sexta-feira

Prefeitura descarta vandalismo e aciona PF para investigar danos ao Jampa Digital

Técnicos da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) identificaram que as falhas na transmissão do programa que oferece acesso gratuito à internet, na orla da capital, foram provocadas danos propositais aos equipamentos.
A secretária Estelizabel Bezerra descartou que ação tenha sido motivada por vandalismo gratuito. Segundo a secretaria, quem causou os danos sabia exatamente o que estava fazendo. “Desde a última terça-feira que recebíamos denúncias de que o projeto não estava funcionando. Enviamos uma equipe para fazer uma vistoria nos pontos e descobrimos que os equipamentos haviam sido violados e danificados".
De acordo com Rubens Freire, secretário adjunto da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, os tais equipamentos danificados são as antenas que permitem a transmissão dos dados, instaladas nos postes da orla.
A secretaria explicou que por ser tratar de um programa com recursos federais vai acionar a Polícia Federal para que a responsabilidade dos danos seja apurada e devidamente punida.
A assessoria da PF, em contrapartida, informou que até o momento, nenhuma denúncia a respeito do Jampa Digital havia sido encaminhada.
Quanto ao restabelecimento do serviço, a secretaria garantiu que os técnicos da empresa responsável pela instalação das antenas de transmissão estão provienciando a manutenção da rede. "Estamos tomando todas as providências para reintegrar a rede e agradecemos aos usuários pelas denúncias”, finalizou.
Rubens Freire fez questão de pedir desculpas a população de João Pessoa que já conta com o serviço pelas falhas. "O Jampa Digital é um grande avanço para a população no que se refere à inclusão digital. está em carárter experimental no que chamamos de "eixo turístico", mas a intenção é que com o tempo, mais pontos da cidade ofereçam o mesmo serviço".
O programa Jampa Digital foi lançado no dia 19 de março, inclusive com apresentação memorável da roqueira Pitty, no Ponto Cem Réis. A primeira fase inclui o acesso à internet gratuita e sem fio na Orla da Capital e em mais 14 praças.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário