto pode ser adquirido no site Alibabá (www.alibaba.com).

No Twitter, a engenhoca ganhou alguns apelidos, como "robolagato" e "roboquete".

Meia Hora

quinta-feira

Jovem suspeito de envolvimento com drogas é assassinado com tiro na cabeça na cidade de Conde


Elvis foi morto sem chance de defesa
Um jovem identificado como Elvis Rocha da Silva, 22 anos, foi assassinado na noite desta quarta-feira com um tiro na cabeça, na cidade de Conde - PB. 

Há suspeitas de que a vítima fosse envolvida com entorpecentes e que o crime tenha sido um acerto de contas. O crime ocorreu por volta das 20h30 em frente à padaria nossa senhora da conceição.
De acordo com o Sargento Cunha, não há suspeitos de autoria do crime e a população não está colaborando por medo de represálias. ‘’ Ele era envolvido com tráfico e também usuário de drogas. Essa é a primeira linha de investigação que a gente está seguindo, até pela forma como foi a execução, sem chance de defesa’’, afirmou.
Após realizado os procedimentos de praxe, o corpo foi encaminhado para o GEMOL, onde ficará a disposição dos familiares.
Reportagem: Mário Luiz (carioca)
Fotos: Central Conde de Jornalismo

Médicos decidem trocar greve por ações na Justiça e não param

Reunidos em assembleia, médicos dos estado decidem não entrar em greve 
Reunidos em assembleia, médicos dos estado decidem não entrar em greve


Os médicos efetivos do Estado, incluindo os cirurgiões do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, decidiram em assembleia geral desistir do indicativo de greve na noite desta quarta-feira (15). A reunião aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina e os médicos decidiram que vão entrar na Justiça contra as ações do Estado e devem aguardar por seu pronunciamento.
Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos (Simed), Tarcísio Campos, a categoria vai entrar na Justiça questionando os cortes salariais e a disparidade salarial entre concursados e prestadores de serviços. Eles também vão exigir do Ministério Público uma ação mais enérgica na cobrança da realização de concurso público para médicos.
Também foi dito por Tarcísio Campos que está agendado para esta semana um encontro com o secretário de Saúde do Estado, Waldson Sousa, que prometeu receber a categoria para discutir uma nova proposta.
A categoria pede uma oferta que contemple o pagamento dos mil reais por plantão e a revisão do Plano de Cargos Carreiras e Salários. No começo do mês, o governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência por 180 dias no Trauma pela falta de médicos, já que 23 cirurgiões cooperados paralisaram suas atividades na época.
No mesmo dia, os cirurgiões decidiram voltar ao trabalho para não prejudicar a população e assinaram novos contratos, mas os efetivos ainda ameaçam parar as atividades.
No caso dos médicos do municípios, uma assembleia está marcada para a próxima segunda-feira e de acordo com Tarcísio, que também participa das negociações com a Secretaria Municipal de Saúde, um acordo pode estar próximo de ser fechado, já que a Prefeitura teria melhorado a proposta.

Da Redação com Paraíba 1

Cachorro pendurado em varal despertam ira em usuários da rede

Cerca de 3 mil usuários do Facebook se mobilizaram em uma campanha contra um adolescente filipino que supostamente publicou fotos de um filhote de cachorro pendurado em um varal. As informações são do “Daily Mail”.Jerzon Senador, morador da cidade de Calamba (Filipinas), teria suspendido o cachorro pela pele das costas usando pregadores de roupa por "estar entediado".
Segundo o "Daily Mail", depois de receber mensagens condenando o ato, o adolescente teria retirado as fotos do seu perfil na rede social. Uma página em filipino foi criada no Facebook para denunciar o ato de crueldade e usuários do Twitter também aderiram à campanha; a Sociedade Protetora dos Animais das Filipinas iniciou então uma investigação.
“Queria pedir perdão pelo mal que fiz contra meu cachorro. Espero que possam me perdoar e prometo que isso nunca mais vai acontecer”, publicou Senador em seu mural.
  • Reprodução/FacebookFoto em comunidade contra Jerzon Senador mostra foto que ele teria publicado em seu perfil; Sociedade Protetora dos Animais nas Filipinas iniciou investigação sobre o caso.

    Da Redação com Click PB

Pesquisador da UFPB descobre planta que tem o efeito do Viagra

Pesquisador da UFPB descobre planta que tem o efeito do Viagra 
Made in PB: Pesquisador da UFPB descobre planta que tem mesmo efeito do Viagra

O Viagra é um sucesso raro no mundo farmacêutico. Somente em 2004, quando já concorria com outras marcas no mercado, chegou a vender quase dez milhões de comprimidos nos Estados Unidos, representando o maior faturamento farmacêutico do mundo com uma receita anual de 67 milhões de dólares.


No Brasil, somente no primeiro semestre de 2005, já representava metade de todos os medicamentos vendidos contra impotência sexual no país. Foram quatro milhões de pílulas azuis vendidas para gerar, além do prazer de homens e mulheres, cerca de 35 milhões de dólares em faturamento.

Não foi à toa, portanto, que o Pro-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, professor Isac Almeida de Medeiros, se espantou quando começou a registrar as primeiras semelhanças dos efeitos de uma planta comum no semi-árido nordestino com a poderosa pílula azul no início de pesquisa realizada no Campus I da UFPB.

Ou seja, uma planta comum em todo o semi-árido do Nordeste, incluindo a Paraíba, que tem o poder de combater no mesmo grau do Viagra um dos principais males do mundo atual: a disfunção eréctil (impotência sexual).

A Cissampelos sympodialis, mais conhecida como Milona, Orelha de Onça ou Farinha, sempre foi tida pela sabedoria popular como uma planta indicada para combater o cansaço, a fadiga. Com grande incidência no Sertão paraibano, mais especificamente em Sousa, a Milona também apresentava, empiricamente, efeitos antiflamatórios e antialérgicos.

Um excelente remédio natural para a asma.

Daí pra aguçar a atenção da comunidade científica foi um pulo.

Ao iniciar a pesquisa, os pesquisadores descobriram que a Milona atuava como forte inibidor de enzimas que provocam alteração da da pressão arterial (hipertensão) pulmonar. Simplesmente a mesma doença que motivou os pesquisadores norte-americanos a avançar no descobrimento do Viagra, na década de 90.

Com o avanço dos estudos sobre a Milona, veio a constatação. Ela apresentava o mesmo resultado do Sildenafil, o princípio ativo que deu luz ao Viagra que conhecemos hoje.

Doutor pela universidade de Lyon, na França, o professor Isac, que conduz a turma de pesquisadores da UFPB que descobriu há três anos a semelhança entre os efeitos terapêuticos do uso da Milona e do Viagra, declarou quem muito em breve serão feitos testes em humanos.

Por enquanto, a pesquisa, que é pioneira no mundo científico, tem como base apenas testes feitos em ratos de laboratório.

Apesar disso, dado à objetividade dos primeiros testes químicos, os pesquisadores ficaram excitados com a possibilidade de apresentarem ao mundo científico uma descoberta que mexe com o mercado farmacêutico mundial.

E que deve estimular uma corrida desenfreada para Sousa, onde todo mundo vai querer plantar Milona pra colher milhões.

“Trabalhamos com a objetividade necessária e sem permitir que a ansiedade pelas recentes descobertas nos deixem deslumbrados e longe de resultados objetivos. Ao mesmo tempo não podemos deixar de admitir que os primeiros testes nos estimulam a reconhecer que estamos muito perto de mostrarmos ao mundo que podemos, de forma natural, assegurar os mesmos efeitos que uma droga com o Viagra proporciona a todos que sofrem com disfunção erétil”, contou o professor Isac Medeiros.

Que se prepara para publicar em revistas científicas artigo sobre a Milona, ao que parece, a prima paraibana do famoso Viagra.

Blog do Luís Tôrres

Polígono da maconha: plantadores são presos no Cariri

Policiais de Monteiro, no Cariri paraibano, com apoio de agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), cumpriram, na manhã desta quarta-feira (15) dois mandados de prisão e cinco de busca e apreensão expedidos pela Comarca do município de Prata.
Foram presos Carlos André Nunes de Lima e Everaldo Nunes Rodrigues.
Leia mais: Polígono da maconha: operação conjunta da PC e PM apreende 10 mil pés de maconha no Cariri
De acordo com informações da delegacia regional da Polícia Civil, sediada em Monteiro, Carlos André e Everaldo são acusados de envolvimento com plantios de maconha na região. Carlos foi localizado no município de Prata. Já Everaldo Nunes, na cidade de Ouro Velho. Os dois estão na cadeia local à disposição da Justiça.
A ação policial para prisão dos envolvidos, denominada de Cultivo, foi acompanhada pelo delegado geral adjunto de Polícia Civil, Antonio Werginaud. Na oportunidade, ele anunciou medidas para reforçar a segurança na área, entre elas, o envio de uma viatura nova para atender as cidades de Prata e Ouro Velho e a obtenção junto a Secretaria da Receita da disponibilização para utilização do prédio que abrigava o antigo Posto Fiscal para instalação de uma repartição policial.
SECOM - PB

quarta-feira

Machucada, Larissa Riquelme deixa Dança dos Famosos argentino

A modelo paraguaia Larissa Riquelme teve de abandonar o quadro "Bailando por un Sueño", no programa "ShowMatch", do canal argentino El Trece.

O quadro, que tem formato parecido ao da "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão" (Globo), é uma competição de dança entre famosos.

Ele teve problemas no joelho e foi substituída pela vedete uruguaia Andrea Ghidone.

Na última apresentação, a musa da Copa já apareceu com uma faixa por causa da lesão.

Um dos jurados disse que o problema aconteceu porque ela esteve "com as pernas abertas todo o final de semana".

"Faz tempo que não abro as pernas", respondeu Larissa. "Estou solteira, trancada no meu quarto, me recuperando. 

Da Redação com  Folha Online

MP não libera Almeidão e Botafogo e Campinense pode ser adiado

De acordo com assessoria da FPF, caso o veto ao estádio seja mantido, a partida deve ser adiada

O Promotor de Justiça dos Direitos do Cidadão, em substituição, Manoel Cassimiro Neto, notificou a Federação Paraibana de Futebol, através do ofício 0657/11, que não programe qualquer evento no estádio Almeidão enquanto não for sanada as irregularidades na rede elétrica detectadas pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba em sua última fiscalização, quando autuou a empresa Dias e Costa Construções e Desenvolvimento Ltda por falta de responsável técnico pelos serviços executados.
Ao receber o documento, a presidente Rosilene Gomes preferiu manter cautela e aguardar até esta quinta-feira, 16, para que o problema seja sanado junto aos responsáveis e possa obter uma posição favorável do Ministério Público para que o jogo Botafogo x Campinense, anteriormente programado, seja confirmado para domingo, dia 19, respeitando o prazo de 72 horas antes da partida.
De acordo com assessoria da FPF, caso o veto ao estádio seja mantida, a partida deve ser adiada, já que a outra praça da Capital, o estádio da Graça, não tem capacidade para receber um jogo de final de campeonato. Ainda segundo a assessoria, outra alternativa seria o botafogo abrir mão do mando de campo e jogar as duas partidas no Estádio Amigão, em Campina Grande.

Da Redação com Assessoria

Governador entrega carta a Dilma contra ‘guerra’

Governador entrega carta a Dilma contra ‘guerra’
O governador Ricardo Coutinho foi recebido na manhã desta quarta-feira (15) pela presidente da República Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Ricardo e outros 17 governadores do Norte e do Nordeste encaminharam à presidente e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega a “Carta de Brasília”, uma proposta conjunta com dez pontos de reforma tributária como forma de compensação à medida sugerida pelo governo Federal em reduzir o ICMS desses Estados com objetivo de acabar com a guerra fiscal na instalação de indústrias nas unidades federativas.

Ricardo Coutinho considerou a reunião bastante positiva pela oportunidade de discutir os pontos de pauta tributária, que foi construída conjuntamente pelos governadores, no último Fórum, realizado em Fortaleza. A presidente demonstrou sensibilidade com as reivindicações levantadas pelos governadores e disse ter conhecimento das desigualdades regionais que precisam ser consideradas ao reduzir a alíquota de ICMS dos Estados.

Durante o encontro, que durou 1 hora e 30 minutos, foi agendada para os próximos dez dias uma nova reunião entre os governadores das duas regiões e o ministro da Fazenda para apresentação dos itens como pré-requisito à reforma. Ricardo Coutinho observou que o atual indexador da dívida pública tem sufocado muitos Estados, como é o caso da Paraíba, que paga R$ 39 milhões de dívida por mês – valor considerado exorbitante diante dos demais. “Existe a perspectiva de redução dos juros que é muito acima da taxa Selic ou qualquer transação comercial privada. Nas transações públicas, não podemos ter um juros que chegam a 18 ou 19% ao ano, e o governo Federal demonstra disposição em adequar isso a uma condição melhor para os Estados”, analisou o governador da Paraíba.

Outro ponto discutido no encontro com Dilma foi o apoio dos governadores para o fim do incentivo para importações realizadas em muitos portos brasileiros. Para Ricardo Coutinho, esse tipo de incentivo fere o interesse nacional e prejudica o mercado interno, com incentivos astronômicos a empresas de fora. O governador defendeu a adoção de uma política de desenvolvimento regional que vá além de um fundo de incentivo, mas com base em benefícios como a redução de impostos federais (Cofins, IPI e PIS). “Se nós vamos ter um ICMS em que majoritariamente será repassado para o destino, restarão esses tributos para avançar no processo de industrialização das regiões menos desenvolvidas. Há uma concordância do governo Federal de apresentar uma proposta na perspectiva de uma política de desenvolvimento regional”, ressaltou.

Carta de Brasília – Os governadores do Norte e Nordeste apresentaram a seguinte agenda, constituída de temas que devem ser tratados de forma preliminar como pré-requisitos necessários a deflagração de qualquer discussão sobre Reforma Tributária. São eles:

1) Convalidação dos benefícios fiscais existentes, na forma da legislação de cada Estado;

2) Adoção de uma política de desenvolvimento com tributos federais, de forma que empresas instaladas em localidades menos desenvolvidas, notadamente nas Regiões Norte e Nordeste, sejam incentivadas com alíquotas reduzidas do IPI, IR, PIS e COFINS;

3) Modificação da tributação das operações interestaduais não presenciais, inclusive aquelas realizadas na modalidade de comércio eletrônico, destinadas ao consumidor final – pessoa física ou jurídica – igualando-se ao tratamento dado às operações entre contribuintes do imposto;

4) Considerando a decisão do Supremo Tribunal Federal, que estabeleceu um prazo até dezembro de 2012 para que o Congresso Nacional aprove a nova legislação sobre os critérios de partilha do Fundo de Participação dos Estados (FPE), é fundamental a garantia de que não haverá redução nas receitas hoje existentes, preservando o percentual de 85% (oitenta e cinco por cento) historicamente destinado aos Estados das regiões menos desenvolvidas;

5) Alteração do atual indexador da dívida dos Estados, passando a adotar o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 2% (dois por cento) ao ano;

6) Adoção do critério “per capita” por aluno matriculado nas respectivas redes públicas das unidades da Federação para a distribuição dos recursos oriundos da contribuição do Salário Educação;

7) Imediata pactuação de critérios para a repartição do produto da arrecadação dos royalties oriundos do pré-sal que levem em consideração o legítimo interesse do conjunto da Federação Brasileira;

8) Manutenção dos mecanismos especiais consagrados no regime tributário da Zona Franca de Manaus;

9) Fixação no PPA 2011-2015 dos recursos para pagamento das compensações decorrentes da desoneração do ICMS nas exportações;

10) Abertura pelo BNDES de linha de crédito aos estados que lhes permitam a manutenção dos níveis de investimento dos últimos anos.



Secom-PB

Operação Gasparzinho: PF prende sete acusados de fraudar R$ 23 mi em licitações

Foto: Fabyana Mota/ON/D.A. Press
Alberto Oliveira da Silva, chefe da Controladoria-geral da União, Alexandre Isbarrola, delegado federal.

A Operação Gasparzinho, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 15, pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União, resultou na prisão de seis pessoas em João Pessoa e uma em São Paulo.

As investigações apontam que nos últimos três anos aproximadamente R$ 23 milhões e atuou em licitações em 35 prefeituras no Estado da Paraíba.
Os presos são acusados de integrar uma organização criminosa especializada em fraudar licitações através da utilização de empresas de fachada.
A investigação colheu evidências de que um grupo de empresários estava utilizando empresas de fachada, registradas em nome de “laranjas”, para fraudar licitações e ocultar bens obtidos com o lucro dos crimes cometidos.
Durante os trabalhos também se verificou que, além de “laranjas” eram utilizados “fantasmas” (pessoas fictícias criadas usando a variação de nomes de pessoas verdadeiras) e que eram obtidos junto aos órgãos públicos de diversos estados documentos para os “fantasmas”, (tais como RG, CPF, etc.), que passavam a ser utilizados para perpetração de uma série de fraudes, principalmente para movimentar valores e registrar bens usados pela quadrilha, especialmente veículos de alto luxo.
Ao todo estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária no estado da Paraíba e São Paulo.
Os presos responderão pelos crimes de crimes de formação de quadrilha (artigo 288, do CPB), fraudes à licitação (Lei 8.666/93), falsificação de documentos e sua posterior utilização (artigos 298, 299 e 304 do CPB), sonegação de tributos (Lei 8.137/90) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).

Da Redação com O Norte

Coronel, irmão do prefeito de Conde, é encontrado morto com tiro na cabeça em João Pessoa

Médico foi encontrado com tiro no ouvido; Polícia suspeita de homicídio

O coronel médico Adelmar Régis, pertencente ao quadro de saúde da Polícia Militar da Paraíba foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 15, no interior do seu veículo. Ainda não se sabe se ele foi vítima de suicídio ou assassinato. Adelmar Régis era dentista e irmão gêmeo do prefeito do Conde, Aluísio Régis. Ele, que já foi diretor do Hospital Edson Ramalho, era casado com Aurinha Azevedo. Deixa três filhos: Flávia (fonodiologa); e os advogados Ana Raquel e Adelmar Filho.
O carro foi localizado na rua Silvino Chaves, por trás do colégio Alice Carneiro, no bairro de Manaira, quase de frente a casa onde morava, dentro de uma caminhoneta L-200.
As primeiras informações do Centro Integrado de Operações Policiais são de que o médico apresenta uma perfuração no ouvido direito e uma arma está na mão direita.

Da Redação

terça-feira

Justiça decreta prisão preventiva de Verônica Verone

 
Verônica Verone, de 18 anos, está presa na penitenciária feminina de Bangu 7 Foto: Agência O Globo / Extra

PMJP intensifica operação “tapa buraco”

PMJP intensifica operação “tapa buraco”

 PMJP intensifica operação “tapa buraco”; próximos bairros beneficiados são listados

A Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) dá continuidade aos serviços de recuperação do pavimento em vários pontos da cidade. Na manhã desta terça-feira (14) foram tapados diversos buracos nas ruas Adolfo Massa e Santos Stanislau (Bairro dos Novais) e Joaquim Pires Ferreira (Bairro dos Estados). Esta semana estão na programação ações na Rua Capitão João Freire (Expedicionário); Vicente Jardim (Tambiá), e na Comunidade Padre Hildo Bandeira (Torre).

Para o morador da Avenida Santos Stanislau, Severino Gomes, a recuperação do pavimento resolveu um problema grave, pois, segundo ele, a cratera que havia impedia o tráfego, que é de mão dupla. “Na avenida só passava um veículo por vez. Até para tirar meu carro da garagem era um problema”.

O comerciante Odilon Batista aponta que a operação “tapa buracos” melhorou a vida dos moradores e agilizou a de quem trafega pela via. “Nos horários de pico o trânsito ficava muito lento, mas ainda bem que a situação foi resolvida”. A Avenida Santos Stanislau faz a ligação da Avenida Cruz das Armas com a via Oeste.

No decorrer da semana as equipes de tapa buraco estarão trabalhando nos seguintes bairros: Varadouro; Esplanada; Cruz das Armas; Bairro do Novais; Água Fria; Mangabeira; Manaíra; Funcionários II e José Américo.

De acordo com o cronograma de trabalho, na última semana foram concluídos os serviços na Avenida Ayrton Senna, alvo de várias solicitações da população. Nesse período a via tem acumulado um grande tráfego de veículo devido à interdição da Avenida Botto de Menezes, desde março, onde a Prefeitura está executando obras de drenagem.

Foram executados serviços também na Avenida Hilton Souto Maior (Mangabeira), Alameda Faraco (Jaguaribe), Feliciano Dourado (Torre), Capitão José Pessoa (Jaguaribe), Barreto Sobrinho (Tambiá), Coremas (Centro) e a Rotatória do Cemitério Santa Catarina (Bairro dos Estados).


Secom-JP

Manoel Jr apresenta proposta de desenvolvimento para a PB em pronunciamento na Câmara

Manoel Jr apresenta proposta de desenvolvimento para a PB em pronunciamento na Câmara