terça-feira

Santanna se apresenta no São João da Capital na noite desta terça
















A animação da noite de São Pedro nesta terça-feira, dia 29, no Ponto de Cem Réis, não poderia estar em melhores mãos... e vozes. Além de Santanna, O Cantador, apresentam-se o sanfoneiro Aleijadinho de Pombal e o grupo Os Três do Nordeste. Os shows são abertos ao público e começam a partir das 18 horas, numa promoção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Santanna é considerado com razão um dos mais importantes herdeiros musicais de Luiz Gonzaga, e não só pelo timbre da voz, muito semelhante ao de Seu Lua, mas também pelo toque poético de suas letras, as doces melodias, os arranjos criativos e o suingue contagiante que caracterizam suas canções. O artista canta com alma e coração, o que sempre faz a diferença.

Tem coisa melhor que ouvir Santanna ao vivo dançando agarradinho ao som de 'Ana Maria' (Janduhy Finizola), 'Chamego proibido' (Jorge de Altinho/Lindolfo Barbosa), 'D'estar' (Eliezer Setton), 'Doidim por você' (Gonzaguinha/Luiz Gonzaga), 'Tamborete de forró' (Artúlio Reis), 'Lembrança de um beijo' (Accioly Neto) e Siá Filiça (Bira Marcolino/Fátima Marcolino)? Se tiver, avisem...

Além de excelente intérprete, Santanna é pesquisador musical e conhece como ninguém a cultura popular nordestina. Para início de conversa, nasceu pelas mãos de uma parteira de nome emblemático, Maria Baião, e cresceu ouvindo aboio de vaqueiro, canto de lavadeira, oração de rezadeira, lamento de carpideira e improviso e ponteio de viola de poetas-repentistas. Natural de Juazeiro do Norte (CE), Santanna sonhava em conhecer o seu maior ídolo, Luiz Gonzaga. O encontro com o Rei do Baião aconteceu em 1984 e, conversa vai, conversa vem, tornaram-se grandes amigos. O talento do discípulo cearense cativou o mestre pernambucano, e Santanna não só abriu shows como atuou como vocalista de Gonzagão.

Em 1992, Santanna tornou-se cantor profissional. Hoje, é dono de uma pequena, mas expressiva discografia, Forró: A dança do dia-a-dia (2010), Forró: A arte do abraço (2008), Forró Popular Brasileiro (2006), Forró de bem querer (2004), Forró pé de serra: 10 anos de carreira (2002) e Xote pé de serra (2001), além do DVD Forró Popular Brasileiro (2006).

Da Redação Com 24hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário