segunda-feira

Cassação do deputado Adriano Galdino poderá mudar quadro político e Carlos Batinga ser beneficiado

Cassação de Adriano Galdino poderá mudar quadro político e Carlos Batinga ser beneficiado
                           Deputado Adriano Galdino (Da Internet)
O Adriano Galdino (PSB) enfrenta processo na Justiça Eleitoral, que coloca em risco o seu mandato. Ele responde a um Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), ajuizado pela coligação PMDB/PSC, que está tramitando no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se cassado o diploma de Adriano Galdino, a coligação PMDB/PSC ganharia mais um deputado na Assembleia Legislativa. Nesse caso, entraria o suplente Carlos Batinga (PSC), já que, de acordo com o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os votos de um candidato que teve seu registro indeferido após as eleições não pode ser contabilizado para seu partido ou coligação, sendo declarados totalmente nulos.
A decisão inclusive gerou polêmica no âmbito da Corte eleitoral. O placar foi apertado: 3 a 4. O relator do caso, ministro Hamilton Carvalhido, entendia que os votos de candidatos barrados, após a data das eleições, deveriam ser computados para os partidos. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, e o ministro Marco Aurélio concordaram com o relator.

Da Redacão com Informações do JP online

Nenhum comentário:

Postar um comentário