terça-feira

Embarcação que vai fazer a dragagem do porto atraca em Cabedelo

A dragagem do porto de Cabedelo começa nesta quarta-feira, dia 30. A draga que fará os trabalhos já está atracada no cais do atracadouro. A embarcação saiu do Rio de Janeiro na semana passada e aportou em Cabedelo nesta segunda-feira, dia 28.

A draga Hang Jun 3001 tem 3 mil metros cúbicos, 96 metros de cumprimento e 18 metros de boca (largura) e é um equipamento adequado para as necessidades do Porto de Cabedelo.

O diretor presidente da Companhia Docas da Paraíba, que administra o porto, explicou que a draga tirar a terra do fundo do rio para aprofundar o canal. De início, ele frisou que o trabalho será feito através de sucção e depois de retirada de areia com uma espécie de pá mecânica. A expectativa é que os trabalhos durem cerca de 120 dias.
As obras visam a ampliação da capacidade operacional do terminal portuário com a dragagem do canal de navegação, bem como da bacia de evolução, dragada pela última vez há mais de cinco anos, permitindo que navios de grande calado trafeguem e descarreguem sem riscos devido ao assoreamento. A obra custará o equivalente a  R$ 49,4 milhões e serão financiadas com recursos do PAC.
Wagner Breckenfeld destaca, ainda, que a dragagem aumentará a capacidade de geração de emprego e renda, uma vez que a capacidade de operação do porto também deve crescer proporcionalmente ao aumento de demanda.

O terminal paraibano possui atualmente um canal de seis quilômetros de extensão, 150 metros de largura e 9,14 metros de profundidade e trabalha com uma limitação de recebimento de embarcações de até 30 pés de calado
Os principais produtos que chegam ao porto de Cabedelo são os granéis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), além do subproduto do petróleo (coque de petróleo) um combustível sólido importado da Venezuela e dos Estados Unidos e utilizado em caldeiras industriais. Além disso, o porto também recebe trigo da Argentina e do Rio Grande do Sul que precisa ser escoado para os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A solenidade de início do trabalho de dragagem do porto ocorre nesta quarta-feira, às 11 horas, e contará com a presença do governador José Maranhão, do secretário de Planejamento da Secretaria Especial dos Portos, Jorge Zuma, que representará o ministro Sérgio Brito, além de várias autoridades, marcará o início dos trabalhos da draga Hang Jun 3001, da empresa Enterpa, vencedora da licitação para execução das obras.

Da Redação Com ONORTE.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário