sexta-feira

Parlamentar tucano avalia debate da TV Clube e lista erros cometidos por Ricardo Coutinho durante confronto com Zé Maranhão: “Ele se atrapalhou todo”

 
O vereador Hervázio Bezerra fez uma avaliação contundente do debate realizado na noite de ontem (14), na TV Clube. Segundo o parlamentar pessoense, a ocasião serviu unicamente para que o eleitorado da Paraíba testemunhasse quem de fato conhece os problemas Paraíba e tem propostas sólidas para sua solução. Em sua opinião, esse candidato foi Maranhão (PMDB).

Salientando postura segura do governador em suas respostas, Hervázio destacou o nervosismo visível de Ricardo Coutinho (PSB), que acabou atropelando palavras e ideias. “Ele se atrapalhou todo”, disparou.

No decorrer das críticas ao desempenho do ex-prefeito de João Pessoa, Bezerra destacou como seu maior erro ter colocado como uma de suas propostas o escoamento da produção paraibano ao porto pernambucano de Suape.

“Ele quer transformar a Paraíba no quintal de Pernambuco. Essa proposta é absurda”, destacou o vereador, relembrando a polêmica declaração do técnico Maurício Simões, à época no futebol pernambucano, ao dizer que João Pessoa era “o quintal de sua casa” em Recife.

Outro ponto negativo das propostas de Ricardo apontado por Hervázio foi a de garantir que irá disponibilizar maternidades em todas as 223 cidades do Estado. Para Bezerra, a ideia é puramente eleitoreira, haja vista que seu histórico à frente da Prefeitura da Capital mostra que em termos de maternidade, “sua administração foi uma negação”.

“Como Ricardo é capaz de dizer que vai instalar maternidades na Paraíba todo se a própria maternidade da cidade em que era prefeito ele fechou?”, questionou o vereador, se referindo unidade de atendimento a gestantes “Santa Maria”, que teve seus mais de 250 partos mensais suspensos por um longo período.

“Ainda cometeram o absurdo de comprar leitos em uma maternidade em Santa Rita para compensar o déficit. Vários são os ‘pessoenses’ que estão deixando de nascer em sua terra por conta dessa má administração”, acrescentou.

Dados

Em relação à discursão sobre os índices de mortalidade na Paraíba, Hervázio criticou Ricardo por ter se utilizado de dados falsos para ludibriar o telespectador sobre a realidade vivida em João Pessoa.

Segundo informações coletadas no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinac), em 2009 (quando ainda era prefeito) o índice de mortalidade infantil em João Pessoa era de 14,41%, bem diferente dos 12% divulgados pelo socialista.

Por outro lado, salientou Hervázio Bezerra, Ricardo ainda tentou usar a estratégia inversa para confundir o eleitorado. No decorrer do debate, Coutinho chegou a afirmar que recebeu a Prefeitura com 18% de mortalidade, no entanto, os dados do Ministério mostram que a situação era melhor que essa: 17,13%. “Quando ele assumiu o Executivo existiam na cidade 180 equipes de PSF’s, todos com médicos. No decorrer de sua gestão, apenas 150 continuavam com os profissionais. Tem posto que está sem médico há 3 anos”, explicou o Hervázio.

Ainda durante suas considerações, o parlamentar lembrou a lástima que foi a demorada reforma do Hospital de Valentina de Figueiredo, que durou mais de 5 anos.

“Ele também passou uma infinidade para reformar o Santa Isabel e, quando voltou, só estava com 20 leitos funcionando”, concluiu.


Da Redação com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário