sábado

NESTE SÁBADO: SMS abre novos pontos fixos da 13ª campanha de vacinação contra a gripe


A partir deste sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abre novos pontos fixos da 13º campanha de vacinação contra a gripe, que foi ampliada até o próximo dia 31. Os postos extras, distribuídos pelos cinco Distritos Sanitários, vão funcionar das 8 às 12h. A mesma sistemática será realizada no sábado seguinte, dia 28.

“Queremos facilitar o acesso à vacina e por isso o município de João Pessoa vem trabalhando desde o dia 11 com postos volantes em vários pontos da Capital. Temos 23 pontos estratégicos fornecendo a vacinação contra a gripe até o dia 31 de maio e além desses, decidimos incrementar a campanha em outros oito pontos fixos aos sábados”, afirmou Talita Tavares, diretora de Atenção à Saúde.

A Diretoria de Vigilância à Saúde (DVS) informou que além dos postos já disponibilizados, nos últimos dias da campanha, 30 (segunda-feira) e 31 (terça-feira), a principal agência bancária de cada distrito também terá um ponto de vacinação. No reforço da campanha, as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, bem como outros 23 postos estratégicos, estão fornecendo a vacina para gestantes, crianças de idade entre 6 meses e menores de 2 anos, além de pessoas com 60 anos ou mais.

Talita Tavares ressaltou que é imprescindível à presença da população nos postos para que a meta de vacinação de 77 mil pessoas seja alcançada. “Já conseguimos vacinar 62% dos idosos. A nossa meta é chegar aos 80%. Por isso estamos ampliando a cobertura e chamando a população para a importância de se vacinar, tendo em vista que o público alvo é mais vulnerável à gripe”, ressaltou Talita.

Os pontos adicionais serão distribuídos por vários locais da Capital. Neste sábado (21), estarão abertos o Lactário da Torre e a Unidade das Praias. Já no dia 28, os usuários poderão contar também com a Unidade de Saúde de Mandacaru, Cruz das Armas, Lactário, unidade praias, Cais Mangabeira e Cais Cristo. Estes postos ficarão abertos das 8 às 12h. “A morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias com estes grupos, que são mais frágeis, tem de ser reduzida e melhor solução para isso é vacinar”, esclareceu Chiara Dantas, responsável pelo setor de imunização da SMS.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início oficialmente em João Pessoa no dia 30 de abril, no Ponto Cem Réis. Na oportunidade, além de todas as unidades de saúde, foram instalados 30 postos móveis por toda Capital, incluindo shopping centers, terminal de integração e hipermercados. Entre os postos extras de vacinação que serão mantidos até o dia 31 de maio estão os localizados na Praça 13 de Maio, Mercado central de Mangabeira, Shopping Sul, supermercados Extra, Ponto Cem Réis, Terminal de Integração e Busto de Tamandaré. Cerca de 1.200 profissionais de saúde estão trabalhando nos postos de vacinação.

Nesta campanha, a vacina utilizada é trivalente, com duas cepas para a influenza sazonal e uma para a H1N1. A vacina é contra indicada para pessoas com alergia a ovo. A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e tem contágios por forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias contaminadas.

Da Redação com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário