quarta-feira

Ciclone formado no litoral do Rio avança em direção ao oceano

 Ciclone provoca ressaca no mar fluminense e pode gerar furacão

Ventos de até 120 km/h se aproximam do litoral do Estado do Rio de Janeiro

Um furacão com ventos de mais de 120 km/h se aproxima da costa marinha do Rio de Janeiro. O fenômeno se encontra a 110 km de distância do litoral, mas, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue em direção ao oceano Atlântico. Nos próximos dias, deverá chegar à África. As ondas no litoral fluminense devem chegar a até 2 m de altura nesta quarta-feira (16).

O fenômeno teve início na última quarta-feira (9), a partir de um ciclone extratropical que provocou tempestades na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. O alerta foi emitido na segunda-feira (14), mas, segundo o órgão, o furacão batizado de Arani (tempo furioso, em tupi-guarani) não oferece riscos à população em terra - somente a barcos e aeronaves que cruzarem a rota do Cabo de São Tomé, no litoral fluminense, a 40 km de Campos dos Goytacazes.

Autoridades norte-americanas ajudaram a confirmar a presença do furacão no litoral brasileiro. O Inmet também informou que a Marinha brasileira já tomou providências para evitar tráfego de embarcações e aviões naquela região.

Está é a primeira vez que um furacão atinge o litoral fluminense e a segunda vez que chega ao Brasil. Em 2004, o extratropical Catarina, classificado por cientistas americanos como de categoria 1, atingiu a região Sul.

Meteorologistas explicam que o Arani se formou de uma frente fria, ao contrário dos furacões que costumam arrasar países no Caribe e têm origem no aquecimento das águas do mar.

Na noite de terça-feira (15), às 20h35, a prefeitura do Rio entrou em estágio de atenção em escala 2, em uma escala que vai até 4. Este estágio é caracterizado pela ocorrência de chuva moderada a forte nas horas seguintes ao alerta, devido à aproximação de nuvens carregadas.
Segundo o Inmet, o tempo permanecerá fechado até sexta-feira (18). As temperaturas vão variar de 12ºC a 29ºC.
Assista ao vídeo: 

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário