quarta-feira

Aviões da coalizão atacam tropas de Kadafi em Misrata

Forças leais ao regime também avançam sobre os rebeldes na cidade líbia

Rebeldes líbios também preparam suas armas para atacar tropas do ditador
]Rebeldes líbios também preparam suas armas para atacar tropas do ditador (Aris Messinis / AFP)
Em Misrata, disparos por parte das forças leais a Kadafi mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, na terça-feira
Os aviões da coalizão internacional mobilizada na Líbia para impor a zona de exclusão aérea bombardearam nesta quarta-feira forças de Kadafi perto cidade de Misrata, entre Trípoli e Sirte, informou a rede de televisão Al Jazira. O ditador Muamar Kadafi, que horas antes foi a público dizer que vai ganhar a batalha contra as forças de coalizão, também avançou sobre os rebeldes na terceira maior cidade do país. Para aumentar a pressão sobre uma fonte chave de recursos do regime de Kadafi, a União Europeia (UE) decidiu, também nesta quarta, impor sanções ao principal grupo estatal de petróleo líbio.
De acordo com testemunhas ouvidas pela rede britânica BBC, as forças leais a Kadafi em Misrata recuaram quando notaram a ofensiva aérea. Os moradores informam, porém, que os atiradores continuavam posicionados nos telhados de casas para tentar alvejar os rebeldes. As forças de Kadafi também retomaram os ataques à cidade de Zintan. O acirramento dos confrontos acontece num momento em que os chefes de estado dos países envolvidos na intervenção militar discutem quem comanda a operação - os americanos avaliam que deve ser a Otan.

Os rebeldes em Misrata, isolados do resto do território em mãos revolucionárias, resistiram nos últimos dias à artilharia das tropas de Kadafi, reforçada por carros de combate e por francoatiradores que impedem qualquer movimento de civis e milicianos. Disparos de atiradores e de obuses por parte das forças leais a Kadafi mataram 17 pessoas, incluindo cinco crianças, na terça-feira na cidade, 200 quilômetros ao leste de Trípoli. O balanço anterior da rebelião registrava cinco mortos, incluindo quatro crianças.

Retaliação - Nesse contexto, a UE alcançou nesta quarta-feira um acordo para impor sanções ao principal grupo estatal de petróleo na Líbia, a National Oil Company (NOC), informaram fontes diplomáticas. Com essa medida os países europeus pretendem aumentar a pressão sobre uma fonte chave de recursos do regime de Muamar Kadafi, que trava uma guerra contra os opositores, e "adaptar as sanções da UE contra a Líbia às decididas pela ONU", segundo as fontes.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu na semana passada autorizar o uso da força e uma série de medidas econômicas contra as autoridades líbias, incluindo o bloqueio de ativos de todas as empresas estatais. O Departamento do Tesouro americano anunciou na terça-feira sanções a 14 empresas que identificou como filiais da NOC.

A NOC é uma peça central do aparato petroleiro do estado líbio e controla uma rede de empresas que se dedicam à exploração, produção e venda de petróleo, segundo o Tesouro americano. A UE também prevê sanções às filiais da NOC, depois da decisão tomada contra a matriz, que deve ser formalmente aprovada pelos governos europeus para entrar em vigor.

Da Redação com Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário