terça-feira

Governador destaca papel do MP na construção de novo tempo na Paraíba

 
O governador Ricardo Coutinho destacou o papel  do Ministério Público como fiscal da legalidade e avalista dos desafios do Estado e, sobretudo, parceiro da construção de novos tempos econômicos e sociais para a Paraíba. A declaração foi feita no discurso que proferiu durante a solenidade de posse do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle, na noite desta segunda-feira (29), no Teatro Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.
Ricardo Coutinho destacou ações do Poder Executivo que respeitam os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e moralidade – entre elas o Pacto pelo Desenvolvimento Social, Empreender Paraíba, o Plano da Educação. “É dessa forma, com muito trabalho, que vamos minimizando os problemas vivenciados pela sociedade e apresentando soluções em parceria com os poderes Legislativo e Judiciário”.
O governador Ricardo Coutinho frisou que as dificuldades vivenciadas não são somente do Executivo, mas de toda a Paraíba e pediu apoio do Judiciário, Legislativo, Ministério Público e do Tribunal de Contas dentro dos seus respectivos papéis. “Os problemas e desafios da Paraíba devem ser superados por todos os poderes”, completou.
Ricardo Coutinho lembrou que escolheu o nome de Oswaldo Trigueiro como procurador geral de Justiça por ele representar uma chapa eleita integralmente pela maioria dos membros do Ministério Público e também pelas suas qualidades no exercício do cargo: “O Ministério Público será conduzido por um cidadão compromissado com a Justiça, com a cidadania, e com os interesses sociais e individuais e o regime democrático”, ressaltou.
Combate ao crime organizado – O procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, foi reconduzido ao cargo que ocupará até agosto de 2013. Oswaldo Trigueiro colocou como meta principal neste segundo mandato o combate ao crime organizado e a modernização do MP através das tecnologias da informação para reduzir os índices de violência no Estado: “No nosso primeiro mandato estivemos muito voltados para a defesa dos direitos da sociedade e agora também vamos priorizar de forma mais intensa o combate ao crime organizado”.
Oswaldo Trigueiro informou que o Ministério Público investiu R$ 2 milhões em tecnologia na sua gestão e irá investir mais R$ 5milhões nos próximos anos para dar mais musculatura ao órgão no combate à ação das organizações criminosas. Ele destacou a importância da união dos poderes para a superação dos desafios e a defesa dos interesses da sociedade.
A posse de Oswaldo Trigueiro contou com presenças do governador Ricardo Coutinho (PSB); do vice-governador, Rômulo Gouveia (PSD); do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB); do deputado federal Luiz Couto (PT); do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo, do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, do vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leôncio Teixeira, do conselheiro do TCE, Arthur Cunha Lima, além de outras autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público.
Da Redação com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário