segunda-feira

Pesquisa revela que 13 menores são vítimas de abuso sexual por dia na Paraíba

                           A violência contra menores tem crescido de forma assustadora na Paraíba
Dados estarrecedores. Recentemente um agricultor de 47 anos foi preso suspeito de estuprar uma criança de cinco anos na zona rural de Paulista, no Sertão da Paraíba. Informações davam conta de que a garota costumava sair com o acusado, que é conhecido da família, para irrigar algumas plantações à margem do Rio Piranhas, e chegou em casa reclamando de dores na região genital. Poucos dias depois, uma menina de sete anos foi violentada por um primo de sua mãe, em Alhandra.
A violência praticada contra menores tem crescido de forma assustadora na Paraíba e parece estar descontrolada. Em média, por dia cerca de 13 crianças e adolescentes de dois a 17 anos são vítimas na Paraíba. Somente este ano, entre janeiro e agosto foram registrados 570 novos casos no Estado, sendo 427 relacionados a abuso sexual e 143 exploração sexual, segundo dados atualizados do Centro de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) estadual.
No ano passado, foram registrados 875 casos de abuso sexual e exploração pelos 92 Creas regionais e municipais existentes no Estado da Paraíba. Desses, 710 foram abusos e 165 de exploração sexual. Dos 130 estupros registrados ano passado na Paraíba, 49 vítimas foram crianças e 33 adolescentes. "O número de violência sexual contra menores tem sido frequente em Patos, Pombal e outras cidades sertanejas", revelou o procurador federal, Eduardo Varandas, em entrevista ao Diário da Borborema.
Os números da violência, no entanto, são muito maiores, visto que muitos casos ainda continuam anônimos e são silenciados pelas vítimas por medo, ameaças ou vergonha.
A estimativa é que de cada caso registrado na Paraíba, há outros quatro no anonimato. Considerando essa projeção, os 875 casos de 2010 seriam quatro vezes maior, 3,5 mil ocorrências ou nove crianças vítimas a cada dia.

Da Redação com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário