sexta-feira

Conselho Federal de Medicina proíbe exposição do antes e depois de pacientes


                          No caso das propagandas, o famoso "antes e depois" será proibido
O Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu novas regras e critérios para a publicidade médica no país. No caso das propagandas, o famoso "antes e depois" será proibido. O médico não poderá mais expor o paciente em peças publicitárias, nem com a concordância dele.
O uso de celebridades também terá restrições e o uso de imagens que vinculem o uso de serviços de saúde ao sucesso pessoal ou profissional. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 19, mas passa a valer em 180 dias.
Em programas de entrevistas ou mesmo em reportagens os médicos não poderão anunciar serviços, dar telefones, endereços ou ter participação que tenha como fundo conquistar novos clientes. Os comentários devem ser esclarecedores e educativos, evitando o sensacionalismo.
As novas regras exigem também que o médico indique em local claro seu CRM em cartões ou mesmo anúncios em revistas. De acordo com o conselho, isso facilitará ao paciente pesquisar sua situação (se está ativo ou cassado) e se realmente o número anunciado pertence ao profissional.
O profissional responsável pelas instituições deve ter a função destacada em locais visíveis. A medida vale para diretores de clinicas privadas e públicas.
Segundo o CFM, a preocupação é estimular um comportamento transparente, ético, educativo e não sensacionalista entre os profissionais.

Fonte: Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário