quarta-feira

Porto de Águas Profundas: cinco empresas participam de licitação

Cinco empresas vão participar da licitação para que seja feito o estudo de batimetria (a medição da profundidade dos oceanos) na costa paraibana para a construção do porto de águas profundas. O processo de licitação para o levantamento foi aberto na última segunda-feira, dia 26.

O resultado final da empresa vencedora deve ser divulgada dentro de duas semanas pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan).
As empresas que compareceram à abertura da licitação foram a LPC – Latina Projetos Civis e Associados/SC; EGP – Engenharia Ltda; ESTRA – Engenharia Ltda; HM Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda e DTA – Engenharia Ltda, todas de São Paulo
O governador José Maranhão estima que os investimentos para a construção do porto de águas profundas cheguem a R$ 3 bilhões.
O Porto teria calado de cerca de 17 metros e seria um dos mais profundos da região, possibilitando a atracagem de navios de grande porte (navios que transportam 70 toneladas exigem calado de 13 metros). Vale ressaltar que o Porto de Pecem, no Ceará, tem calado de 16 metros e o de Suape, em Pernambuco, 14 metros.
Atualmente, 21% dos produtos importados e exportados pela Paraíba passam pelo Porto de Suape, em Pernambuco. Inicialmente, a proposta é que o porto contribua para o desenvolvimento da região do município de Lucena, no litoral norte, onde a profundidade é adequada para a implantação de um empreendimento desse porte.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário