terça-feira

Prefeitura de João Pessoa anuncia concurso para preencher 1.100 vagas na Saúde

foto
O prefeito Ricardo Coutinho anunciou na tarde desta segunda-feira (22) a realização de concurso público para o preenchimento de 1.100 vagas destinadas à Saúde, cujos profissionais serão absorvidos na rede hospitalar pública da Capital. O anúncio foi feito no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), bairro de Água Fria. As inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 26 de março e as provas serão realizadas no dia 25 de abril.

O concurso será destinado à contratação de profissionais de saúde de níveis superior, técnico e médio, com salários compatíveis às funções a serem exercidas, cujos valores serão apresentados no edital a ser publicado nesta quarta-feira (24). Ricardo Coutinho justificou o processo como vital para o bom funcionamento dos hospitais públicos municipais, uma vez que esses equipamentos vêm passando por melhorias e ampliações nas suas respectivas infraestruturas. Ele citou como exemplo a expansão do Ortotrauma de Mangabeira e a disponibilização de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Materna da Maternidade Cândida Vargas, "uma das maiores do Nordeste depois das reformas concluídas", revelou o prefeito.

Ricardo explicou que a gestão municipal vem investindo maciçamente na área da saúde pública, ultrapassando, inclusive, o que a Lei de Responsabilidade Fiscal recomenda. "Aplicamos 20% da nossa receita, enquanto o percentual recomendado é de 15%", esclareceu Ricardo Coutinho. Durante sua explanação, o prefeito explicou que o processo para definir as diretrizes do concurso foi tomado de forma cuidadosa, para não inviabilizar investimentos em outras áreas.

"Nós tínhamos que analisar as oscilações da receita", justificou Coutinho, lembrando que ao longo da sua gestão já foram realizados outros concursos, como o da Educação, em 2007, que abriu vagas para 900 professores, além da própria Saúde, que em 2006 realizou seleção para 1,2 mil Agentes Comunitários e, em 2008, para suprir as necessidades de médicos na rede hospitalar.

Prudência - Coutinho deixou claro que a gestão pensa em realizar mais concursos públicos, citando o preenchimento de cargos na Guarda Municipal. Contudo, ele demonstrou prudência, deixando claro que seus auxiliares, antes de proporem qualquer processo de seleção, estudam o impacto financeiro que um concurso pode acarretar sobre a receita municipal.

Ao final, ele disse que o todo o processo do concurso será o mais transparente possível e que a empresa vencedora da licitação que ficará à frente do processo será o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). "Nós estamos investindo cada vez mais na saúde, e isso é o nosso papel. É nossa obrigação para com a sociedade", definiu Ricardo Coutinho, lembrando que na sua gestão o índice de mortalidade infantil teve uma queda de 33%.
Segundo Ricardo, quando ele assumiu a prefeitura a saúde bucal era a pior da região Nordeste, sendo hoje a melhor no tratamento especializado e o segundo no segmento não especializado. Presentes no anúncio do concurso público estavam o vice-prefeito Luciano Agra, a secretária de Saúde Roseana Meira, além do secretário de Administração, Gilberto Carneiro, e da secretária de Comunicação, Lívia Karol.
Prazos - As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de março, através do endereço eletrônico do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, (www.ibfc.org.br). Para nível superior, o valor da inscrição é R$ 100,00 (cem reais) e para nível técnico e médio, R$ 60,00 (sessenta reais). Os postos de atendimento presencial serão instalados no Paço Municipal (Praça Pedro Américo, 70, Centro) e no Shopping Tambiá.
Cronograma do concurso
PUBLICAÇÃO DO EDITAL 24 DE FEVEREIRO
INSCRIÇÃO 01 A 26 DE MARÇO
PROVAS 25 DE ABRIL
PUBLICAÇÃO DO GABARITO 26 DE ABRIL
PRAZO PARA RECURSOS 27 E 28 DE ABRIL
PUBLICAÇÃO DO RESULTADO -PROVA 14 DE MAIO
PROVA DE TÍTULOS 14 A 21 DE MAIO
RESULTADO PROVISÓRIO 28 DE MAIO
PRAZO PARA RECURSOS 31 DE MAIO E 1º DE JUNHO
PUBLICAÇÃO RESULTADO FINAL 11 DE JUNHO

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário