Tormenta também colocou o Vietnã e partes da China em alerta neste sábado (17)
Foto Jay Directo/15.07.2010/AFP
Moradores tentam reconstruir casa após passagem do tufão Conson por Manila, capital das Filipinas; tormenta colocou Vietnã e China em alerta
Ao menos 65 pessoas morreram nas Filipinas por causa da passagem do tufão Conson, nestas sexta-feira (16) e sábado (17). Autoridades dizem, no entanto, que o número pode ser ainda maior, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas. Após provocar outras duas mortes na ilha turística de Hainan, no Sul da China, o Conson se dirige ainda neste sábado para o norte do Vietnã, mas já convertido em tempestade tropical.
O Centro Nacional de Meteorologia vietnamita espera que a tormenta chegue ao litoral do país com rajadas de vento de até 117 km/h e chuvas intensas.
Em comunicado, o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, pediu às autoridades locais que estejam em alerta, sobretudo entre as Províncias litorâneas de Quang Ninh e Thanh Hoa, onde são aguardadas ondas de entre 6 m e 8 m.
O Exército está mobilizado para retirar mais de 150 mil pessoas, e 52 mil navios pesqueiros receberam ordem de atracar no porto, de acordo com a agência oficial Vietnam News.
A ordem chegou depois que as autoridades perderam o contato com 17 embarcações da Província de Quang Ngai, que levavam 237 pessoas a bordo.
O alerta também chegou à Província de Quang Ninh, onde se concentra a maior parte da indústria do carvão, diante do risco de acidentes em minas, e à baía de Halong, onde cruzeiros turísticos foram surpreendidos pela tormenta.
Segundo a Vietnam Airlines, o tráfego aéreo deve sofrer com atrasos e cancelamentos de ao menos quatro voos no aeroporto de Haiphong.
Região enfrenta cerca de 20 tufões por ano
O tufão Conson chegou com força na última terça-feira (13) às Filipinas, depois que as autoridades emitiram uma previsão errada dizendo que o fenômeno passaria mais ao norte.
Após as 65 mortes, a marinha filipina continua procurando 43 pescadores e marinheiros desaparecidos no litoral de Manila, a capital filipina
Da Redação Com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário