segunda-feira

Berlusconi comparece perante a Justiça pela primeira vez desde 2003

Premiê italiano respondeu nesta segunda a uma das quatro acusações envolvendo fraude fiscal



Berlusconi é reu em três casos por corrupção. Foto: Alessandro Garofalo/Reuters
O premiê italiano, Silvio Berlusconi, fez nesta segunda-feira, 28, sua primeira aparição em quase oito anos perante a Justiça da Itália, para responder por acusações de fraude fiscal envolvendo sua empresa de mídia Mediaset.  
Veja também:especial Políticos e seus escândalos sexuais
No total, ele é réu em quatro casos: três por corrupção e um por supostamente ter pago por uma prostituta menor de idade. Ele alega inocência em todos.
No caso em audiência nesta segunda-feira - fechada à imprensa -, Berlusconi é acusado de fraude no seu grupo midiático, por supostamente ter inflado os preços pagos para a transmissão de filmes e de ter usado o dinheiro em um caixa dois, para financiar atividades políticas.
Seu filho Pier Silvio Berlusconi, executivo da Mediaset, também é réu no caso.
Acusações 'ridículas'
Em entrevista à TV italiana nesta segunda, o premiê de 74 anos alegou que "não são verdadeiros os fatos em que os promotores de Milão" basearam as "ridículas" acusações contra ele.
A situação legal do premiê se complicou após uma lei de imunidade que o protegia ter tido seu escopo reduzido pela Corte Constitucional da Itália, em janeiro passado.
Berlusconi, que já se viu envolvido em mais de 50 processos judiciais ao longo de sua carreira política, alega perseguição da Justiça e da esquerda italianas e costumava evitar aparições em cortes. Faltou, inclusive, na audiência anterior relacionada ao caso de fraude fiscal.
Mas, agora, seus advogados afirmam que ele comparecerá a todas as sessões que conseguir para provar sua inocência.
Em abril, ele enfrentará nova audiência, dessa vez relacionada ao caso da dançarina marroquina Karima El-Mahroug, conhecida como Ruby. O premiê é acusado de ter pago para ter relações sexuais quando ela era menor de idade, em festas ocorridas na casa dele. As acusações podem lhe render pena de até 15 anos de prisão.
Os escândalos têm minado a popularidade de Berlusconi, mas ainda não há uma ameaça imediata contra seu mandato de primeiro-ministro.

Da Redação com Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário