sábado

Chega a 65 o número do mortos por tufão nas Filipinas

Tormenta também colocou o Vietnã e partes da China em alerta neste sábado (17)

Jay Directo/15.07.2010/AFPFoto Jay Directo/15.07.2010/AFP
Moradores tentam reconstruir casa após passagem do tufão Conson por Manila, capital das Filipinas; tormenta colocou Vietnã e China em alerta


Ao menos 65 pessoas morreram nas Filipinas por causa da passagem do tufão Conson, nestas sexta-feira (16) e sábado (17). Autoridades dizem, no entanto, que o número pode ser ainda maior, já que dezenas de pessoas continuam desaparecidas. Após provocar outras duas mortes na ilha turística de Hainan, no Sul da China, o Conson se dirige ainda neste sábado para o norte do Vietnã, mas já convertido em tempestade tropical.
O Centro Nacional de Meteorologia vietnamita espera que a tormenta chegue ao litoral do país com rajadas de vento de até 117 km/h e chuvas intensas.
Em comunicado, o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Tan Dung, pediu às autoridades locais que estejam em alerta, sobretudo entre as Províncias litorâneas de Quang Ninh e Thanh Hoa, onde são aguardadas ondas de entre 6 m e 8 m.
O Exército está mobilizado para retirar mais de 150 mil pessoas, e 52 mil navios pesqueiros receberam ordem de atracar no porto, de acordo com a agência oficial Vietnam News.
A ordem chegou depois que as autoridades perderam o contato com 17 embarcações da Província de Quang Ngai, que levavam 237 pessoas a bordo.
O alerta também chegou à Província de Quang Ninh, onde se concentra a maior parte da indústria do carvão, diante do risco de acidentes em minas, e à baía de Halong, onde cruzeiros turísticos foram surpreendidos pela tormenta.
Segundo a Vietnam Airlines, o tráfego aéreo deve sofrer com atrasos e cancelamentos de ao menos quatro voos no aeroporto de Haiphong.
Região enfrenta cerca de 20 tufões por ano 
O tufão Conson chegou com força na última terça-feira (13) às Filipinas, depois que as autoridades emitiram uma previsão errada dizendo que o fenômeno passaria mais ao norte.
Após as 65 mortes, a marinha filipina continua procurando 43 pescadores e marinheiros desaparecidos no litoral de Manila, a capital filipina

O Conselho Nacional de Coordenação de Desastres das Filipinas alertou neste sábado os residentes da ilha de Luzon sobre uma nova frente meteorológica que poderá se transformar em tempestade. As Filipinas se encontram numa região do oceano Pacífico atingida anualmente por até 20 tufões, que matam centenas de pessoas.
Da Redação Com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário