terça-feira

Rio transborda, destrói casas e deixa desabrigados no Peru

Pelo menos 340 pessoas estão desabrigadas.
Chuvas fortes chegaram mais cedo a Cuzco neste ano, diz meteorologista.

 

O transbordamento de um rio na região de Cuzco, no sul do Peru, deixou dezenas de casas inundadas e 340 desabrigados na província de Urubamba.

O chefe regional do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia, Zenón Huamán, detalhou à agência oficial "Andina" que as chuvas intensas chegaram mais cedo neste ano nas áreas altas de Cuzco e originaram o transbordamento do rio Chicón.
"Desde a semana passada chove muito nas zonas a 3,8 mil e 4 mil metros sobre o nível do mar inclusive há presença de nevadas. Isto, em conjunto, seria a causa do acontecido em Urubamba", disse.
O Instituto Nacional de Defesa Civil informou em nota de imprensa que 340 pessoas estão desabrigadas pelas inundações, 240 na localidade de Yanacona e outras 100 em Chichubamba.
As chuvas fizeram com que o rio Chicón transbordasse neste domingo, o que afetou inúmeras casas em Urubamba, embora sem deixar mortos.
Os habitantes dessa localidade se mantiveram em alerta durante toda a noite. Em Taquina, 50 casas foram afetadas, segundo a polícia.
A televisão local mostrou imagens das principais ruas de Urubamba cobertas por água e lodo, enquanto máquinas pesadas limpavam a área.
Uma autoridade da localidade de Yanacona garantiu que as águas chegaram a subir um metro em algumas casas.
Por causa dos alagamentos, as atividades escolares foram suspensas na região.

Da Redação com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário