Segundo Leonardo, o projeto em prol da memória histórica e cultural das cidades visa implantar e implementar um museu na Capital de cada Estado, que abrigará milhares de objetos antigos relacionados à história e à cultura de cada Município, além de fotos que comporão um acervo cultural nunca visto, devido ao esquecimento e descaso que se tem proporcionado em relação ao que realmente é cultura.
“A UBAM, por meio desse projeto, estará promovendo a preservação da cultura e do patrimônio histórico dos Municípios, como forma de colher e expor à visitação pública, inúmeros objetos usados no início do século passado e que fazem parte da nossa rica história da formação das cidades e a fundação dos Municípios, com forte recheio de nossos colonizadores”. Disse ele.
Leonardo adiantou que será realizada uma reunião, até o mês de novembro, que servirá de parâmetro para as ações iniciais, principalmente para tratar da celebração de convênio com o Governo do Estado, entidades que cuidam do patrimônio histórico, Universidade Federal e com os Ministérios da Educação, da Cultura e Ministério das Cidades. Ele disse que vai solicitar ao presidente Lula o apoio do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC, para que o Museu dos Municípios seja implantado em todos os Estados do país.
O PRONAC, instituído pela Lei 8.313 de 23 de dezembro de 1991, tem por finalidade captar e canalizar recursos para o setor de modo a contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro; estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória, além de priorizar o produto cultural originário do País.
LOCALIZAÇÃO
Leonardo adiantou o Museu dos Municípios poderá ser sediado em imóveis localizados na capital, tombados pelo Patrimônio Histórico, os quais se encontram em estado de abandono, o que sinalizará a desapropriação e a revitalização com apoio de grandes empresas, através de projeto elaborado pelo governo local. Ele informou que o museu abrigará também artefatos arqueológicos e réplicas de pegadas dos dinossauros, além de amostras de escrituras e artes rupestres, com um grande acervo de objetos de uso dos colonizadores e primeiros moradores que iniciaram a vida dos Municípios e que fazem parte da riqueza cultural da nossa História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário