Na manhã desta quinta-feira (6), a  desembargadora Maria das Neves do Egito de Araújo Duda Ferreira,  vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, recebeu a mais alta  honraria da Assembleia Legislativa do Estado: a Medalha “Epitácio  Pessoa”. A proposição foi deputado João Gonçalves e aprovada pelos  parlamentares. “Estou pronta para a enfrentar a vida, ajudar o nosso  povo e distribuir a justiça com dignidade e respeito”, afirmou a  desembargadora, emocionada ao receber a Medalha.
Na oportunidade, o  presidente do Tribunal, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos,  considerou justa a homenagem à Maria das Neves. “Ela é uma mulher  batalhadora, venceu na vida profissional, e apesar das dificuldades  pessoais ela continua a executar seu trabalho com dignidade e honradez.”
Projetos  de Reintegração - Durante a sua atuação na Vara de Execuções Penais da  Capital, a desembargadora Maria das Neves foi incentivadora dos projetos  de reintegração social dos presídios da comarca de João Pessoa, a  exemplo da produção artesanal do Presídio Feminino "Maria Júlia  Maranhão", com exposições em outras instituições. Também contribuiu com a  implantação do grupo musical "Reintegrados no Ritmo", formado por  apenados (regime fechado) da Penitenciária Máxima "Criminalista Geraldo  Beltrão". Integrou o Conselho Estadual do Sistema Penitenciário da  Paraíba.
Antes de ingressar na magistratura paraibana, Maria das  Neves foi promotora de Justiça do Estado de Pernambuco. Enquanto juíza  de Direito do TJPB, atuou nas unidades judciárias de Jacaraú, Alagoinha,  Sousa, Campina Grande e Capital. Foi coordenadora do Núcleo de Apoio  Técnico às Urnas Eletrônicas e a primeira juíza convocada para integrar o  Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em substituição ao  desembargador Rivando Bezerra Cavalcanti, em 2000 e nomeada  desembargadora no dia 19 de dezembro de 2007.
Na área acadêmica,  atuou como professora da UFPB em Licenciatura Plena nas disciplinas  Direito e Legislação, Economia e Mercado e Organização e Normas. A  magistrada também recebeu os Diplomas de Cidadania dos municípios de  Alagoinha, Sousa, Campina Grande, Cabedelo e João Pessoa, além dos  Títulos de Cidadania Paraibana e "Anayde Beiriz", conferidos pela  Assembleia Legislativa da Paraíba, Diploma "Destaque da Vida Pública  Paraibana", outorgado pela Associação das Mulheres de Carreira Jurídica  da Paraíba e Mérito Judiciário 2001 - Tribunal de Justiça da Paraíba.
Da Redação com TJPB
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário