terça-feira

O MELHOR CARNAVAL DA PARAÍBA É AQUI EM JACUMÃ

  50 mil caem na folia no Carnaval de Jacumã

O congestionamento de quase 3 quilômetros na entrada de Jacumã, no município do Conde, não desanimou os milhares de turistas que foram às praias do Litoral Sul no último final de semana. Com uma média de 50 mil foliões por dia, o Carnaval em Jacumã foi marcado pelo clima de tranqüilidade a maior parte do tempo, com poucas ocorrências policiais, mas muita animação e disposição dos turistas que invadiram ruas, casas e bares do litoral, transformando as praias do Conde numa festa. Para quebrar essa paz, a única ocorrência grave foi o assassinato de uma mulher pelo próprio marido, no final da tarde de domingo.
Um efetivo militar de aproximadamente 80 homens garantiram a segurança dos foliões durante o dia. Além da Polícia Militar,a Guarda Municipal, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, Detran, CPTran também realização esquemas especiais durante os quatro dias de Carnaval. Nas praias de Carapibus e Tambaba, onde o fluxo de foliões é bem menor, o policiamento ficou com a Polícia Florestal.
No primeiro dia de festa, a queda de um transformador deixou os foliões sem energia por aproximadamente duas horas. Um pequeno transtorno, sim, motivo para desanimar, de jeito nenhum. A estudante de 19 anos Carla Regina de Lucena, de João Pessoa, conta que estava se arrumando para ir à festa por volta das 20h quando a luz acabou.
Segundo a chefe de gabinete da prefeitura do Conde, Tânia Pimentel, a distribuidora de energia elétrica Energisa está dando suporte 24 horas para corrigir eventuais problemas, a exemplo do que ocorreu no último sábado. Já a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba, Cagepa, não trabalha em escala de 24 horas, mas está dando o suporte que a cidade necessita.
Trinta condutores autuados
O bafômetro foi, sem dúvida, uma atração a parte neste Carnaval. O Departamento de Trânsito (Detran) e a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Paraíba trabalham de forma integrada no Litoral e haviam autuado mais de 30 condutores até a manhã de ontem. Além disso, 101 veículos foram recolhidos e 28 acidentes sem mortes foram registrados pela CPtran. As blitzen tinham objetivo de impedir que condutores embriagados ponham em risco a vida de outros foliões.
Durante o final de semana, blitze foram instaladas na via de acesso de Jacumã, colaborando, inclusive, para o congestionamento de veículos. No sábado, pelo menos três autuações com prisão foram realizadas pela CPTran.
De acordo com a agente do Detran Eliane Lira, licenciamentos vencidos, pessoas sem habilitação e condutores não portando o documento também foram motivos para apreensões de CNHs.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário