quarta-feira

São João de CG equilibra programação entre o tradicional e o “plástico”

Maior São João do Mundo tem representantes do


A programação do São João de Campina Grande, divulgada na manhã desta terça-feira (10), veio com opções para todos os gostos. Depois de uma breve análise, o Paraíba1 constatou que houve um equilíbrio entre as atrações de forró tradicional e o que o secretário de Cultura do Estado, Chico César, chamou de “forró de plástico”. No fim das contas a programação valoriza tanto a cultura regional, quanto a "vontade do povo".

Durante o anúncio da programação, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gilson Lira, declarou que não poderia deixar de fora do evento as bandas mais pedidas pela população nas rádios. "O povo ouve porque a rádio toca, ou a rádio toca porque o povo quer? No fim, é o que o público jovem gosta", questionou.



Apesar de não existir um conceito definido de “forró de plástico”, pode ser percebida a presença de grandes representantes do gênero, como Aviões do Forró, Garota Safada, Calypso e Forró da Xêta. Também entraram na polêmica as duplas sertanejas, que, na programação do Maior São João do Mundo, vêm representadas por Amigos Sertanejos.



Nos principais dias da festa os grandes nomes do forró tradicional foram lembrados. A abertura terá Flávio José e Jairo Madruga, no dia 23, véspera de São João, a principal atração será a paraibana Elba Ramalho. Os dias 29 e 30 serão marcados pelas apresentações de Sirano e Sirino, Os Três do Nordeste e do primo de Elba, Zé Ramalho.



A polêmica acerca do assunto começou com a declaração do secretário estadual da Cultura, Chico César, de que não iria contratar bandas de “forró de plástico” e duplas sertanejas para os festejos juninos patrocinados pelo Estado. A polêmica se generalizou quando o secretário de Interiorização do Estado, Adriano Galdino, afirmou que não iria patrocinar o São João de Campina Grande.



Em resposta a essas declarações, o prefeito Veneziano Vital comentou que iria enviar a lista completa das atrações ao secretário Chico César. “Vou transmitir toda a relação para que ele julgue se todas essas pessoas – como Antônio Barros e Cecéu, Flávio José e Genival Lacerda – são atrações de plástico”, declarou, complementando que iria submeter a programação ao crivo do secretário para que ele diga se esses artistas não seriam dignos de investimento.



Confira abaixo a programação do São João de Campina Grande:




Nenhum comentário:

Postar um comentário