segunda-feira

Três novos partidos colhem assinaturas para formalizarem sua criação na Paraíba



Foto: Ovídio Carvalho/ON/D.A Press
Rômulo Gouveia deve comandar o PSD quando tiver seu registro homologado

O Brasil tem, atualmente, 27 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, de acordo com levantamento feito pelo órgão, a partir dos dados fornecidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados, pelo menos outros 20 buscam registros para formalizarem sua existência e disputar as eleições do próximo ano.
Desse total de novas siglas partidárias, três delas estão recolhendo assinaturas para serem criadas na Paraíba. São elas: Partido Social Democrático (PSD), Partido da Pátria Livre (PPL) e o Partido Novo (PN). Dos três, o PSD, liderado no estado pelo vice-governador Rômulo Gouveia, é o que mais se destaca e já vem conseguindo adesões de vários políticos de peso no cenário estadual.
A proposta do partido, em nível estadual, é ser um partido independente, que já deve lançar candidatos próprios para concorrer em diversos municípios. Mas nas principais cidades do estado, a sigla deve se manter como aliada do governo estadual, apoiando e se coligando com o PSB, do governador Ricardo Coutinho. Tão logo começou a se formar, o PSD traçou metas audaciosas para uma legenda recém-nascida, que é chegar a 50 mil assinaturas até o dia 7 de outubro.
E como o que mais se destaca entre os partidos novatos, a sigla é a que mais está na mira dos adversários. O Partido da Mobilização Nacional (PMN) na Paraíba, por exemplo, entrou com requerimento na 1ª Zona Eleitoral e junto ao TRE-PB solicitando conferências, exames e perícias nas listas de apoiadores para a criação do partido, sob a alegação de que "as irregularidades e fraudes têm sido constantes nas listas de apoiadores", conforme afirmou a presidente do PMN, Lídia Moura.
Já o Partido da Pátria Livre, que tem em seu comando estadual o jovem Eugênio Falcão, é resultado da união de várias frentes sindicais, como a CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) FADIM (Federação Democrática Internacional das Mulheres), CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro), os movimentos estudantis UNE e UBES, entre vários outros.
O Partido Novo (PN), que é o mais recente de todos e tem João Dionísio Filgueira Amoedo na sua direção na Paraíba, foi fundado por 181 cidadãos, atuantes em 35 diferentes áreas profissionais da sociedade civil.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário