A palavra migração de acordo com o dicionário significa a  movimentação de pessoas de um lugar para outro. Tudo indica que no  próximo ano esse conceito será aplicado na área da política partidária.  Pois alguns políticos pretendem deixar os municípios onde construíram  suas carreiras para disputar a eleição de prefeituras vizinhas.
São vários os casos de políticos renomados que já analisam a  possibilidade de mudar de domicílio eleitoral para tentar chegar ao  executivo municipal. Alguns dos que já manifestaram esse desejo  inclusive já foram prefeitos de outras cidades. Entre os que já  externaram a vontade de 'invadir' cidades vizinhas estão deputados  estaduais e também políticos que atualmente já ocupam prefeituras. Em  comum eles guardam a certeza de que serão bem recebidos pelos eleitores  dos municípios.
“Acredito que de maneira nenhuma vai existir dificuldades, nós temos  uma proposta consistente de progresso para Cabedelo, aquela cidade  precisa de mudança. É isso que nós vamos propor e já temos companheiros  trabalhando em uma plataforma de Governo”, disse o deputado estadual  Trocólli Júnior (PMDB) dando como certa sua candidatura a prefeitura da  cidade portuária.  O parlamentar que está no terceiro mandato na  Assembleia é natural de João Pessoa, onde já exerceu dois mandatos de  vereador.
Para Trocólli, os eleitores de Cabedelo devem receber bem seu nome na  disputa do próximo ano. E segundo ele, isso já ficou claro no pleito de  2010 quando foi um dos candidatos mais votados na cidade. “Tive pouco  mais de 900 votos, enquanto o candidato mais votado teve pouco mais de  mil, votos, foi uma diferença pequena”, disse.
Outro que já confirmou que quer mudar de ares em 2012  foi o prefeito  de Santa Rita, Marcus Odilon (PMDB). Ele pretende cruzar a fronteira  para disputar a prefeitura da vizinha cidade de Bayeux. “Eu sou  candidato em Bayeux”, afirmou taxativamente, mesmo faltando mais de um  ano para a eleição.
Odilon, que está no terceiro mandato como prefeito de Santa Rita,  enfatizou que essa prática de mudança de cidade com vistas a projetos  eleitorais é algo bastante comum no Brasil. “Isso é natural nós estamos  no Brasil”, disse.
Para reforçar o seu argumento , Odilon citou vários exemplos de  políticos que mudaram até de estado para se eleger em outros cargos.  Alguns casos ele foi buscar em um passado distante como o  ex-presidente  Washington Luís que é natural do Rio de Janeiro e fez carreira no  estado de São Paulo. Mas, ele também citou outros mais recentes como o  do atual presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB), que deixou o  Maranhão para se candidatar no Amapá. “Não existe nada no Código  Eleitoral que impeça isso”, completou.
O prefeito de Santa Rita, assim como Trocólli acredita que seu nome  vai ser bem recebido pelos eleitores. “Com certeza meu nome terá boa  aceitação”, afirmou confiante.
Além de Trocólli Júnior e Marcus Odilon outros políticos já falaram  sobre a possibilidade mudar de domicílio eleitoral para disputar  prefeituras. O deputado estadual Branco Mendes (DEM), ex-prefeito de  Alhandra, pode se lançar candidato ao poder Executivo da cidade do  Conde. Já o também deputado Tião Gomes (PSL), que governou Areia, deve  entrar na disputa em Solânea.
Da Redação com Paraiba 1 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário