terça-feira

Troca-troca de partidos esquenta cenário político Condense

Prazo para troca de partidos termina dia 7, mas ainda há políticos avaliando convites para se filiarem.
 
A um ano das eleições municipais, os principais partidos políticos da cidade de Conde vêm se movimentando no intuito de formar fortes grupos para a disputa de vagas na Câmara Municipal e também da Prefeitura.
Os políticos Condenses escondem o jogo quando o assunto é mudança de partido. Na reta final para as filiações partidárias, a situação em algumas legendas é de "vaca desconhecer bezerro". 

Tem político que aparece como "promessa" de filiado em mais de um partido. As informações são as mais desencontradas. Até a última sexta-feira (30), o quadro era de total indefinição. Muitos disseram que só vão se definir nos instantes finais.
De acordo com o calendário eleitoral, um ano antes do pleito, no dia 7 de outubro de 2011, sexta-feira, todos os partidos que quiserem participar das eleições devem ter obtido registro no TSE. 

O prazo é o mesmo para os candidatos que pretendem concorrer estarem com sua filiação partidária regularizada, e terem como domicílio eleitoral a circunscrição na qual pretendem disputar mandato eletivo.
Na cidade de Conde, os partidos disputam o passe de políticos que estão sem mandato e pretendem disputar as eleições municipais de 2012.

Quem chega fazendo parte do novo cenário político municipal é o Repórter Carioca.

Afirma que sua história política começou com “o ex-governador Leonel Brizola”

 “Minha história na política teve inicio pelas mãos do ‘ex-governador Leonel Brizola’", comentou o Repórter Carioca, que relembra com carinho a primeira conversa que tiveram em Nova Iguaçu- RJ, antes que ele saísse do quase anonimato para a candidatura a Vereador daquele Município.
Leonel de Moura Brizola
“Perdemos um líder dos mais grandiosos de nosso País. Sua história de lutas e conquistas mistura-se a do Rio de Janeiro”, completa o Repórter.
Ele conta que nesses 29 anos de Política teve a oportunidade de conviver com vários políticos como: Ex-Governador Leonel de Moura Brizola, Ex-Governador Marcello Alencar, Ex-Governador Anthony Garotinho, Ex- Governadora Rosinha Garotinho, Ex-Deputado Federal e Senador Francisco Dornelles, Ex-Deputado Federal Álvaro Valle, Deputado Federal Nelson Burnier, Ex-Deputada Estadual Aparecida Gama, Ex-Prefeito Aluísio Gama, Ex Prefeito Altamir Gomes, Ex Prefeito Mair Rosa.
Seu primeiro Partido a ingressar na política foi o extinto Partido Liberal (PL), depois o partido democrático brasileiro (PDT) e permanecendo 10 anos no partido da social democracia brasileira (PSDB) e no último domingo renovou com a sigla no município mais teve um pedido formal do Prefeito Licenciado Aluísio Régis, para filia-se ao PMDB na qual faz parte do grupo desde que chegou à cidade de Conde.
Outro que pretende voltar à cena política condense é o ex-vereador Marinésio. Ele disputará uma cadeira na Casa Cícero Leite. As informações que circularam pela cidade davam conta do seu ingresso no PTC. Disseram até que a filiação dele não foi aprovada pelo diretório municipal do partido por falta de quórum. Ele nega a filiação e diz que ainda está estudando as propostas. Uma delas é de se filiar ao PMDB.
Os dirigentes partidários fazem mistério sobre as filiações. A estratégia é esconder o jogo até o minuto final da partida. O PMDB é um dos partidos que não revela para ninguém os nomes dos novos filiados. “O próprio Aluísio Régis é que tem tratado de conversar com alguns companheiros que devem se filiar até o final do prazo” despistou a chefe de gabinete Tânia Pimentel.
Ela disse que os contatos são feitos em sigilo para que os partidos adversários, sobretudo os que são ligados a oposição não atrapalhem as negociações. “É o próprio Aluísio que está tratando disso e até o último instante em sigilo por uma questão estratégica”, afirmou Tânia, garantindo que o PMDB terá quadros bons para disputar a eleição de vereador.
 A chefe de gabinete Tânia Pimentel, é uma forte candidata a ocupar uma cadeira na casa Cícero Leite.
 Hoje o partido possui a maior bancada na Câmara, contando com os vereadores Dennys Pontes e Léo de Jacumã. Além disso, os peemedebistas filiaram outros virtuais candidatos à vereança vindos de partido, inclusive aliados, como o PSDB e PTdoB.
 PSDB – O PSDB no Conde está se reestruturando e deve lançar uma chapa completa de vereadores. A mudança de direção – a presidente atual é a ex-prefeita Arleide Azevedo– trouxe novas perspectivas. Segundo Antônio de Bal, o partido está aberto para conversar tanto com a situação quando a oposição. O PSDB era aliado do governo peemedebista de Aluísio Régis.
De acordo com o vereador Antônio Bal (PSDB), a troca de partido acaba se tornando natural em um momento de disputa, porém ele afirma que o PSDB está trabalhando para agrupar o maior número de lideranças políticas. “Nosso partido tem fortes lideranças e estamos recebendo mais pessoas, mais líderes políticos dos bairros da cidade. Vamos ter um forte quadro para a disputa das eleições”, disse.
DEMAIS PARTIDOS – Neste caminho de fortalecimento visando às eleições de 2012 estão outros partidos como o PTC, PSB, e o novato PSD, recém-criado, está na luta para fortalecer o partido e eleger uma boa bancada na eleição de 2012
Segundo Repórter Carioca, fazer filiações e estruturar o partido é “o caminho natural do novo partido”.
Toda movimentação política que está acontecendo é natural e faz parte do processo democrático. “O que a população precisa saber é principalmente como se dá essa medição de forças entre os partidos e neste aspecto entra o papel da imprensa”, explicou Carioca.
Reportagem: Rafaela Soares
Fotos: Central PB de Jornalismo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário