Este é o primeiro preparativo para a comemoração dos 80 anos da estátua
Gasto de energia da nova iluminação será o equivalente ao de dois chuveiros por hora, economia de 2000% quando comparado com os 40 chuveiros do sistema antigo
O Rio de Janeiro faz aniversário nesta terça-feira (1º) e comemora seus 446 anos com um presente para os cariocas. O Cristo Redentor irá ganhar nova ilumunação. A novidade poderá ser vista a partir das 19h. Durante cerimônia que começa às 18h, no Palácio Laranjeiras, na zona sul, o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, acionará, por meio de um celular, as novas luzes do monumento. E, na mesma ocasião, vai anunciar o cronograma das comemorações pelos 80 anos do símbolo, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
Iniciando os preparativos para os 80 anos do Cristo, a estátua vai ganhar iluminação com 300 projetores de LED, que proporcionará combinação de mais de mil cores diferentes. De acordo com dom Orani Tempesta, da arquidiocese do Rio, a nova iluminação vai potencializar a maior reforma que o monumento passou em sua história no ano de 2010.
- Será possível fazer projeções de maneira mais ágil, já que o projeto é moderno e ecológico. Acabou o desperdício de energia.
O Cristo Redentor faz aniversário em 12 de outubro. Até lá, serão realizados eventos religiosos, esportivos, gastronômicos, de moda, musicais e de fotografias, entre outros temas, para homenageá-lo na vasta programação do projeto “80 anos do Cristo Redentor”, que será apresentada em detalhes na terça-feira.
Modernização do entorno do monumento
Todas as instalações elétricas do monumento e seu entorno, como escada de acesso e estacionamento superior, serão revitalizadas ou substituídas, de acordo com seu estado atual de funcionamento. Os projetores de iluminação da estátua serão substituídos por equipamentos mais modernos e eficientes do ponto de vista energético.
Já as instalações elétricas poderão ser controladas remotamente, por meio da internet, via Telecontrole e Telesupervisão, sistema que possibilitará com que o papa, do Vaticano ou de qualquer outra região no mundo, possa acionar o sistema que vai iluminar o Cristo. Todos os projetos de LEDs também contarão com esse tipo de gestão à distância.
Da Redação com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário