segunda-feira

Município do Sertão implanta internet grátis para toda população

Matureia










O município de Matureia, no Sertão do Estado, rompe barreiras e entra na era digital. Seus seis mil habitantes poderão acessar a internet a partir de hoje, 1º de fevereiro, sem pagar pelo serviço.
A iniciativa faz parte de Programa Municipal de Inclusão Digital e permite às pessoas de baixa renda utilizar ferramentas de tecnologia Wi - Fi , que dispensa uso de cabos, interagirem com o mundo em tempo real.
A cidade possui hoje cerca de 200 usuários públicos e privados, mas a tendência é que esse número seja ampliado com a expansão do sistema digital em breve. Inicialmente a cobertura atinge toda a zona urbana e parte da zona rural, a uma velocidade média de 256 Kbps, devendo ser expandida a todo o território municipal.
Internet gratis em Matureia










Quem tem computador de mesa precisa adquirir uma antena externa que custa R$ 120,00 no comércio local. Já os computadores portáteis conseguem se conectar, sem a necessidade de antena externa, nas partes centrais da cidade até que novos equipamentos sejam incorporados à rede. Quando isso acontecer, o sinal alcançará toda a parte urbana do Município.
Segundo o prefeito de Matureia, Daniel Dantas, essa é a primeira etapa do programa de inclusão digital, que prevê ainda linhas de créditos para compra de computadores para famílias carentes.
“Esse projeto faz parte do nosso plano de governo que inclui políticas públicas digitais e não medirá esforços para ampliar a relação computador por habitante no município”, frisou.
Ele disse que a equipe de gestores do município irá promover cursos que assegurem domínio do uso das ferramentas e incentivem uso dos computadores a serviço da produção de conhecimentos.
O Secretário de Educação do município, Nilton Dantas, informou que a rede municipal de educação possui atualmente 47 computadores a serviço dos alunos e professores.
Segundo ele, o Governo Federal está disponibilizando computadores para todos os municípios dispostos a contribuir com esse processo de inclusão digital nas salas de aula públicas.
“A meta é aumentar o numero de computadores, aperfeiçoar as formas de utilização e melhorar a qualidade do ensino com a expansão das ferramentas pedagógicas digitais”, argumentou.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário