sábado

Bombeiros realizam demonstração de salvamento em altura

Treinamento aconteceu no Edifício Régis



Bombeiros realizam treinamento no Edifício Régis (Crédito: Secom/PB)
Equipes do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros realizaram na manhã desta sexta-feira (4) uma demonstração de salvamento em altura. A chuva não atrapalhou a apresentação, que foi assistia por várias pessoas. A demonstração faz parte do Curso de Treinamento com a participação de 17 integrantes da Corporação sob a coordenação dos tenentes Thiago Aragão e Hugo César.
A demonstração aconteceu no Edifício Regis, Centro de João Pessoa. Os bombeiros militares se posicionaram na cobertura do prédio e, por volta das 10h, iniciaram a descida com corda. De cada vez, duas pessoas desciam do prédio como se fosse um salvamento de verdade. Duas viaturas, sendo uma camioneta e uma ambulância, se posicionaram para atender casos de urgência como se fosse de verdade.
O capitão Erik Oliveira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, disse que esses treinamentos são realizados para o aprimoramento da tropa com o objetivo de melhorar a prestação de serviço para a sociedade paraibana, no caso de salvamento em altura.
O treinamento a que é submetido os integrantes do Batalhão de Busca e Salvamento possui carga horária de 30 h/a. As instruções abordam assuntos como materiais e equipamentos de salvamento em altura, normatização e certificação, segurança nas operações em altura, nós e amarrações, adaptação tática em altura, ancoragens, montagem de circuitos nos diferentes planos, rotas de fuga, técnicas de ascensão e técnicas de salvamento de vítimas conscientes.
O capitão Erik destaca que este o primeiro de outros treinamentos que o efetivo do Batalhão de Busca e Salvamento participará. “Nossa meta é tornar o batalhão como referência operacional na área de salvamento, primando sempre pela excelência em defesa da vida”, concluiu.
Para este ano, estão programados treinamentos de salvamento aquático, terrestre, operações em regiões inóspitas (sobrevivência), atendimento pré-hospitalar.
Da Redação com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário