terça-feira

Festa de Iemanjá deve atrair 150 mil pessoas



A festa em homenagem a Iemanjá, a ‘Rainha do Mar’ nos cultos africanos, acontece hoje na praia de Tambaú, em João Pessoa, e deve reunir cerca de 150 mil pessoas, segundo estimativa da Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba. “De acordo com um cálculo realizado pela Polícia Militar, no ano passado 120 mil pessoas participaram das homenagens, esperamos superar estes números neste ano”, afirmou o presidente da federação, Walter Pereira.


Walter Pereira contou que esta é a 44ª festa em homenagem à Rainha do Mar. “A primeira festa foi realizada na Paraíba no dia 8 de dezembro de 1966, quando o governador João Agripino sancionou uma lei que assegurou o livre exercício dos cultos da umbanda e africanos em todo o território do Estado”, lembrou.

A programação de homenagens a Iemanjá começa às 16h com uma caminhada que sairá do Palácio Xangô Alafim, no bairro de Cruz das Armas, e vai até o Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. “As homenagens devem acontecer até as 2h da madrugada. Teremos apresentações de corais e a participação de umbandistas e ialorixás de várias cidades do Estado”, disse Walter Pereira.

Segundo o presidente da Federação dos Cultos Africanos do Estado da Paraíba, a entrega de oferendas a Iemanjá começará às 21h. Dentro da programação haverá ainda apresentação do grupo de capoeira Afro Nagô, do Coral das Guardiães de Yemanjá e do Coral da Federação Independente, que irá apresentar cânticos em dialeto africano.

TRÂNSITO

A partir das 19h, a Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) irá bloquear o acesso ao Busto de Tamandaré, no final da Avenida Epitácio Pessoa. O gerente de Operações da STTrans, Clebson França, informou que quem estiver na Avenida Epitácio Pessoa e quiser ir para a praia de Cabo Branco deverá ir pela Avenida Antônio Lira (uma rua antes da Avenida Cabo Branco). Já quem quiser ter acesso à praia de Tambaú deverá ir pela Avenida Marcionila da Conceição (à esquerda, no último semáforo da Epitácio Pessoa). “Iremos estar lá com uma equipe de 15 agentes para dar o suporte necessário aos motoristas”, informou Clebson França.

O gerente de Operações da STTrans informou ainda que oito motocicletas irão fazer a escolta da caminhada, que irá sair do bairro de Cruz das Armas e vai até o Busto de Tamandaré.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )

Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário