quarta-feira

Polícia alerta que passar trote para o número 190 é crime


Apenas no mês de fevereiro de 2011,  a Polícia e o Corpo de Bombeiros da Capital receberam 34.291 chamadas das quais 2.075 foram trotes. Segundo o comandante do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), tenente coronel João Erivaldo de Pontes, o trote é crime previsto em lei.
De acordo com o texto do artigo 340 do Código Penal Brasileiro, provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou contravenção que sabe não ter se verificado é crime. “Trata-se de comunicação falsa de crime ou contravenção, com detenção de um a seis meses ou multa”, disse o militar.
Segundo os dados estatísticos do Ciop, a média de trotes passados para a Polícia é de 30%, aumentando para 35 no período de férias escolares. “Os pais podem ajudar a diminuir esse percentual disciplinando o uso de celulares pelos filhos”, explicou Pontes. 
Passar trote para Polícia prejudica a população que necessita de atendimento de urgência. “As linhas ficam ocupadas, prejudicando muita gente que precisa do socorro imediato. Mas quero lembrar aos que persistem no erro que existem mecanismos tecnológicos que possibilitam saber o local exato de onde foi feita a ligação”, alertou.   
O militar disse que a população pode denunciar a comunicação falsa de crime pelo número 197 (disque denúncia da Polícia Civil). “Inclusive, já houve casos de pessoas presas em flagrante, uma delas, recentemente no Centro de João Pessoa”, revelou o comandante.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário