quarta-feira

Sobe para 17 o número de áreas em JP que sofrem com as chuvas

 Uma semana depois de decretar situação de emergência em 13 municípios paraibanos, o Governo do Estado ainda espera ajuda do Governo Federal. Na Capital, a situação não é diferente e subiu para 17 o número de comunidades em situação caótica por conta das chuvas.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o secretário-executivo de Infraestrutura do Estado, Carlos Alberto Dantas Bezerra, disse que o governador Ricardo Coutinho (PSB) já comunicou ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho (PSB), mas os recursos ainda não foram remetidos ao Estado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil confirmou a liberação de recursos para Pernambuco e informou que o pedido dos municípios paraibanos está pendente por falta de documentos.
Enquanto os recursos emergenciais não chegam, a situação de algumas comunidades piora. A Prefeitura de João Pessoa confirmou que vai ampliar para 17 o número de comunidades que precisam de socorro.
A medida foi tomada na terça-feira (10) pelo prefeito Luciano Agra depois de uma reunião de avaliação do plano de emergência da cidade. No encontro também ficou estabelecido um teto de R$ 200 no auxílio habitação às famílias prejudicadas pelas chuvas.
Passam a integrar a lista as comunidades do S, Tanque, Trapiche, Frei Vital e Novo Horizonte. Com o decreto, a prefeitura pode adotar medidas de urgência nesses locais com mais agilidade, sem necessidade de licitações. Também será possível recorrer ao Governo Federal em busca de recursos.
Situação dos municípios
Os municípios que tiveram o decreto de situação de emergência assinado pelo governador foram Arara, Areia, Barra de Santana, Bayeux, Campina Grande, Ingá, Mogeiro, Itabaiana, Natuba, Pilar, Salgado de São Félix, Santa Rita e João Pessoa.
De acordo com relatório emitido pela Secretaria de Infraestrutura, através da Gerência da Defesa Civil estadual, já foram contabilizadas 2.310 pessoas desalojadas e 955 desabrigadas.

Ainda conforme o documento, são 58 casas destruídas e 455 danificadas. Dez prédios públicos estão ocupados por desabrigados, 180 quilômetros de estradas já foram afetados e, segundo o relatório, a PB-082 de acesso a Natuba está interditada. Açudes, bueiros, pontilhões e passagens molhadas também foram afetados pelas chuvas.

Da Redação com Paraiba 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário