sexta-feira

Nesta quinta-feira presidiários do Roger participam de treinamento de votação

 
O treinamento se deu em duas turmas, começando pelos “presos de confiaça”, que trabalham para a administração do presídio. Augustino Neves, 39, foi o primeiro deles. “Tirei o título de novo só para poder votar aqui. Votar é exercer a cidadania, acredito que você tem que escolher quem vai comandar o país”. Natural de pombal, Augustino está preso desde março deste ano, esperando pelo julgamento. No mês de maio, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE)fez o cadastramento dos presos provisórios que tinham interesse em votar, uma vez que não é obrigatório, Augustino era um dos 39 nomes. Hoje este número reduziu, chegando a 22, por conta de julgamentos e transferências.
Para relembrar os procedimentos da votação, o diretor do presídio Irênio Pimentel, explicou a ordem dos cargos, através da “filinha”. Na urna, demonstrou como corrigir o número, caso a foto do candidato não apareça , bem como deve proceder para votar nulo ou em branco. Para realizar o treino foram utilizados nomes fictícios, que variavam entre formas geométricas, animais, frutas e modalidades esportivas.
Além do requisito de ser preso provisório, os presos que vão votar no próximo pleito devem apresentar o título de eleitor e a carteira de identidade, já que esse ano todos os eleitores devem apresentar os dois documentos. No caso dos presos, estes ficam guardados pela direção do presídio.
Para escolher os candidatos, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária, os presos vêm assistindo o guia eleitoral todas as noites. Augustino Neves afirma que não assiste mais. “Acho muito chato. Eles prometem, prometem e fica nisso. Vou votar nos candidatos da minha terra e o resto ainda vou escolher”, afirmou. Josinaldo Lima, 26, que está no Roger também desde março, comemora o direito alcançado. “A gente já perde muito direito aqui, fica descriminado da hora que entra a hora que sai”. Josinaldo, por sua vez, só escolheu a candidata para a presidência, mas assiste o guia quase todos os dias para analisar os candidatos para os outros cargos.
O diretor do presídio, Irênio Pimentel, avaliou o treinamento de maneira positiva e a iniciativa como algo fundamental. “Percebemos uma facilidade tremenda dos presos na hora de votar. Quanto ao direito, este é garantido pela constituição desde 1988. São presos provisórios e até que provem a acusação feita, os direitos políticos devem ser mantidos vingentes”. São 22 presos homens e 24 mulheres. O horário de votação será normal. No entanto a visita familiar, que acontece aos domingos será antecipada para a quarta-feira, dia 29. A visita íntima, que acontece  as quartas, por sua vez, será cancelada.

Da Redação Com O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário