sábado

Polícia investiga causas de acidente com balões no interior de São Paulo

Três morreram e 16 ficaram feridos após balões caírem em Boituva.
Excesso de peso, falha humana e rajada de vento são hipóteses levantadas.

Acidente com balão deixa mortos em Boituva 
Acidente com balão deixa mortos em Boituva (Foto: Marcelo Mora/G1)A Polícia Civil em Boituva, no interior de São Paulo, irá instaurar um inquérito neste sábado (30) para apurar as causas das quedas de dois balões que deixaram três pessoas mortas e outras 16 feridas nesta manhã na cidade. Todas estavam fazendo um passeio. Entre os mortos estão um piloto e dois passageiros.
Uma rajada de vento pode ter derrubado dois balões, segundo um piloto que fez um pouso de emergência com o terceiro balão. O delegado responsável pelas investigações, Silvan Renosto, já pediu a perícia dos aparelhos de voo.

 Segundo o delegado, um dos dois balões tinha nove pessoas no cesto, incluindo o piloto. O outro tinha dez, também com o piloto. “Vamos saber quantas pessoas podem viajar em cada cesto, limite de peso. A investigação só está começando”, disse.
De acordo com o secretário da Segurança Pública de Boituva, Cássio Werneck, três balões decolaram por volta das 8h20 quando sofreram uma rajada forte de vento, que provocou a queda de dois deles. Um deles conseguiu fazer um pouso de emergência.
Balão é retirado após queda 
Balão é retirado após queda (Foto: Marcelo
Mora/G1)

“Vamos apurar as causas do acidente. Se foi falha humana, ou evento da natureza. Já chamei a perícia. Um representante da Confederação Brasileira de Balonismo acompanhou tudo. Ouvimos quatro pessoas. Ainda não terminei a elaboração do boletim de ocorrência”, disse o delegado ao G1.
 Segundo o secretário, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Boituva ajudaram no resgate das vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital São Luiz, no município. Duas delas foram feridas, atendidas e liberadas. Ambas prestaram esclarecimentos na delegacia.
Entre os outros feridos, o caso que mais merece cuidado é o de uma jornalista. “O estado dela é grave e, por isso, ela teve de ser transferida”, disse Werneck. Segundo ele, a mulher já passou por duas transferências: de Boituva para o hospital Sanatorinhos, em Itu, e depois para outro hospital na capital paulista.
Três pessoas de uma mesma família foram transferidas para o Hospital Samaritano em Sorocaba, onde foram internadas. Uma delas é uma criança.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnoli, que tem 53 anos (20 dedicados ao balonismo), ainda não é possível "avaliar as causas". "Provavelmente foi alguma intempérie, alguma mudança climática", afirma. "Foi uma fatalidade, com certeza."
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Boituva chegou a divulgar o nome dos mortos no acidente, mas voltou atrás no início da noite. Afirmou que, em razão da dificuldade de identificação das vítimas junto aos hospitais, os nomes não estavam confirmados.

Da Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário