domingo

Ricardo é eleito novo governador


Com 95,3% dos votos apurados, a vitória de Ricardo Coutinho (PSB) para o Governo do Estado já está consolidada. Faltando127.398 votos serem computados, a diferença de Ricardo Coutinho sobre José Maranhão já é de 137.968 votos. Ricardo Coutinho obteve 1.004.938 votos.

O socialista, que no primeiro turno venceu com uma diferença de apenas 8.367 votos, ficou na frente durante toda a apuração deste segundo turno.


Esta será a primeira vez que o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem mais de 40 anos de fundação, governará a Paraíba. Para disputar o Governo do Estado, Ricardo Coutinho, em março deste ano, se afastou da Prefeitura Municipal de João Pessoa, rompeu a aliança que tinha com o PMDB, partido de José Maranhão, e se aliou com partidos grandes, como o PSDB, partido ao qual é filiado Cássio Cunha Lima.
O primeiro mandato político de Ricardo Coutinho foi em 1993, quando ele foi eleito vereador da Capital, sendo reeleito em 1996, quando obteve 6.917 votos, maior votação do pleito. Em 1998 se afastou do cargo para se candidatar a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).
Mais uma vez Ricardo conquistou a preferência dos eleitores e foi eleito para a Assembleia Legislativa da Paraíba, cargo para o qual foi reeleito em 2002. Em 2004, já pelo PSB, Ricardo Coutinho foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2008.
Da Redação com Paraíba1

Dilma Rousseff é a primeira mulher eleita presidente do Brasil

Com 92,53% dos votos apurados, ela não pode ser alcançada por Serra.
Engajamento do presidente Lula impulsionou campanha da candidata.


Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% - confira os números da votação. Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.
Na campanha eleitoral, Dilma contou com o engajamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo registrou recordes de aprovação – na pesquisa Datafolha do último dia 27, a avaliação positiva do governo alcançava 83%.
Lula participou de vários comícios e declarou repetidamente o apoio à candidata, o que inclusive rendeu a ele multas por propaganda eleitoral antecipada.

Antes da deflagração da campanha, o presidente também se empenhou em montar uma grande aliança política, que, além da adesão de aliados históricos do PT, como PSB e PC do B, incluiu o PMDB, um dos maiores partidos do país.
O PMDB indicou o vice de Dilma, o deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara. Nos últimos dias da campanha do primeiro turno, Lula chegou a dizer que esteve em mais eventos do que quando ele próprio foi candidato e disputou a reeleição, em 2006.

No segundo turno, a aliança contava com 11 partidos: PT, PMDB, PC do B, PR, PDT, PRB, PSC, PSB, PTC,PTN e PP, o último a anunciar apoio.
Biografia
A presidente eleita nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte (MG). Durante o regime militar, integrou organizações de esquerda clandestinas, foi presa e torturada.
No Rio Grande do Sul, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Filiou-se ao PT em 2001. Formada em economia, Dilma foi secretária de estado no Rio Grande do Sul.
Como ministra da Casa Civil, Dilma assumiu a gerência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos carros-chefe do governo. Foi apelidada por Lula de 'mãe do PAC’.
Na Casa Civil, ela sucedeu, em 2005, José Dirceu, homem forte do governo, que deixou o cargo atingido pelo escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido dinheiro para votar a favor de projetos do governo – ele sempre negou participação no suposto esquema.
No governo, Dilma também ocupou o cargo de ministra das Minas e Energia. Quando Lula se elegeu presidente para o primeiro mandato, sucedendo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ela participou da equipe que formulou o plano de governo do PT na área energética e do governo de transição.
Antes de tornar-se candidata, Dilma revelou que estava se submetendo a um tratamento contra um linfoma, câncer no sistema linfático, que havia descoberto em abril de 2009 a partir de um nódulo na axila esquerda, em um exame de rotina, em fase inicial.
Dilma concluiu o tratamento de radioterapia e disse estar curada. Ela chegou a raspar o cabelo devido às sessões de quimioterapia, o que a fez usar peruca durante sete meses. Boletim médico de agosto deste ano indicou que o estado de saúde da presidente eleita é considerado “excelente”.
Evolução nas pesquisas
Em fevereiro deste ano, o instituto de pesquisa Ibope apontou Dilma com 25% das intenções de voto contra 36% de seu principal adversário, José Serra.
Após o início oficial da campanha eleitoral, quando ela passou a ter a imagem colada à do presidente Lula, a candidatura decolou. No fim de agosto, ela atingiu 51% das intenções de voto contra 27% do tucano, o que indicava uma vitória no primeiro turno para a petista.
Em setembro, duas denúncias atingiram a campanha da petista. No começo do mês, foi divulgado um esquema de vazamento de dados sigilosos na Receita Federal de pessoas ligadas ao PSDB. Veronica Serra, filha do principal adversário de Dilma, teve o imposto de renda acessado. A oposição culpou a campanha de Dilma pelo fato, mas ela negou relação e defendeu investigações sobre o assunto.

Duas semanas depois, às vésperas da votação em primeiro turno, surgiu uma nova denúncia: foram divulgadas suspeitas de tráfico de influência na Casa Civil, antes comandada por Dilma Rousseff.
Sua sucessora, Erenice Guerra, indicada por Dilma, foi o alvo principal das acusações. Um empresário disse que o filho de Erenice cobrou propina para intermediar um contrato e indicou que o dinheiro iria para campanha da petista. Ela negou que houvesse vínculo entre as supostas irregularidades e sua campanha.

Após os escândalos, Dilma chegou a oscilar negativamente nas pesquisas de intenção de voto. Os episódios foram usados pela campanha do adversário José Serra. Se, no começo do horário eleitoral, Serra usou imagem de Lula na televisão e chegou a utilizar o nome do presidente em um jingle, o tucano passou a relembrar fatos críticos para o PT, como o escândalo do mensalão.
Figura importante do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso quase não apareceu na campanha de Serra. Na reta final, o PSDB colocou na internet vídeos com ataques a Dilma.

Durante toda a campanha, a estratégia de Dilma foi afirmar que, caso eleita, daria continuidade ao governo do presidente Lula. Ela propôs ampliar programas que se tornaram populares no atual governo, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Prouni.
Como propostas de governo, Dilma registrou no TSE, de início, um documento polêmico.
Veja no vídeo ao lado como foi a campanha de Dilma Rousseff
Aprovado em convenção do Partido dos Trabalhadores, o documento previa tributação de grandes fortunas, fim da criminalização de movimentos sociais, defesa da jornada de trabalho de 40 horas e combate ao monopólio dos meios de comunicação.
No mesmo dia, o programa foi trocado por um mais ameno, exatamente o mesmo, mas sem os trechos que provocaram questionamentos.

Aborto

A polêmica sobre o aborto foi convertida em tema central da campanha durante o segundo turno, ocupando espaço em debates e na propaganda dos candidatos. A campanha petista acusou os adversários de promoverem uma campanha de difamação contra Dilma.
A petista reafirmou ser pessoalmente contra o aborto, mas defendeu que o tema seja encarado como questão de saúde pública. Bispos se manifestaram contra candidatos favoráveis ao aborto e panfletos contra o PT pagos pela Diocese de Guarulhos chegaram a ser apreendidos pela Justiça Eleitoral. Na semana da eleição, Bento XVI reafirmou o direito dos líderes católicos emitirem juízos morais em questões políticas.
Em busca dos quase 20 milhões de votos obtidos por Marina Silva no primeiro turno, a petista apresentou 13 compromissos de sua política ambiental. Oficialmente, o PV declarou neutralidade, embora representantes do partido tenham participado de ato em apoio a Dilma. Em outro evento no segundo turno, a presidente eleita também recebeu apoio de um grupo de artistas e intelectuais, entre eles Chico Buarque e o teólogo Leonardo Boff.
A seis dias do segundo turno, a candidata apresentou um documento com 13 “compromissos programáticos”, que chamou de diretrizes de governo. Os 13 itens são: fortalecer a democracia política e econômica; expansão do emprego e renda; projeto que assegure sustentável transformação produtiva; defender o meio ambiente; erradicar a pobreza absoluta; atenção especial aos trabalhadores; garantir educação para a igualdade social; transformar o Brasil em potência tecnologia; garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS); prover habitação e vida digna aos brasileiros; valorizar a cultura nacional; combater o crime organizado; e defender a soberania nacional.

Da Redação com G1

sábado

Manoel Júnior comemora resultado da pesquisa Ibope e destaca crescimento de Maranhão: “Ele é o único que conhece e bem todos os cantos da PB”

O deputado federal reeleito e um dos coordenadores da campanha à reeleição de Maranhão, Manoel Júnior (PMDB), comemorou os resultados da pesquisa Ibope, divulgada na noite deste sábado e responsabilizou o crescimento de José Maranhão pelas aparições nos debates da TV. Júnior disse que no debate o telespectador pôde perceber claramente que o governador é o único que conhece e bem todos os recantos da Paraíba.


 Além disso, prosseguiu, “Maranhão ainda mostrou que seu projeto é totalmente exeqüível, o que não se pode dizer de Ricardo Coutinho, que fez uso de uma salada de números, uma salada de intenções e de propostas que não se sustentam, mostrando toda a insegurança com que trata os assuntos do Estado”.

O presidente do PT da Paraíba, Rodrigo Soares (PT), candidato a vice-governador, reforçou a fala do deputado: “Zé apresentou projetos e mostrou que conhece a Paraíba, já o outro candidato (Ricardo Coutinho) mostrou que não tem projetos e também não conseguiu explicar os recentes escândalos envolvendo a Prefeitura de João Pessoa”.

Rodrigo ainda afirmou que “em toda a Paraíba, principalmente João Pessoa e Campina Grande, as pessoas começam a perceber que Maranhão é o mais preparado para governar o Estado”.

Para o deputado estadual Fabiano Lucena (PSDB), Zé Maranhão desmontou todos os argumentos usados pelo adversário e ainda demonstrou mais conhecimento sobre a Paraíba, seus problemas e a solução deles. “Zé também colocou por terra os argumentos do adversário e, principalmente, a ilusão de que o opositor é preparado para assumir a Paraíba”, concluiu.

Assessoria

Criança é atropelada e arrastada em Franca (SP)

O motociclista sofreu ferimentos leves no braço e o menor está internado para observação

Em Franca, no interior de São Paulo, uma criança de 12 anos tentava atravessar uma rotatória quando foi atropelada por uma moto. Com o impacto, a vítima foi arrastada por 15 metros.


Ela foi socorrida pelo corpo de bombeiros. O motociclista sofreu ferimentos leves no braço. O menor está internado em estado de observação.
Para Abilio Justino Filho, frentista do posto de gasolina que fica perto da rotatória onde houve o acidente, o lugar é muito perigoso para pedrestes.
- Não tem lugar para atravessar. Você pode ver como é. Acho que já passou da hora de ter alguma providência [sobre isso] aqui.

Da Redação com R7

Prefeitura inaugura nova fonte luminosa no Centro da Capital

estrutura original da fonte foi preservada
Divulgação/Secom-JP
estrutura original da fonte foi preservada



O Parque Solon de Lucena agora tem mais um motivo para ser e se consagrar o cartão postal da cidade de João Pessoa. A nova fonte luminosa da Lagoa foi entregue para a população na noite desta terça-feira (29) pelo prefeito Luciano Agra. A obra custou cerca de R$ 1,5 milhão, provenientes de recursos próprios da Prefeitura de João Pessoa.

A estrutura original da fonte foi preservada, mas houve a substituição de todos os componentes. Na solenidade de inauguração, o prefeito Luciano Agra ressaltou que tanto a população quanto os turistas ganham com a entrega da nova iluminação da fonte. “Vai beneficiar quem circula pelo local nos transportes públicos, pois na hora de pico, de grande movimento, vai encontrar um local aconchegante com um espetáculo de luz, água e som“, destacou.

Curiosos e admiradores que passavam no local pararam para assistir ao espetáculo do primeiro acendimento da fonte luminosa. Como a aposentada Maria José Batista, que mora em Mangabeira. Ela aprovou a reformulação da fonte da Lagoa. “Era o que estava faltando para embelezar ainda mais o ‘coração’ de João Pessoa, que é o Parque Solon de Lucena. A fonte ficou muito bonita. Agora dá mais vontade de passear por aqui”, afirmou.

Quem também elogiou a mudança foi a comerciante Maria de Lourdes Trajano. Para ela, a reforma da fonte foi uma das melhores ações realizadas pela Prefeitura na área. “Quando a gente olha para essa fonte chega a se sentir em outro país. Acredito que irá atrair muito visitantes para a Lagoa”, disse.

Beleza e tecnologia

Com a entrega da obra, a fonte do Parque Solon de Lucena passa a ter jatos de água sicronizados com a música tocada nos sonofletes – caixas de som instaladas nos postes de iluminação do anel interno. O jato principal chega a atingir dez metros de altura. A nova estrutura conta com 17 conjuntos de moto-bombas, estrutura em fibra de vidro flutuante, 265 bicos aspersões, 57 refletores de 1000 W, casa de máquinas totalmente reformada e subestação de 300 KVA.

O secretário de infraestrutura, João Azevedo, explicou que durante o dia os jatos vão funcionar, mas sem a iluminação, contribuindo para a oxigenação da água da Lagoa.

Segundo ele, será feito um estudo para a implementação de um Plano Diretor de Transportes do município, que irá interferir promover reformas nos canteiros externos, concluindo assim o trabalho de revitalização, recuperação e manutenção do Parque Solon de Lucena.
Da Redação Com Secom-JP

Polícia investiga causas de acidente com balões no interior de São Paulo

Três morreram e 16 ficaram feridos após balões caírem em Boituva.
Excesso de peso, falha humana e rajada de vento são hipóteses levantadas.

Acidente com balão deixa mortos em Boituva 
Acidente com balão deixa mortos em Boituva (Foto: Marcelo Mora/G1)A Polícia Civil em Boituva, no interior de São Paulo, irá instaurar um inquérito neste sábado (30) para apurar as causas das quedas de dois balões que deixaram três pessoas mortas e outras 16 feridas nesta manhã na cidade. Todas estavam fazendo um passeio. Entre os mortos estão um piloto e dois passageiros.
Uma rajada de vento pode ter derrubado dois balões, segundo um piloto que fez um pouso de emergência com o terceiro balão. O delegado responsável pelas investigações, Silvan Renosto, já pediu a perícia dos aparelhos de voo.

 Segundo o delegado, um dos dois balões tinha nove pessoas no cesto, incluindo o piloto. O outro tinha dez, também com o piloto. “Vamos saber quantas pessoas podem viajar em cada cesto, limite de peso. A investigação só está começando”, disse.
De acordo com o secretário da Segurança Pública de Boituva, Cássio Werneck, três balões decolaram por volta das 8h20 quando sofreram uma rajada forte de vento, que provocou a queda de dois deles. Um deles conseguiu fazer um pouso de emergência.
Balão é retirado após queda 
Balão é retirado após queda (Foto: Marcelo
Mora/G1)

“Vamos apurar as causas do acidente. Se foi falha humana, ou evento da natureza. Já chamei a perícia. Um representante da Confederação Brasileira de Balonismo acompanhou tudo. Ouvimos quatro pessoas. Ainda não terminei a elaboração do boletim de ocorrência”, disse o delegado ao G1.
 Segundo o secretário, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Boituva ajudaram no resgate das vítimas, que foram encaminhadas para o Hospital São Luiz, no município. Duas delas foram feridas, atendidas e liberadas. Ambas prestaram esclarecimentos na delegacia.
Entre os outros feridos, o caso que mais merece cuidado é o de uma jornalista. “O estado dela é grave e, por isso, ela teve de ser transferida”, disse Werneck. Segundo ele, a mulher já passou por duas transferências: de Boituva para o hospital Sanatorinhos, em Itu, e depois para outro hospital na capital paulista.
Três pessoas de uma mesma família foram transferidas para o Hospital Samaritano em Sorocaba, onde foram internadas. Uma delas é uma criança.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Edson Romagnoli, que tem 53 anos (20 dedicados ao balonismo), ainda não é possível "avaliar as causas". "Provavelmente foi alguma intempérie, alguma mudança climática", afirma. "Foi uma fatalidade, com certeza."
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Boituva chegou a divulgar o nome dos mortos no acidente, mas voltou atrás no início da noite. Afirmou que, em razão da dificuldade de identificação das vítimas junto aos hospitais, os nomes não estavam confirmados.

Da Redação com G1

quinta-feira

Cícero diz que apóia Maranhão por considerar a melhor opção para a Paraíba


O senador Cícero Lucena, presidente estadual do PSDB na Paraíba, declarou nesta quinta-feira (28) que no segundo torno da eleição decidiu declarar apoio e trabalhar para a campanha de José Maranhão (PMDB), por considerar que esta é a melhor opção para a Paraíba.
Cícero Lucena concedeu entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), para dizer que também passou a declarar apoio a José Maranhão depois que este assumiu com ele o compromisso de tocar vários projetos, dentre eles e de implantação de um pré-metrôn na Grande João Pessoa, além do projeto que se convencionou a chamar de PEC-300, beneficiando policiais militares e civis da Paraíba.
O ex-prefeito de João Pessoa explicou que, no primeiro turno, havia vários candidatos a governador. Agora, como só têm dois, ele teve que se posicionar e assumir o apoio a um dos lados, optando por José Maranhão, em detrimento da candidatura de Ricardo Coutinho (PSB), seu principal adversário político.
Desde o início desta semana que o senador Cícero Lucena declarou apoio à candidatura de José Maranhão e tem participado de eventos e passeatas políticas, cabalando votos para o seu candidato a governador neste segundo turno.

Da Redação com Portal Correio

Ratos e alimentos vencidos são encontrados em mercado demolido

Demolição aconteceu após disputa com a Prefeitura de Ribeirão Preto.
Fiscais encontraram ratos, baratas e péssimas condições no local.

Um mercado que há 15 anos ocupava um terreno da Prefeitura de Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo, foi demolido nesta quarta-feira (27). Ao entrarem no local para fazer a remoção dos alimentos, funcionários da prefeitura encontraram uma série de irregularidades. Bichos, produtos estragados e até cápsulas para embalar drogas foram encontrados.
Em um freezer estavam frangos com data de validade vencida. Ratos, escorpiões e baratas circulavam pelo local. Um banheiro, também em péssimas condições, ficava bem ao lado de uma mesa para cortar frios. Nos fundos, foram achadas cápsulas de cocaína no chão.
A prefeitura retomou a posse do terreno após uma batalha judicial. No entorno do mercado, uma creche municipal está sendo construída.
“Péssimas condições, uma falta higiene total. A prefeitura fica agora como depositária fiel e vai se entender com o dono e o advogado”, disse a oficial de justiça Vânia Santini. Os alimentos foram recolhidos e os que tiverem em condição de consumo deverão ser devolvidos ao dono do mercado. O dono do estabelecimento não foi encontrado.
Da Redação com G1

Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos no país

Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, as novas regras para a compra de medicamentos antibióticos em farmácias. De acordo com a resolução da Anvisa, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.

As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28 de novembro. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.

Além disso, será anotada pela farmácia a data, quantidade e número do lote do remédio, no verso.

Na embalagem e no rótulo dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas deve constar, obrigatoriamente, na tarja vermelha, em destaque a expressão: "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". A mesma frase deve constar com destaque na bula dos medicamentos.

Os fabricantes de remédios terão o prazo máximo de 180 dias para adequação quanto à embalagem, rotulagem e bula. As farmácias e drogarias poderão vender os antibióticos que estejam em embalagens sem as novas regras desde que fabricados dentro até o final deste prazo determinado.

A resolução traz ainda a lista dos antibióticos registrados na Anvisa. De acordo com a Vigilância Sanitária, tomar antibióticos sem receita pode aumentar a resistência do organismo a bactérias, vírus e fungos. Desta forma, o antibiótico começa a perder sua eficácia.

O telefone da Anvisa para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82. Denúncias podem ser feitas também através do site da Anvisa.

Da Redação com G1

Maranhão: “Cajazeiras trabalha em cima de um governo que tem programa”


A população de Cajazeiras recepcionou o governador licenciado José Maranhão nesta quarta-feira.

Maranhão estava acompanhado do prefeito do município, Léo Abreu (PSB) e dos deputados Jeová Campos (PT) e Vituriano de Abreu (PSC), além dos prefeitos de Poço José de Moura, Manoel Alves Neto (DEM) conhecido por Peixe Moura; de São João do Rio do Peixe, José Lavoisier Gomes Dantas (PP); de São José de Piranhas, Domingos Leite da Silva Neto (PMDB), de Nazarezinho, Francisco Assis Braga Júnior (PTB); e de Triunfo, Itamar Mangueira de Souza (DEM).


“Eu vejo aqui a virada definitiva para a grande vitória do próximo domingo”, disse Zé à população que o seguiu pelas ruas, acrescentando que “Cajazeiras trabalha em cima de um governo que tem programa. Zé fez, Zé faz e vai fazer muito mais”.

Da Redação com Ascom

PM prende homem por seqüestrar filho de dois meses em troca de pedras de crack


Na madrugada desta quinta-feira (28), um homem fez o filho como refém, pedindo crack em troca. O crime aconteceu por volta da meia noite, no bairro do Castelo Branco.

Janderson Silva Ribeiro, de 18 anos, pediu R$ 10,00 a sua mulher para comprar crack. A mulher se negou a dar o dinheiro, e o rapaz ameaçou matar o filho de dois meses. Assustada, a mãe da criança acionou a Polícia Militar.

Quando a polícia chegou à casa da família, Janderson estava trancado no quarto com a criança. Os policiais arrobaram a porta do quarto e conseguiram negociar para que o rapaz não matasse o filho.

Janderson nega que quisesse matar o filho e afirma que estava apenas cuidando da criança. O rapaz está preso, acusado de seqüestro em cárcere privado. Ele tem passagem pelo Centro Educacional do Adolescente (CEA) por tentativa de roubo e homicídio.

Da Redação com Click PB

Homem é assassinado a tiros no município de Pedras de Fogo

 
Um jovem de 18 anos foi executado no município de Pedras de Fogo, na noite desta quarta-feira, dia 27. O crime ocorreu nas proximidades da residência da vítima, que foi atingido por vários disparos.
Os tiros atingiram Renato do Nascimento no rosto, abdômen e  perna direita. Por determinação do delegado daquele município, o corpo de Renato Nascimento foi encaminhado para o Departamento de Medicina Legal para ser necorpsiado pelos médicos legistas.
O crime está sendo investigado pelo delegado de Pedras de Fogo que vai ouvir nesta quinta-feira, dia 28, familiares de Renato do Nascimento para conseguir um pista que possa identificar o criminoso.

Da Redação com O Norte

terça-feira

Morre em São Paulo o senador Romeu Tuma

Ele estava hospitalizado desde setembro no hospital Sírio-Libanês.
Com insuficiência cardíaca, recebeu em cirurgia um coração artificial.


O senador Romeu Tuma fala à imprensa nesta quinta-feira (6)
O senador Romeu Tuma
O senador Romeu Tuma (PTB-SP), 79 anos, morreu por volta das 13h desta terça (26), em São Paulo. A informação foi confirmada por um dos filhos dele, o médico Rogério Tuma.
O senador estava internado havia 56 dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele era casado com a professora Zilda Dirane Tuma. Deixou quatro filhos e nove netos.
Neste mês, o senador passou por uma cirurgia para implantação de um coração artificial, devido a uma grave insuficiência cardíaca.
Às 15h desta terça, o hospital Sírio-Libanês divulgou nota, assinada pelo diretor-técnico Antonio Carlos Onofre de Lira e pelo diretor clínico Riad Younes, na qual informa que o senador morreu "em decorrência de falência de múltiplos órgãos". O velório ocorrerá na Assembleia Legislativa de São Paulo.
O texto integral da nota é o seguinte:
"O Senador Romeu Tuma, 79 anos, internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde 1º de setembro de 2010, faleceu às 13h00, desta terça-feira (26/10), em decorrência de falência de múltiplos órgãos.
O corpo será velado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
As informações médicas foram fornecidas pela equipe coordenada pelo Dr. Rogério Tuma."
 Vida política

Romeu Tuma exerceu dois mandatos como senador por São Paulo. Durante a campanha eleitoral deste ano, foi internado e não conseguiu se reeleger.
Em 1994, disputou pela primeira vez uma eleição e se elegeu senador com mais de 5,5 milhões de votos. Em 2000, foi candidato à Prefeitura de São Paulo, mas terminou em quarto lugar. Nas eleições de outubro de 2002, recebeu 7,27 milhões de votos e obteve novo mandato de senador, com vigência até 2011.
Tuma foi o primeiro corregedor parlamentar do Senado Federal. Pertencia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

Da Redação com G1

Polícia apreende mais de 40 quilos de maconha no Sertão

A Polícia Militar apreendeu na manhã desta terça-feira (26) cinquenta e dois tabletes de maconha prensada, o equivalente a mais de 40 kg de droga, no trecho da PB-110, conhecido por "Curva do Nove", próximo ao município de São José do Bonfim, no sertão paraibano. De acordo com o tenente da 2ª Companhia de Teixeira, Cássio, uma viatura da PM passava no local por volta de 7h30 da manhã, quando foram vistos dois veículos, um Fiat Uno de cor azul placas MND 7145 de João Pessoa e uma S10 branca com placa ainda não identificada parados às margens da PB.O motorista do Fiat transportava a mercadoria em sacos de nylon para a S10. Os policiais desconfiaram da movimentação e decidiram voltar minutos depois para fazer uma abordagem e encontraram no caminho a S10 em alta velocidade Ao chegarem ao local, o motorista do Fiat estava fugindo. Os policiais iniciaram a perseguição ao homem que deixou para trás os sacos contendo a droga. Segundo a polícia, a droga provavelmente vinha de São José do Egito (PE) e seria comercializada na região de Patos.
O Fiat foi encontrado abandonado com as chaves na ignição às margens de PB-110 e recolhido para o 3º Batalhão da Polícia Militar, para a realização de uma busca no INFOSEG (Sistema Nacional de Integração de Informações em Justiça e Segurança Pública) para se descobrir sua procedência. Já a caminhonete S10 que seguiu com destino a Teixeira, ainda não foi localizada pelos policiais que continuam em diligência pela região.
Da Redação, com informações de Mônica Rodrigues, do Correio Sat

Dupla presa com arma; um deles foi baleado durante briga de torcidas

A dupla estava numa moto e ao ser abordada foi encontrado um revólver

Dupla estava armada (Crédito: Crédito: Walter Paparazzo)
A polícia prendeu no final da tarde de segunda-feira, 25, dois homens e um deles, Leo Frank de Sousa Oliveira, 25 anos, estava entre as pessoas baleadas na última sexta-feira, quando se encontrava em frente da sede de uma torcida do Botafogo da Paraíba.
Junto com Leo também foi preso Robson Gomes Dantas, de 20 anos. Os dois haviam sido abordados por policiais do Serviço de Inteligência da Polícia Ambiental no bairro de Mangabeira quando viajavam em uma moto.
Com a dupla foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, três celulares e R$ 300 trocados. A polícia acredita que o dinheiro seja do tráfico. Ambos foram levados para a Central de Polícia.
Da Redação com Cardoso Filho
WSCOM Online

Zenóbio Toscano cobra que PF apure fraude da assinatura de Maranhão no projeto da PEC 300

Zenóbio Toscano cobra que PF apure fraude da assinatura de Maranhão no projeto da PEC 300  
Zenóbio Toscano cobra que fraude da assinatura de Maranhão no projeto da PEC 300 seja apurada pela PF e MP e coloca em jogo sua própria reputação

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Paraíba, Zenóbio Toscano (PSDB), afirmou que não restam dúvidas que há fraude nas assinaturas do Governador presentes no projeto que trata da PEC 300 no Estado. Ciente da gravidade de suas acusações, o deputado colocou sua reputação em jogo como "preço" de sua crença.

“Vou levar o assunto à frente sem medo. Se for constatado que não houve fraude, que duvido, quem vai ficar desmoralizado sou eu”, declarou.

Segundo o parlamentar, ao ter acesso ao documento, percebeu que se tratava de um foto cópia da original. Já cismado com a forma que chegou a ele, passou a constatar que era flagrante a fraude nas assinaturas.

Devolvido o projeto à Mesa Diretora com tal acusação, Zenóbio cobra que o caso seja apurado com profundidade pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, assim como manda a Constituição Federal. Já antecipando a ação investigativa, o deputado pediu que as folhas assinadas fossem encaminhadas para exame grafotécnico.

“Em mais de 10 anos de legislativo nunca tinha visto um projeto chegar à Assembleia com assinaturas falsificadas”, disparou.

O tucano explica que percebeu a fraude ao ver que em parte do projeto constava a assinatura do governador, mas em outras apenas a rubrica.

O projeto que beneficiará os polícias militares e bombeiros está sendo o foco dos debates políticos das últimas semanas. Projeto de campanha do candidato a reeleição José Maranhão, a ideia dita “de última hora” está sendo criticada pelo adversário Ricardo Coutinho (PSB) por ferir, segundo ele, a Lei de Responsabilidade Fiscal. O socialista explica que não há oposição de sua parte ao projeto, mas à forma e o momento em que está sendo trazida à tona.

Da Redação com Luis Alberto Guedes / Henrique Lima

PB Agora

Briga de moradores de rua termina com homem ferido com tiro na perna

O morador de rua Thiago da Silva Santos, de 19 anos, foi atingido por um disparo de revólver na coxa direita.  O fato aconteceu no Parque Solon de Lucena (Lagoa) por volta das 10h de terça-feira, dia 26, disparado possivelmente por um policial de identidade ignorada.
Thiago da Silva, no momento estava em luta corporal com outro morador de rua por motivos ignorados. No momento Thiago pegou uma faca peixeira de dez polegadas na tentativa de matar o colega. Um policial que passava no momento disparou um tiro em direção  de sua perna, vindo o disparo atingir a coxa direita.
A vítima foi socorrida por uma  viatura do SAMU e levada para o Hospital do Trauma, onde está internada aos cuidados médicos. Logo que ocorreu a agressão, uma viatura da Radio Patrulha passava pelo local e isolou a área até a chegada da ambulância do SAMU, para socorrer a vítima.
A pessoa que estava brigando com Thiago fugiu do local com  chegada da policia para não ser preso.  A faca peixeira que estava dom Thiago da Silva, foi recolhida e levada para a Delegacia de Crimes Contra a Pessoa, já que vai ser iniciado um inquérito policial para apurar a agressão.
Mortes -  O local que ocorreu a agressão existe vários moradores de rua, que passam  dia bebendo ou brigando e a noite ficam dormindo ao lado das portas das lojas existentes próximo do Restaurante Popular. Somente este ano quatro moradores de ruas foram assassinados no Parque Solon de Lucena, em muitos casos por motivos de drogas.

Da Redação com O Norte

Polícia acha corpo de homem dentro de rio no Alto do Mateus

Polícia ainda não identificou vítima

Homem foi morto antes de ser atirado ao rio (Crédito: Agnaldo Mota)
O corpo de um homem foi encontrado por volta das 10h deste domingo, 24, em João Pessoa, próximo a uma ponte que separa os bairros Ilha do Bispo e Alto do Mateus. A vítima foi morta a tiros antes de ser jogada no rio.
A vítima possui várias tatuagens, trajava short jeans e camisa lilás e foi encontrado por moradores das imediações. Os mesmos moradores informaram ter ouvido tiros algumas horas antes, mas ninguém sabe se foram esses mesmos tiros que mataram o rapaz.
Marcas de sangue estavam na ponte que liga os dois bairros e tudo leva a crer que o corpo tenha sido arrastado do Alto do Mateus áté o mangue que faz a divisa dos bairros. No local ninguém soube dar pistas sobre a motivação ou a autoria do crime.

Da Redação com Paraiba Urgente

Helicóptero PRF Auxilia Tripulação de avião que realizou pouso de emergência - Porto Seguro/BA

No dia 23/10/2010 as 17:00 horas, a tripulação da Aeronave PT-YZG - Patrulha 03 ao entrar na ATZ de Porto Seguro, foi solicitada em caratér de emergência pela Torre de Controle, para realizar buscas na região de Caraíva/BA pois havia perdido contato via rádio com o avião PT-EGT (Sêneca), após ter declarado pane na aeronave e informado que iria realizar pouso de pouso de emergência (barriga). Após realizadas buscas no local indicado por aquela orgão de controle, foi localizado numa vegetação tipo pasto a referida aeronave.

Foi realizado atendimento à tripulação - Cmte Emerson Ferreira e Co-piloto Joseley Claudomir de Oliveira que se encontravam  ilesos, após foram helitransportadors até o aeroporto de Porto Seguro/BA.

Finalizada a Missão às 19h30, horário de Brasília.

Créditos:
 
Tripulação da Aeranove PT-YZG - Patrulha 03 em Missão na 10ª SRPRF/BA.
Com Informações  www.aviacaoprf.com.br
 

segunda-feira

Vulcão Merapi provoca alerta máximo na Indonésia

Fim de semana registrou correntes de lava e quase 500 tremores

Agus Suparto/18.06.2010/AFP
Criança corre perto da região onde o vulcão Merapi entrou em atividade na Indonésia; país entrou em estado de alerta
O governo da Indonésia aumentou nesta segunda-feira (25) ao nível máximo o estado de alerta ao redor do vulcão Merapi, situado na ilha de Java, cuja atividade aumentou consideravelmente. A população que vive nas proximidades foi retirada de suas casas.
As autoridades afirmaram que correntes de lava e quase 500 tremores foram registrados durante o fim de semana.
O nível de alerta foi elevado ao grau máximo às 6h locais (21h de domingo em Brasília), já que o governo teme uma forte erupção.
Moradores em um raio de 10 km ao redor da cratera, no topo do monte Merapi (2.914 m de altitude), receberam a ordem de retirada.
O vulcão, que fica a 26 km da cidade de Yogyakarta, é o mais ativo dos 69 em atividade na Indonésia. A última erupção aconteceu em junho de 2006.

Em agosto deste ano, a Indonésia já havia enfrentado situações de emergências com a atividade do vulcão Sinabung, que também é um dos mais ativos do país.
A Indonésia fica no chamado anel de fogo do Pacífico, onde a atividade vulcânica e sísmica é muito forte.

Homem é executado por vários tiros por ocupantes de dois veículos

Vítima caminhava por uma das ruas do bairro do Miramar quando foi executado

Bernardo Fernandes morto a tiros (Crédito: Walter Paparazzo)
A polícia ainda não tem infromações sobre a autoria do assassinato de um homem identificado por Bernardo Fernandes Maranhão, de 43 anos, ocorrido na noite de domingo, 24, em João Pessoa. A perícia e o delegado Valberto Cosme de Lira Júnior estiveram no local e constataram que a vítima foi atingida por mais de dez tiros de pistolas.
O homicídio aconteceu na rua Hermance Paiva, no bairro de Miramar. Os bandidos, segundo apurou a polícia estavam em dois veículos. De acordo com as informações a vítima caminhava pela rua Pedro Aires quando surgiu um veículo Fiat Uno, um dos passageiros desceu e efetuou vários disparos contra Fernandes e em seguida saiu em alta velocidade.

Identidade de Bernardo Fernandes (Crédito: Crédito: Walter Paparazzo)
Imediatamente surgiu outro veículo, um Celta prata de onde desceu outro homem e efetuou mais disparos contra Bernardo. O corpo foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal – Gemol, enquanto que a polícia vai aguardar a presença da família para colher mais informações sobre a vítima.
Da Redação com Cardoso Filho
WSCOM Online

Dono de locadora preso acusado de praticar atos obscenos na frente de estudante na cidade de Conde

O dono de uma locadora de automóveis Alexandre Jorge Gomes Wanderley, 41 anos, foi preso em flagrante há poucos instantes acusado de praticar atos obscenos na frente de uma estudante. O fato aconteceu na PB-008 que liga João Pessoa ao município do Conde, Litoral Sul do Estado.
De acordo com o cabo Marcos, que efetuou a prisão do acusado, por volta das 11h30 ele estava indo com destino ao Conde quando parado por um agricultor que com uma foice na mão mantinha um homem detido.
O policial perguntou o que estava acontecendo e o homem contou que o acusado, que estava em um veículo Siena de cor prata, chegou numa barraca de frutas e verduras que ficam às margens da rodovia e passou a se masturbar na frente da filha do agricultor. Assustada a jovem, que tem 17 anos, começou a gritar e assustado o acusado fugiu, mas deixou a carteira com os documentos.
Poucos minutos depois o acusado voltou para pegar os documentos foi surpreendido pelo agricultor que com uma foice na mão o manteve no local a espera da polícia. Depois de tomar conhecimento do fato, o cabo Marcos deu voz de prisão ao acusado. Ele confessou o crime e disse que se masturbou na frente da jovem porque sentiu vontade.
Nesse momento, Alexandre Jorge Gomes está sendo conduzido para a Delegacia do Conde para que as providências sejam tomadas. Durante as investigações, a polícia descobriu que essa não foi a primeira vez que o acusado praticou esse tipo de crime no local.  

Da Redação com Paraíba.com

Promoção da TAM oferece passagens aéreas com baixo preço


A TAM está vendendo passagens aéreas promocionais para dezenas de trechos. Os preços são a partir de R$53 e são válidos para viagens até o dia 17 de dezembro. No site da TAM não consta nenhuma informação sobre a promoção. Mas se você pesquisar vai encontrar passagens aéreas promocionais em muitos trechos.

Nós pesquisamos mais de 200 trechos e em mais da metade a TAM tinha o menor preço. Abaixo estão listados alguns trechos. Você pode comprar as passagens clicando em um dos trechos ou diretamente no site da TAM.


Todos os preços abaixo são de ida+volta.





Da Redação

Com Melhores Destinos