quarta-feira

Paraíba terá contador de violência contra crianças e adolescentes

 
Um contador de notificações para registrar os casos de violência contra crianças e adolescentes vai começar a funcionar na Paraíba. A ferramenta estará inserida a partir de 30 de março no site www.criança.pb.gov.br.
O contador de direitos violados vai monitorar o número de casos de violência contra a criança e o adolescente na Paraíba faz parte do site crianca.pb. Nele, os casos de homicídios, violência e abuso sexual, exploração sexual, negligência, violência física e psicológica, latrocínio, afogamento e estrangulamento serão registrados.

Os dados serão armazenados conforme idade, sexo e cor da vítima, além do local onde ocorreu o fato. O intuito é fazer com que a ferramenta seja um banco de dados utilizado como fonte de pesquisa por jornalistas e estudiosos.

O Projeto é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), através da Coordenadoria de Comunicação, em parceria com a Amazona (Associação de Prevenção à Aids) e patrocínio da Petrobras.

O portal funcionará como uma agência de notícias com assuntos voltados especificamente para a defesa dos direitos da infância e da juventude. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, dia 24, na SEDH.

A coordenadora do Projeto, Janaína Araújo, explicou que o intuito é sensibilizar os jornalistas a criar uma nova forma de tratar a questão da criança e do adolescente. Ela frisou que “queremos criar uma cultura pró-ativa para que as empresas de comunicação não divulguem apenas a violência sofrida ou praticada pelos jovens, mas também que elas estejam discutindo assuntos positivos com relação a isso como, por exemplo, projetos que tentam mudar essa realidade”.
O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) registrou no ano passado que 87,5% das vítimas no Estado estavam dentro da faixa etária do zero aos 18 anos. Foram 4.024 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes.
Conforme a pesquisa, os casos de negligência aparecem em primeiro lugar com 1.257 registros. O número de abuso sexual vem logo em seguida com 1.158 vítimas, seguido de violência psicológica (847), violência física (407) e exploração sexual (355).

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário