sexta-feira

Na Paraíba, as opções de praia se estendem da capital aos municípios vizinhos

Em João Pessoa, da história às praias, tudo é imperdível. Por lá, também vale tirar uma manhã para visitar o centro histórico. O Palácio da Redenção, sede do governo da Paraíba, o Tribunal de Justiça e a Igreja de São Francisco se destacam entre dezenas de outros prédios e monumentos.

À tarde, passe pela Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Arte. Há sempre algo interessante para ver: o planetário, uma exposição de robótica, um quadro de Di Cavalcanti# No último andar, um mirante garante uma belíssima vista da orla da capital paraibana. Fica próximo ao Farol do Cabo Branco, de onde se avista a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil. Arremate o dia com uma visita pelo Mercado de Artesanato, na Praia de Tambaú.

Nos outros dias, praia, praia e praia. São dezenas na capital e nos arredores. Na cidade, há Tambaú - com a melhor infraestrutura de restaurantes, pousadas e hotéis e quiosques na areia - e Cabo Branco. O calçadão, que vai de uma praia à outra, é uma atração à parte.

Ao sul, bem perto de João Pessoa, encontra-se a Praia do Seixas. Pegue a estrada e, 40 km depois, veja Tambaba, famosa por ser a principal praia de nudismo do país. Na Prainha, as piscinas naturais são convidativas. No canto da praia, um portão avisa que, dali em diante, só entra quem for adepto do naturismo.

Também ao sul está a badalada Coqueirinho, que, além de linda, oferece boa estrutura e gastronomia. Visite ainda Barra de Gramame, Praia do Amor e Conde.

Ao norte, comece pela Praia do Bessa. Em seguida, uma colada na outra, vêm Intermares, Camboinha e Areia Vermelha, com suas piscinas naturais.

Finalmente, não saia do estado sem conhecer a Praia Fluvial do Jacaré, no encontro do Rio Paraíba com o mar, em Cabedelo, a 10 km de João Pessoa. Lá, o pôr do sol ganhou trilha sonora: o Bolero de Ravel, tocado diariamente.

Os 17 minutos do crepúsculo coincidem exatamente com a duração da obra de Maurice Ravel. Aproveite para comer os pratos típicos nos restaurantes e fazer compras de artesanato.

A garça e o mar


Guarapari é um dos mais famosos balneários do litoral do Espírito Santo, 65 km ao sul da capital, Vitória. Uma espécie de cartão-postal de Guarapari é a Praia do Morro. Mas a cidade tem também outros bons lugares. Por exemplo, Setiba e as localidades de Nova Guarapari e Enseada Azul. E também o distrito de Meaípe, esse bem mais frequentado, com grandes embalos noturnos.

Outro passeio é a trilha para as Três Praias, que começa na Praia dos Adventistas. De lá, segue-se por 10 minutos de caminhada até Três Praias, que é exatamente o que o nome diz, uma do lado da outra. Também para quem gosta de andar e ter o mar como recompensa, uma boa trilha é a que vai para a Praia do Ermitão.

O litoral ainda conta com grande variedade de pontos de mergulho. As Ilhas Rasas, a Ilha Escalvada e as Três Ilhas são famosas entre mergulhadores de todo o país. pela quantidade e variedade de vida marinha.

O triângulo formado por Anchieta, Iriri e Piúma também vale a visita. Na primeira delas, conheça o santuáriode onde sai a caminhada Passos de Anchieta. Iriri é simpática e vem recebendo melhorias na orla, hoje com um agradável calçadão na Praia da Costa. Já Piúma, com o famoso Monte Agá, tem praia absolutamente sem ondas. Para quem gosta de água assim ou está com crianças, é sensacional.

Da Redação com Pernambuco .com

Nenhum comentário:

Postar um comentário