terça-feira

Paraíba não tem como controlar incêndio em prédios de 40 andares

Corpo de Bombeiros é rigoroso para liberação de construções, mas não tem equipamentos para agir em caso de tragédia

 
A especulação imobiliária, a facilidade no crédito e os incentivos do governo, contribuíram para o chamado boom imobiliário que a cidade de João Pessoa vive atualmente. Mas o surgimento dos prédios cada vez mais alto na Capital, também expõe um perigo que pode acarretar em tragédia. De acordo com o vereador Fernando Milanez, o Corpo de Bombeiros da Paraíba não tem equipamentos adequados para controlar, por exemplo, um incêndio em prédio de 40 andares.

Milanez destacou João Pessoa é a única cidade brasileira que vem autorizando a construção de prédios com mais de 40 andares. Além do perigo de um possível incêndio não poder ser controlado, o parlamentar alerta para ouros problemas que podem ser causados.
“Você pega, por exemplo, o bairro do Altiplano que vem sendo tomada por essas torres, onde tinha três casas onde vivem 20 pessoas, se constroem 3 torres com quarenta apartamentos, onde no mínimo vão morar 120 pessoas. E a água, e o consumo de energia e o trânsito? Temos que pensar em tudo isso”, lembrou.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, informou ao WSCOM Online que a liberação das licenças para a construção destes prédios está sendo feita com bastante rigor, respeitando a legislação e exigindo todos os equipamentos de prevenção a incêndio. Porém, ele confirmou que em caso de um incêndio, realmente não há como se chegar até os andares mais altos destes prédios.
Entre os itens exigidos para liberação das construções, o coronel destacou a escada enclausurada, sensor de fumaça, sensor de presença, hidrantes na parte de baixo e nos andares. “Para cada construção, essas exigências variam”, disse.

Da Redação com WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário