terça-feira

Governo apoia sessão sobre Mês da Ciência e Tecnologia na Paraíba


Uma sessão especial promovida pela Câmara Municipal de João Pessoa, em conjunto com o Governo do Estado, marcou o início da programação do Mês da Ciência e Tecnologia na Paraíba. Proposta pela vereadora Sandra Marrocos e pelo deputado estadual Edmilson Soares, ambos do PSB, a sessão teve a finalidade principal, além de marcar os 60 anos de fundação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de homenagear a memória do ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba, professor Lynaldo Cavalcanti, que faleceu em 6 de janeiro de 2011. O homenageado deixou uma grande contribuição para a produção científica e tecnológica brasileira.
Iniciada às 15h, a sessão contou com a presença de entidades do setor e com secretária executiva da Ciência e Tecnologia do Estado, Francilene Garcia Procópio. Ela afirmou que a Paraíba vive um momento de retomada das ações iniciadas no passado pelo professor Lynaldo Cavalcante, defendeu uma maior relação entre as políticas locais e federais de ciência e tecnologia, e ressaltou que o segmento desempenha um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento econômico e social da sociedade moderna.
Sandra Marrocos disse que é de fundamental importância a criação de mecanismos que proporcionem uma maior interação entre a população e a produção científica, assim com fez o então prefeito Ricardo Coutinho no seu primeiro ano de gestão em 2005. “Foi pensando nisto que apresentamos, na semana passada, o projeto de lei que cria a Semana Municipal da Ciência e Tecnologia, como atividade a ser incluída no calendário oficial da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, comentou.
“Buscamos, com isso, contribuir com o desenvolvimento e a institucionalização da ciência e da tecnologia no Brasil, tal qual fizeram vários cientistas e pesquisadores brasileiros, entre eles um paraibano em especial, Lynaldo Cavalcanti, considerado uma referência no setor de ciência, tecnologia e inovação do país”, explicou.
Homenagem póstuma – Nascido em Campina Grande/PB, Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque era engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Pernambuco; foi diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de 1964 a 1971, embrião da atual Universidade Federal de Campina Grande; passou pelo Ministério da Educação; foi reitor da UFPB (1976-1980), presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (1977-78) e dirigiu a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (Abipti).
Presidente do CNPq de 1980 a 1985, período em que criou o primeiro parque tecnológico brasileiro com incubadora de empresas, Lynaldo se notabilizou pelo incentivo à criação de Secretarias Estaduais e Municipais de Ciência e Tecnologia em todo o país. Na Paraíba, destacou-se pela criação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).

Da Redação com Secom -PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário