sábado

Políticos decidem mudar de cidade para disputar as eleições de 2012


A palavra migração de acordo com o dicionário significa a movimentação de pessoas de um lugar para outro. Tudo indica que no próximo ano esse conceito será aplicado na área da política partidária. Pois alguns políticos pretendem deixar os municípios onde construíram suas carreiras para disputar a eleição de prefeituras vizinhas.
São vários os casos de políticos renomados que já analisam a possibilidade de mudar de domicílio eleitoral para tentar chegar ao executivo municipal. Alguns dos que já manifestaram esse desejo inclusive já foram prefeitos de outras cidades. Entre os que já externaram a vontade de 'invadir' cidades vizinhas estão deputados estaduais e também políticos que atualmente já ocupam prefeituras. Em comum eles guardam a certeza de que serão bem recebidos pelos eleitores dos municípios.
“Acredito que de maneira nenhuma vai existir dificuldades, nós temos uma proposta consistente de progresso para Cabedelo, aquela cidade precisa de mudança. É isso que nós vamos propor e já temos companheiros trabalhando em uma plataforma de Governo”, disse o deputado estadual Trocólli Júnior (PMDB) dando como certa sua candidatura a prefeitura da cidade portuária. O parlamentar que está no terceiro mandato na Assembleia é natural de João Pessoa, onde já exerceu dois mandatos de vereador.
Para Trocólli, os eleitores de Cabedelo devem receber bem seu nome na disputa do próximo ano. E segundo ele, isso já ficou claro no pleito de 2010 quando foi um dos candidatos mais votados na cidade. “Tive pouco mais de 900 votos, enquanto o candidato mais votado teve pouco mais de mil, votos, foi uma diferença pequena”, disse.
Outro que já confirmou que quer mudar de ares em 2012 foi o prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon (PMDB). Ele pretende cruzar a fronteira para disputar a prefeitura da vizinha cidade de Bayeux. “Eu sou candidato em Bayeux”, afirmou taxativamente, mesmo faltando mais de um ano para a eleição.
Odilon, que está no terceiro mandato como prefeito de Santa Rita, enfatizou que essa prática de mudança de cidade com vistas a projetos eleitorais é algo bastante comum no Brasil. “Isso é natural nós estamos no Brasil”, disse.
Para reforçar o seu argumento , Odilon citou vários exemplos de políticos que mudaram até de estado para se eleger em outros cargos. Alguns casos ele foi buscar em um passado distante como o ex-presidente Washington Luís que é natural do Rio de Janeiro e fez carreira no estado de São Paulo. Mas, ele também citou outros mais recentes como o do atual presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB), que deixou o Maranhão para se candidatar no Amapá. “Não existe nada no Código Eleitoral que impeça isso”, completou.
O prefeito de Santa Rita, assim como Trocólli acredita que seu nome vai ser bem recebido pelos eleitores. “Com certeza meu nome terá boa aceitação”, afirmou confiante.
Além de Trocólli Júnior e Marcus Odilon outros políticos já falaram sobre a possibilidade mudar de domicílio eleitoral para disputar prefeituras. O deputado estadual Branco Mendes (DEM), ex-prefeito de Alhandra, pode se lançar candidato ao poder Executivo da cidade do Conde. Já o também deputado Tião Gomes (PSL), que governou Areia, deve entrar na disputa em Solânea.

Da Redação com Paraiba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário