sexta-feira

Caminhão Feira do Peixe percorre bairros da Capital nesta semana

O Caminhão Feira do Peixe está percorrendo diversos bairros e mercados públicos de João Pessoa, com preços especiais de pescado, em comemoração à Semana do Peixe, que começou nesta segunda-feira (19) e se estende até o dia 25 de setembro. Nesta quarta-feira (21), o caminhão fica o dia inteiro no mercado de Jaguaribe.
A ação é promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com execução da cooperativa Coopesca, que administra o caminhão doado pelo ministério à PMJP. De acordo com o coordenador da Coopesca, João Calistrato, nesta semana, em torno de 12 comunidades da Capital e quatro mercados públicos receberão a visita do Caminhão Feira do Peixe.
“Intensificamos nossa atividade nesta semana com uma promoção de sapuruma. Estamos vendendo três quilos do pescado por R$ 5, quase a preço de custo”, diz ele. Conforme o coordenador da cooperativa, a aceitação da população pessoense tem sido grande, principalmente nas comunidades. “Há dias em que vendemos mais de uma tonelada de peixe”, frisa João Calistrato.
A Coopesca é abastecida por dez cooperativas do litoral paraibano, de Mataraca a Pitimbu, e garante comercialização do pescado de aproximadamente 400 pescadores, a preços justos. A cooperativa elimina a figura do atravessador, que comprava o pescado deles por preços menores e revendia bem mais caro. A Coopesca vende o peixe in natura, mas também atua no beneficiamento, transformando o pescado em filé.
O Caminhão Feira do Peixe possui câmaras frigoríficas com capacidade de até
3,5 toneladas de pescado e a comercialização do produto é feita no próprio veículo. O caminhão possui uma abertura na parte lateral e transforma-se em uma tenda, atraindo a atenção dos consumidores. No caminhão é possível adquirir peixes como sapuruma, saramunete, serra, sardinha, tilápia, ariocó, budão e marisco.
Itinerário – Na segunda-feira (19), excepcionalmente, o Caminhão Feira do Peixe ficou estacionado no Busto de Tamandaré, mas no decorrer da semana localidades como Grotão, Geisel, Mangabeira e Cristo serão visitadas. Na terça-feira (20), o caminhão foi para o Jardim Ester, em Mandacaru.
Em paralelo às visitas nas comunidades, o caminhão se instala por um turno em um mercado público por dia, em média. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a vez é do Mercado Central. No sábado (24) o caminhão se instala no Mercado do Bairro dos Estados e, no domingo (25), na Feira de Oitizeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário