sexta-feira

Desembargadora Maria das Neves recebe Medalha “Epitácio Pessoa” da ALPB


Na manhã desta quinta-feira (6), a desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira, vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, recebeu a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado: a Medalha “Epitácio Pessoa”. A proposição foi deputado João Gonçalves e aprovada pelos parlamentares. “Estou pronta para a enfrentar a vida, ajudar o nosso povo e distribuir a justiça com dignidade e respeito”, afirmou a desembargadora, emocionada ao receber a Medalha.
Na oportunidade, o presidente do Tribunal, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, considerou justa a homenagem à Maria das Neves. “Ela é uma mulher batalhadora, venceu na vida profissional, e apesar das dificuldades pessoais ela continua a executar seu trabalho com dignidade e honradez.”
Projetos de Reintegração - Durante a sua atuação na Vara de Execuções Penais da Capital, a desembargadora Maria das Neves foi incentivadora dos projetos de reintegração social dos presídios da comarca de João Pessoa, a exemplo da produção artesanal do Presídio Feminino "Maria Júlia Maranhão", com exposições em outras instituições. Também contribuiu com a implantação do grupo musical "Reintegrados no Ritmo", formado por apenados (regime fechado) da Penitenciária Máxima "Criminalista Geraldo Beltrão". Integrou o Conselho Estadual do Sistema Penitenciário da Paraíba.
Antes de ingressar na magistratura paraibana, Maria das Neves foi promotora de Justiça do Estado de Pernambuco. Enquanto juíza de Direito do TJPB, atuou nas unidades judciárias de Jacaraú, Alagoinha, Sousa, Campina Grande e Capital. Foi coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas e a primeira juíza convocada para integrar o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em substituição ao desembargador Rivando Bezerra Cavalcanti, em 2000 e nomeada desembargadora no dia 19 de dezembro de 2007.
Na área acadêmica, atuou como professora da UFPB em Licenciatura Plena nas disciplinas Direito e Legislação, Economia e Mercado e Organização e Normas. A magistrada também recebeu os Diplomas de Cidadania dos municípios de Alagoinha, Sousa, Campina Grande, Cabedelo e João Pessoa, além dos Títulos de Cidadania Paraibana e "Anayde Beiriz", conferidos pela Assembleia Legislativa da Paraíba, Diploma "Destaque da Vida Pública Paraibana", outorgado pela Associação das Mulheres de Carreira Jurídica da Paraíba e Mérito Judiciário 2001 - Tribunal de Justiça da Paraíba.

Da Redação com TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário