quarta-feira

Aécio promete críticas ao PT no primeiro discurso

Dois meses depois de tomar posse como senador, tucano resolveu falar

Carolina Freitas
O senador pelo PSDB Aécio Neves em pronunciamento durante homenagem a Mario Covas no Congresso, em março de 2011 Aécio pedirá mais investimento em saúde, saneamento e segurança (Moreira Mariz / Agência Senado)
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) prometeu para esta quarta-feira, às 15 horas, seu discurso de estreia na Casa. Na noite de terça, o tucano ainda fazia os últimos ajustes no texto, mas as linhas condutoras da fala já estão definidas. Aécio fará duras críticas ao estilo de atuação e de governo do PT e apresentará bandeiras da oposição, como a descentralização do poder e dos recursos públicos. 
 
Aécio lembrará os feitos do PSDB pelo Brasil. No discurso do senador, os tucanos aparecem como os responsáveis pela “modernização” do país. Ele vai citar transformações promovidas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como o controle da inflação. Ao mesmo tempo, dirá que os parlamentares do PT foram contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal na época em que o governo FHC lutou para aprová-los. Agora, no entanto, o PT aplaude essas conquistas. É um exemplo do que Aécio listará como “contradições do PT”.
 
O senador apresentará propostas para melhoria das condições políticas, econômicas e sociais do país e falará sobre o papel do Congresso nesse processo. Aécio colocará como uma necessidade para o desenvolvimento do país as grandes reformas e detalhará ideias para o fortalecimento dos estados e municípios e para a melhoria dos serviços de saúde, saneamento e segurança pública. 
 
Desde que foi empossado senador, em fevereiro, Aécio vinha mantendo um silêncio obsequioso em relação ao governo Dilma Rousseff. Chegou a anunciar que faria um discurso de apresentação na segunda semana da legislatura. Diante do debate acalorado a respeito do reajuste do salário mínimo, recuou. Aécio escolheu agora uma semana simbólica para sua fala no Plenário, já que em 10 de abril Dilma Rousseff completa cem dias na Presidência, uma marco para o fim da trégua da oposição com o governo. 
 
O senador só abriu o verbo contra o governo federal no último sábado, ao chegar para uma reunião de governadores do PSDB, em Belo Horizonte. Acusou o PT de usar o Brasil a serviço do partido. Deu, assim, a tônica do que deve ser sua atuação no Senado, como líder da oposição.
Da Redação com Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário