quinta-feira

Chuva causa transbordamento de barragem em PE

Quase 145 mil pessoas já foram afetadas pelos temporais deste mês

Do R7
Divulgação/ Prefeitura de Belo JardimDivulgação/ Prefeitura de Belo Jardim
Chuva fez com que barragem tivesse aumento em sua vazão
A forte chuva que cai no Estado de Pernambuco fez com que o nível da água da barragem Pedro Moura Junior, mais conhecida como Ipojuca, em Belo Jardim, causando seu transbordamento.
Veja as fotos das chuvas em Pernambuco
O aumento do volume é devido a chuva que cai da cabeceira do rio Ipojuca, no sertão do Estado. A lâmina de água do vertedouro passou de 5 cm para 18 cm, na manhã desta quinta-feira (5). Segundo o Secretário de Produção e Desenvolvimento Rural e Coordenador Municipal da Defesa Civil, Antônio Carlos Coinha, choveu 23,7 mm nas últimas 24 horas no município.
De acordo com a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento), que se pronunciou extra-oficialmente durante uma reunião na quarta-feira (4), o reservatório também está sendo monitorado pelos engenheiros da companhia duas vezes por dia e não há problemas estruturais, nem risco de rompimento da barragem.
As chuvas que atingem o Estado já afetaram 144.532 pessoas. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil, nesta quinta-feira (5), pelo menos 4.080 pessoas estão desabrigadas (que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos) e 8.503 estão desalojadas (que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares).
Pelo menos duas mortes causadas pelas chuvas foram confirmadas no Estado. Um homem de 47 anos, morador da zona rural do município de Jaqueira, morreu na terça-feira (3) devido a um deslizamento de barreira sobre sua casa.
Na segunda-feira (2), uma mulher de 21 anos foi soterrada quando uma barreira caiu sobre sua residência, no bairro dos Estados, no município metropolitano de Camaragibe.
Segundo pela Defesa Civil, subiu para 48 o número de cidades que foram afetadas pela chuva. Os municípios de Água Preta, Catende, Camaragibe, Casinhas, Escada, Gameleira, Palmares, Paudalho, Passira, Pombos, Primavera, Riacho das Almas, São Vicente Ferrer, Tamandaré, Vicência e Xexéu decretaram situação de emergência.
Foram registradas no Estado 9.845 casas destruídas ou danificadas e 13 pontes danificadas.
Alagoas
Noves cidades decretaram situação de emergência em Alagoas: Campestre, Colônia Leopoldina, Jarapatinga, Jundiá, Novo Lino, Porto das Pedras, São Luis do Quitunde, Jacuípe e São Miguel dos Milagres.
As chuvas já afetaram 6.135 pessoas em todos o Estado. Pelo menos 4.029 pessoas estão desalojadas e outras 838 estão desabrigadas, segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado na quarta-feira (4).
Pelo menos uma morte foi registrada em decorrência das chuvas. Seis pessoas ficaram feridas.

Em relação aos danos materiais, a chuva danificou 542 casas e destruiu 119, além de ter deixado 27 edificações públicas danificadas

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário