quinta-feira

Socorrista diz que mineiros soterrados no Equador estão mortos

Corpos dos dois trabalhadores foram encontrados pelas equipes de resgate
Do R7, com agências internacionais
Rodrigo Buendia/AFP
Famílias de mineiros tinham esperanças, mas eles foram encontrados mortos
Os dois mineiros equatorianos que estavam soterrados há cinco dias em Portovelo, 405 km a sudoeste de Quito, capital do Equador, foram encontrados mortos na noite desta quarta-feira (20). A informação é de Giorgy Ramírez, um dos envolvidos na tentativa de resgate.
- Encontramos os dois e estão mortos, vamos precisar de mais homens para tirá-los de lá.
Um desabamento nas últimas horas dificultou ainda mais a operação de resgate, já que parte dos escombros acumulados desceu rapidamente pela fenda pela qual se esperava chegar aos dois mineiros, tapando completamente o buraco.
Ainda assim, pelos cálculos das equipes de resgate, haveria ar dentro da mina por mais algumas horas, o que mantinha as esperanças de salvamento dos trabalhadores.
Ainda segundo Giorgy Ramírez, um dos corpos está nu e descoberto, enquanto o outro está parcialmente sepultado por escombros. Eles ficaram presos após um desabamento na última sexta-feira (15), que matou dois outros trabalhadores, um deles peruano.

Mobilização
O resgate de Pedro Mendoza e Angel Vera mobilizou o Equador. O presidente do país, Rafael Correa, visitou a mina nesta quarta-feira durante os trabalhos de escavação, para prestar solidariedade aos parentes dos dois mineiros.

A exemplo do resgate bem-sucedido dos 33 mineiros no Chile, a expectativa quanto a um possível salvamento era grande na mina equatoriana. Não há previsão de quanto tempo será necessário para que os corpos sejam recuperados.

Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário