terça-feira

40% dos educadores não sabem onde denunciar crimes virtuais

 
Cerca de 40% dos educadores não sabem como nem onde denunciar crimes cometidos na internet, aponta uma pesquisa inédita divulgada pela Safernet para marcar o Dia da Internet Segura, que é realizado nesta terça-feira (8). Foram entrevistadas 966 pessoas que trabalham nas redes pública e particular em quatro estados do país.
Apenas 15% dos entrevistados sabiam da existência do site denuncie.org.br, mantido pela Safernet, e outros 12% disseram que procurariam uma delegacia para denunciar crimes cometidos na internet.
Além disso, os educadores reconhecem que é urgente trabalhar questões ligadas ao uso ético da internet (55%), embora não tenham subsídios para realizar essa discussão em sala de aula. Isso porque a pesquisa mostra que quase 30% dos entrevistados informaram não ter nenhum recurso para tratar do tema com os alunos.
“Há uma carência de materiais para que educadores abordem o uso seguro da internet em sala de aula”, reforça Rodrigo Nejm, diretor de prevenção da Safernet. A maioria dos entrevistados (79%) disse ainda que gostaria que existisse um canal online para tirar dúvidas sobre o tema.
A organização não-governamental concluiu que o uso ético das tecnologias precisa ser incorporado aos currículos escolares. A prática deve ocorrer de forma simultânea à inclusão digital dos alunos, educadores e pais. “É importante que o jovem entenda que a internet não é uma terra sem lei”, alerta Nejm.
Dia da Internet Segura
Organizações de 65 países comemoram nesta terça-feira (8) o Dia Mundial da Internet Segura, que tem como objetivo mobilizar internautas, principalmente crianças e adolescentes para o uso consciente da rede.
O tema deste ano, "Estar online é mais que um jogo. É sua vida", chama a atenção para a responsabilidade ética dentro do mundo virtual.
Mais informações sobre as atividades de conscientização durante a data estão no site da Safernet, o http://www.safernet.org.br
Da Ascom do MPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário