quinta-feira

O que é que as baianas têm para o Carnaval?

O maior trio, figurinos criativos, convidados, desfiles temáticos. Vale tudo. Confira as novidades de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury e Margareth Menezes para a folia de Salvador
DANILO CASALETTI
Está pronto para tirar o pé do chão? O grito de guerra do carnaval baiano já não é mais suficiente para agradar aos foliões. A cada ano, os artistas buscam novas formas de chamar a atenção e brilhar em cima dos trios elétricos. Vale tudo: o maior trio, figurinos diferentes, convidados, desfiles temáticos...

ÉPOCA destaca as quatro maiores cantoras da Carnaval baiano e conta o que eles preparam para embalar a multidão que vai tomar conta das ruas de Salvador a partir desta sexta-feira (4).
Ivete Sangalo
Depois de 16 anos de carreira, Ivete decidiu se homenagear no Carnaval 2011. O tema de sua folia será Hoje é Dia de Ivete. Em cinco dias de desfiles pelo circuito baiano, a cantora vai comandar três blocos diferentes: Bloco Salvador, Cerveja & Cia e Coruja (que completa 10 anos de existência). Para isso, ela encomendou um super trio elétrico batizado de Demolidor Y. De acordo com informações divulgadas pela assessoria da cantora, o trio é ecologicamente correto, feito de alumínio, mais leve, que consome menos combustível.

Para o desfile de domingo, dia 6 de março, a cantora terá a presença do ídolo sertanejo-pop Luan Santana. Juntos, entre outras canções, eles cantarão a música Química do amor. Para hit da folia, Ivete aposta em “Desejo de Amar”, que faz parte do seu CD e DVD Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden.

Neste ano, a cantora inaugura, em pareceria com a revista QUEM, seu camarote do circuito Barra- Ondina. Em um espaço com de 800 metros quadrados, Ivete vai receber amigos e celebridades, entre elas, Claudia Raia, Rodrigo Hilbert e Sheron Menezes. Dentro do espaço, em vez dos ritmos baianos, música eletrônica comandada por DJs como Rafa Gouvêa, Malboro, Jesus Luz e Zé Pedro.
De olho na tecnologia, o Camarote Quem/ Ivete Sangalo terá um aplicativo para iPhone, com com as principais informações direto do blog do Camarote, os melhores vídeos que serão produzidos durante festa, dicas turísticas para o folião não se perder pela folia, além da localização da concentração dos blocos, pontos turísticos e restaurantes através do Google Maps.

Os desfiles de Ivete Sangalo serão transmitidos ao vivo, via YouTube.


Claudia Leitte
A cantora vai levar para as ruas de Salvador o seu trio Transformer, com 26 m de comprimento por 7 m de largura. O palco motorizado ainda conta com passarelas e sistema de elevação que prometem colocar a artistas perto dos fãs.

Como tem feito nos últimos tempos, Claudia Leitte promete surpreender os fãs com seus figurinos. Em coletiva da imprensa realizada na semana passada, a cantora disse que será a “Carmem Miranda do Futuro”.

Entre os convidados, uma estreia na folia baiana: a apresentadora Hebe Camargo é esperada para subir pela primeira vez em um trio-elétrico no dia 8 de março, quando completará 82 anos. Claudia promete fazer uma homenagem para Hebe usando, inclusive, um vestido igual ao escolhido pela apresentadora.

O cantor Beto Barbosa, que, depois de passar um tempo esquecido pela mídia, virou cult devido a um comercial de cerveja, também está sendo anunciado como uma das atrações do camarote da cantora.



Daniela Mercury
Cada um dos quatro dias de desfile da cantora será dedicado a uma arte: teatro, pintura, dança e música. Daniela promete leva-las todas para cima de um trio de três andares. Bailarinos, atores, artistas plásticos e muita tecnologia ajudarão na tarefa.

Antes de passar pelo circuito Bairra-Ondina, Daniela vai até a Recife, em Pernambuco, para participar, no dia 5 de março, do Galo da Madrugada, uma das festas mais tradicionais do Carnaval nordestino. Ela vai cantar acompanhada da Spok Frevo Orquestra.

Na noite de sábado, Daniela estreia oficialmente na folia baiana cantando no trio independente Pipoca da Rainha. No domingo (6), segunda (7) e terça (8), ela comanda o consagrado Bloco Crocodilo.

Entre os convidados de Daniela para os desfiles, estão a coreógrafa Deborah Colker e os cantores Gabriel Povoas (filho da cantora) e Mariana Aydar.



Margareth Menezes

A aposta de uma das mais representativas cantoras da música baiana é a canção Saudação a Caboclo (Selei, meu cavalo selei), que já é sucesso nas rádios. Neste ano, Margareth comandará o Movimento Afropop Brasileiro, um desfile democrático, sem as tradicionais cordas que separam os foliões que pagam caro por um abadá do povo que fica na “pipoca” (de graça).

O bloco sai nos dias 7 e 8 de março (segunda e terça-feira), no circuito Dodô (Barra-Ondina) e tem como convidados o guitarrista Andreas Kisser (Sepultura), os cantores Tonho Matéria e o camaronês Blick Bassy, além da banda paulista As Valkyrias.

Para o desfile do dia 7, a cantora está convocando os foliões para levarem instrumentos de percussão. “Quero ver todo mundo com sua percussão: vale chocalho, tambor, apito e até panela”, disse, em entrevista coletiva. Será uma homenagem que a cantora quer fazer a um dos elementos mais importantes da música baiana.

Da Redação com a Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário