sexta-feira

Moradores da Pousada de Conde reclamam de falta d'água


Já faz mais de dez dias que falta água na pousada, o motivo que levou esta falta da água foi cano estourado na própria bomba que abastece a pousada de conde.
Já foi solicitada a prefeitura a reposição da mesma que de imediato a associação foi atendida, mas acredite se quiser, falta profissional para fazer o serviço e não temos previsão para o abastecimento se normalizado, diz o Morador que entrou em contato com a nossa Redação.



Com a temperatura mais quente do que nos últimos anos, moradores da Pousada de Conde, reclamam de falta de água. Para conseguir lavar roupa e tomar banho em casa, a solução tem sido guardar água da chuva e comprar galões de água para beber e cozinhar.

“Todos os anos enfrentamos esse problema da falta d’água, mas esse ano a coisa se agravou de tal forma que nós tivemos que abrir as caixas d’água. Se chover colocamos a água em baldes”, conta o morador da Pousada de Conde, o Repórter, Jota Silva.

Saiba mais

Aprenda a limpar filtros e caixas d'água

Contaminação é causa da maioria das internações pediátricas no verão.
Caixas devem ser higienizadas a cada seis meses.
A água contaminada é a causa de mais de 60% das internações pediátricas no Sistema Único de Saúde (SUS) durante o verão. E é dentro de casa que você pode pegar muitas doenças. Por isso, veja como é simples limpar filtros, caixa d'água e lavar bem os alimentos.

No fundo da caixa d'água, sempre fica muita sujeira. O gerente de uma pesquisa de qualidade de água, Airis Antônio Horta, a higienização do reservatório deve ser feita de seis em seis meses.

Para fazer a limpeza, feche o registro, retire a maior parte da água e tampe a saída da tubulação. É necessário escovar as paredes e o fundo do reservatório.

Depois, jogue fora a água suja, enxágüe bem e esvazie a caixa novamente.


Para fazer a desinfecção da caixa, é necessário misturar, para cada cinco litros de água tratada, um litro de água sanitária. Passe a solução em todo o reservatório. Tampe e, depois de 30 minutos, enxágüe novamente. Retire o tampão e abra o registro.

Depois, tampe de novo a caixa, porque a entrada de poeira, de insetos ou de animais é prejudicial.

Mesmo com o reservatório limpo, é preciso ter alguns cuidados na hora de usar a água para o consumo e para o preparo de alimentos. É preciso lavar as mãos e os antebraços. O filtro inteiro deve ser lavado pelo menos uma vez por semana. "O correto é pegar uma bucha nova, e lavar somente com água potável, esfregando bem pra remover toda a sujeira", ensina uma técnica.

A água da torneira pode ser usada para cozinhar mesmo em cidades onde ela não é tratada, mas, na hora de beber, ferva por cinco minutos. O que a fervura não elimina, pode ser tirado com o cloro. A recomendação é usar duas gotas de água sanitária para cada litro de água.

A mistura pode ser usada também para lavar frutas e legumes, mas em outra proporção: para cada litro de água, use uma colher de sopa de água sanitária. A dona de casa pode deixar tudo coberto e, depois de 15 minutos, enxaguar na água potável.

Também é necessário obedecer às datas de validade dos produtos congelados e manter na temperatura indicada.




 Da Redação Com o Repórter Jota Silva da Pousada

Nenhum comentário:

Postar um comentário